Sindicato protesta contra demissões no Jornal Folha de S. Paulo

Jornal Grande Bahia - Logomarca 2012 - 12
Jornal Grande Bahia - Logomarca 2012 - 12

Sob o argumento de redução de gastos, a empresa Folha da Manhã pretende demitir cerca de 40 jornalistas. O Sindicato dos Jornalistas de São Paulo protestou. Já em Alagoas, uma determinação judicial assegurou a reintegração do jornalista e sindicalista Flávio Peixoto às suas funções no Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Alagoas. Saiba mais, também, sobre o julgamento da ação contra o jornalista norteamericano Joe Sharkey, ocorrido nesta quinta-feira (17), em Curitiba.

Detentora dos títulos da Folha de S.Paulo e Agora São Paulo, a empresa Folha da Manhã demitiu funcionários sem abrir um processo de negociação entre as partes. Procurados pelo Sindicato dos Jornalistas, os departamentos Jurídico e de Recursos Humanos da empresa inicialmente esquivaram-se. Só na sexta-feira (11/11/2011), através de contato telefônico com a entidade, representantes da empresa confirmaram a intenção de promover demissões, sob o argumento de adequação de seu corpo de funcionários ao orçamento de 2012. Mas não disse quantos serão demitidos ou quando isto ocorrerá, limitando-se a informar que as demissões estão sendo estudadas caso a caso., não disse quantos nem quando as mudanças ocorrerão, apenas que estão sendo estudadas caso a caso.

“A recusa de negociar as demissões com o Sindicato demonstra o total desrespeito com a entidade e com os jornalistas. No caso da Folha, tal atitude é uma contradição a tão divulgada ‘democracia’ defendida pelo jornal, que na prática é apenas uma estratégia de marketing”, afirma o presidente do Sindicato dos Jornalistas, Guto Camargo, em matéria disponível no site da entidade.

Justiça manda Sintufal reintegrar jornalista

Quarenta e oito horas depois do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Alagoas (Sintufal) ter demitido ilegal e arbitrariamente o vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas e diretor da FENAJ Flávio Peixoto, o juiz da 2ª Vara do Trabalho de Maceió, Josimar Batista, acatando ação do Sindjornal, já determinou a reintegração do profissional ao trabalho. A decisão foi notificada ao Sintufal na quarta-feira (16/11).

Blogueiro norte-americano ligado à tragédia da Gol é condenado por danos morais

Em julgamento realizado nesta quinta-feira (17/11), a 9.ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça, em Curitiba (PR) condenou o jornalista norte-americano Joe Sharkey que estava no Legacy, que se chocou com o Boeing da Gol em 2006, a se retratar publicamente perante o povo brasileiro, nos mesmos meios de comunicação em que fez as ofensas, e também a pagar uma indenização no valor de 50 mil reais, com correção monetária a partir de janeiro de 2008, data em que os textos ofensivos ao povo brasileiro, escritos após a tragédia, foram publicados. A indenização será destinada à Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas do Paraná. Segundo o Dr. Dante D’Aquino, advogado da autora da ação – Rosane Gutjahr, diretora da Associação de Familiares e Amigos das Vítimas do Voo 1907 e viúva de Rolf Ferdinando Gutjahr -, a decisão não pode ser mudada. “Apesar de um dos desembargadores ter pedido vistas do processo, o recurso já está procedente pela maioria dos votos”.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111240 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]