Sustentabilidade do cacau é tema de simpósio na Bahia

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

As condições atuais de cultivo do cacau no Estado serão avaliadas no Simpósio Internacional “Cacau e Sustentabilidade no Sul da Bahia”, dias 21 e 22 de novembro de 2011, no Teatro do Goethe-Institut, na Avenida Sete de Setembro, no Corredor da Vitória, em Salvador. O instituto promove o evento em parceria com a Associação Baiana dos Ex-Bolsistas da Alemanha (ABEBA), Inema/Sema, Secti, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e Universidade Federal da Bahia (UFBA), e Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

As análises serão feitas em palestras de técnicos e especialistas que vão oferecer suporte à região que passa por uma fase de transição no esforço para se recuperar dos danos devastadores que o fungo da vassoura-de-bruxa causou à planta, com consequências na cadeia produtiva. Na oportunidade também vai se definir o papel que o cacau baiano pode desempenhar no âmbito do quadro de produção estrangeira, que ganhou espaço á medida em que enfraquecia o cultivo de cacau no Brasil. “Através deste simpósio, brasileiros e alemães, debatem, entre si e com o público, de que maneira são aproveitadas as opções oferecidas por um cultivo sustentável, além de examinar quais são as demais opções de melhoria aplicáveis à cultura do cacau no sul do Estado”, diz o texto de apresentação.

Além disso, o evento pretende comparar as políticas de marketing do cacau na Bahia ao chamado turismo agrário na Alemanha, a exemplo do vinho, que inspirou um novo mercado turístico, direcionado as atenções nacionais e internacionais para o vinho alemão. Mais informações www.goethe.de/bahia (71) 3338-4700//4703 e www.ceplac.gov.br (73) 3214-3008.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113875 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]