Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Estêvão comemora 40 anos

Jornal Grande Bahia - Logomarca 2012 - 12
Jornal Grande Bahia - Logomarca 2012 - 12

A mais antiga entidade de classe do município de Santo Estêvão está completando 40 anos de existência. O Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares (SINTRAFSE) foi fundado no ano de 1971. No dia 12 de novembro daquele ano a entidade foi reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Para celebrar a data, foi realizado nesta quinta-feira (10/11/2011) um evento na sede do SINTRAFSE.

O evento contou com as presenças do prefeito Rogério Costa, do chefe de gabinete da Prefeitura Municipal, Walter de Oliveira Júnior, dos secretários municipais Rômulo Cerqueira e Silva(Assistência Social), Michel Sacramento (Obras, Serviços Públicos e Meio Ambiente), e Naiara Araújo (Administração); além do secretário geral da CUT (Central Única dos Trabalhadores) na Bahia, Messias Vale e do educador da CUT, Emanoel Sobrinho.

Para marcar os 40 anos do SINTRAFSE, foi trazido para Santo Estêvão o ônibus do Projeto Escola Móvel da CUT. Através da iniciativa são desenvolvidas diversas atividades,

como a realização de seminários, cursos, oficinas e atividades culturais. Na oportunidade a presidente do SINTRAFSE, Jacirene Cristiana, destacou todos os sindicalistas e associados que lutaram em prol da categoria.

Já o secretário geral da CUT na Bahia, Messias Vale, ressaltou a boa relação no município entre o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e o Governo Municipal. “Os resultados desse diálogo tem sido bastante satisfatórios para nós. Em Santo Estêvão, diferente de algumas outras cidades, existe esse entrosamento entre o sindicato e o governo. O que é bastante positivo”, considera.

O prefeito Rogério Costa destacou a importância da agricultura familiar para o município. “A história de luta dos trabalhadores rurais começa antes mesmo da criação do sindicato e da criação da CUT. Se não tivesse o esforço, a dedicação e o sacrifício de muitos lá atrás, nada disso que conquistamos até hoje seria possível”, declarou.

“E não tem como falar em sindicato, sem falar nas associações. Lembro que em 1992, depois que me formei em Agronomia, existiam apenas três associações rurais. Hoje temos mais de 60 e tive o prazer de apadrinhar 90% delas”, completou. Rogério também destacou os investimentos do Governo Municipal. “Vamos chegar a 200 casas com o Caprichando a Morada. Já são 4 mil famílias ligadas com água encanada em menos de três anos, projeto de aração de terras, além da inclusão de mais de 2.200 famílias no Seguro Safra”, enumerou.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120572 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.