Vereador Roberto Tourinho rebate panfleto anônimo distribuído em igrejas evangélicas de Feira de Santana

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Tourinho rebate panfleto anônimo distribuído em igrejas evangélicas

Na sessão legislativa desta segunda-feira (07/11/2011), o vereador Roberto Tourinho (PV) afirmou que, em decorrência do comentário que fez a respeito de uma foto da matéria intitulada: “Evangélicos sinalizam por Tarcízio” publicada no dia 26 do mês passado, no Jornal Folha do Estado, pessoas ligadas ao chefe do Executivo Municipal estão distribuindo panfletos apócrifos em igrejas evangélicas de Feira de Santana, contendo inverdades com o objetivo de macular sua imagem perante aos religiosos protestantes.

O legislador leu trechos do referido panfleto, que diz: “Fim dos tempos: vereador Roberto Tourinho demoniza evangélicos. O vereador, que já anunciou apoio ao ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho, para as eleições de 2012, zomba de forma contundente e repetida dos evangélicos de Feira de Santana”.

O edil do PV rebateu o conteúdo do panfleto, afirmando que, com seis mandatos, ninguém nunca ouviu da parte dele nenhum tipo de intolerância religiosa. Acrescentou que é um dos poucos vereadores que comparece às sessões da Casa da Cidadania em homenagens aos evangélicos. “Inclusive, eu tenho uma irmã evangélica, que freqüenta a igreja do pastor Josué Brandão, na avenida Maria Quitéria”, salientou.

O líder da bancada de oposição relatou que a irmã dele recebeu o panfleto, que, segundo ele, foi distribuído por Juvenal Magalhães. Tourinho acredita que a distribuição dessas correspondências tem um cunho político, uma vez que Juvenal ocupa um cargo no gabinete do prefeito Tarcízio Pimenta.

A respeito do assunto, Tourinho disse que passou o final de semana ao lado de colegas advogados, para tomar as devidas providências. “Já juntamos a ata da sessão, onde, em momento nenhum este vereador se refere de maneira depreciativa aos evangélicos. Já juntamos também o CD com o nosso pronunciamento e estamos, exatamente, analisando se iremos dar entrada em um processo contra Juvenal Magalhães e pessoas que estão tentando confundir a opinião pública, como se este vereador tivesse um comportamento de intolerância aos evangélicos”, declarou, ressaltando que o que não tolera é a “corrupção do prefeito”.

O edil ressaltou que os evangélicos têm um trabalho muito importante na recuperação de transgressores dentro do Presídio Regional de Feira de Santana. Em vista disso, Tourinho reiterou que “o prefeito Tarcízio Pimenta, quando estiver preso, deve procurar esses religiosos para buscar um conforto espiritual”.

Em aparte, o edil Justiniano França (DEM) foi solidário a Tourinho, salientando que, em nenhum momento o vereador do PV atingiu os evangélicos com os discursos proferidos na Câmara. O democrata contou que Juvenal Magalhães também levou um envelope cheio de panfletos na igreja que ele congrega, todavia, conforme Justiniano, a correspondência não foi aceita, por conta do teor do documento. Falou ainda que os membros da igreja dele – que receberam o panfleto – estão à disposição de Tourinho, caso este precise de testemunhas para abrir um processo criminal contra Juvenal e demais responsáveis pelas correspondências anônimas.

Marialvo volta a apontar problemas no Centro de Abastecimento

O vereador Marialvo Barreto (PT), em discurso proferido na tribuna da Casa da Cidadania, nesta segunda-feira (07), voltou a reclamar da sujeira, de rampas mal planejadas, insegurança e falta de estacionamento no Centro de Abastecimento de Feira de Santana. De acordo com ele, o Governo Municipal não dispõe de um projeto eficaz para o maior entreposto de comércio de alimentos do interior do Estado.

“Na segunda-feira, na sexta e no sábado é vergonhoso ir ao Centro de Abastecimento. Lá tem um canteiro, que é uma rampa, que não tem condição de ficar naquele formato. Quando chove, a lama desce e vem para a pista, misturando com o lixo que as pessoas jogam no chão, porque não há organização no local”, protestou, ressaltando que se a Vigilância Sanitária fizesse uma fiscalização eficiente no entreposto, com certeza, ela o fecharia, “devido à imundice”.

O vereador criticou também a Prefeitura por não ter pavimentado as ruas do fundo do Centro, onde, segundo ele, ficam os caminhões que trazem frutas. “Não planejaram nada, ao contrário, pegaram uma área de estacionamento de veículos, que tem na pista do meio e destinaram à venda de laranjas. Com isso, o cliente não encontra estacionamento, o que prejudica as vendas no entreposto”, afirmou, salientando que o prefeito não consegue fazer uma obra estruturada em Feira de Santana.

O petista apontou ainda problemas de segurança pública no Centro de Abastecimento. “Tem cada trombadinha dando uma de flanelinha ali dentro, numa área que tem Polícia Militar, porteiros e Guarda Municipal”, alertou.

“A nossa cidade não tem comando”, afirma Frei Cal

O vereador Carlos Alberto da Rocha – Frei Cal (PMDB), na sessão legislativa desta segunda-feira (07), enfatizando problemas de descumprimento de leis municipais e de falta de saneamento básico, afirmou que Feira de Santana é uma cidade sem comando. “As coisas são feitas de qualquer jeito e as pessoas fazem o que querem neste município”.

Para o peemedebista, a impressão que se tem é “que vivemos numa cidade de filmes de faroeste”. Na sequência, o edil disse que a falta de fiscalização é um dos aspectos negativos do Governo Municipal. “Por exemplo, de domingo para segunda, o centro da cidade de Feira de Santana é uma verdadeira imundice. Isso se deve a falta de fiscalização, porque toda segunda-feira é a mesma coisa, o lixo espalhado pelas ruas”, reclamou, salientando que problemas semelhantes ocorrem também nos bairros.

Lulinha destaca compromisso firmado com deputado federal

O vereador Luiz Augusto de Jesus – Lulinha (DEM), na sessão legislativa desta segunda-feira (07), anunciou que, hoje, terá uma reunião com o deputado federal José Nunes (PSD), com o objetivo de tratar de assuntos relacionados às emendas que este prometeu apresentar ao orçamento da União para realização de obras em Feira de Santana.

Segundo o legislador, esse compromisso já foi confirmado pelo parlamentar. Por conta disso, Lulinha elogiou José Nunes, dizendo que ao contrário do que muitos pensam, o deputado não é um forasteiro que veio apenas à Feira de Santana em busca de votos.

“O deputado está sempre presente na Micareta, festas juninas e, por diversas vezes, já veio à cidade e nos distritos em minha companhia”, declarou Lulinha. Ainda de acordo com o edil, o deputado federal afirmou que apoiará José Ronaldo para prefeito na próxima eleição, apesar de ser membro do Partido Social Democrático.

Mudando de foco, Lulinha agradeceu aos colegas, amigos e lideranças políticas que prestaram solidariedade a ele no período que ficou afastado da Câmara, em decorrência do problema de saúde que teve.

Bastinho não concorda com comentário de Marialvo sobre o prefeito

O vereador José Sebastião (PSD), em seu discurso na Casa Legislativa, desta segunda-feira (07), defendeu o chefe do Executivo Municipal a respeito do comentário do edil Marialvo Barreto (PT), que afirmou que tudo que o prefeito Tarcízio Pimenta faz é “meia boca”. Bastinho declarou que o gestor do Município tem feito várias obras valiosas em Feira de Santana.

Na sequência, ele disse que Marialvo, apesar de ser membro do PT, nunca conseguiu fazer uma indicação aos Governos Estadual e Federal, nem mesmo “meia boca”, para trazer melhorias à cidade de Feira de Santana.

“Tem vários bairros do município precisando de creches e de escolas. Wagner se encontra no Governo do Estado há cinco anos e Lula passou oito anos no Governo Federal, como presidente, mas o senhor, na condição de professor, em nenhum momento foi à Brasília pedir a este uma escola para a nossa cidade”, provocou.

Indignado com o pronunciamento de Bastinho, o petista chamou o edil do PSD de analfabeto e, em seguida, sugeriu a este que estudasse o Regimento Interno, para que possa se atualizar sobre as atribuições e competências do vereador.

Novamente com o uso da palavra, Bastinho ressaltou que não tem nível superior, mas não é hipócrita e que, na condição de vereador, ele tem indicado várias obras de grande relevância para o bairro Queimadinha, nas áreas da Saúde, Educação, transporte e urbanização. Salientou também que o prefeito tem atendido suas reivindicações.

Recuperação do Centro de Abastecimento é destaque na Câmara de Vereadores

O vereador José Carneiro (PSL) destacou nesta segunda-feira (7), na Câmara Municipal de Feira de Santana, que a reforma do Centro de Abastecimento tem gerado melhorias para a comunidade.

“O Centro de Abastecimento é o maior entreposto comercial do Nordeste. O prefeito Tarcízio Pimenta teve a iniciativa de recuperar este importante local para oferecer melhores condições para vendedores e consumidores”, afirmou José Carneiro.

O edil concluiu seu pronunciamento ressaltando as melhorias na área de educação. “Uma educação de qualidade transforma a vida de todos. Em menos de três anos, o prefeito Tarcízio Pimenta reformou mais de 150 escolas, todos os alunos receberam gratuitamente fardamento escolar, professores tem seu trabalho valorizado e, consequentemente, isso qualifica o ensino nas escolas municipais de Feira de Santana”, explicou o vereador.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120613 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.