Questões trabalhistas da antiga empresa Sustentare (Qualix) prejudica coleta de lixo. Confira as notícias da PMFS

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

A coleta de lixo deve sofrer algum tipo de atraso em diferentes bairros de Feira de Santana em virtude de manifestação de funcionários da empresa Sustentare Serviços Ambientais S/A (antiga Qualix), realizada na manhã desta terça-feira (8/11/2011). A Sustentare é responsável pela administração do aterro sanitário.

A manifestação, segundo o sindicato da categoria, foi motivada por discussões em torno de questões trabalhistas não cumpridas pela empresa Sustentare. Por causa da situação, o aterro ficou sem operar boa parte da manhã.Por conta da movimentação dos funcionários da Sustentare, o tratamento dos resíduos de todas as 486 empresas e mais 10 prefeituras, incluindo a de Feira de Santana, foi prejudicado nesta manhã.O aterro sanitário voltou a operar normalmente no início da tarde.

Casa dos Conselhos abre inscrições para escolha de conselheiros até quarta-feira

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso) e o Conselho Municipal de Assistência Social de Feira de Santana (CMAS/FSA) promovem no próximo dia 21 de novembro, a eleição para escolha dos representantes da sociedade civil que deverão integrar o CMAS/FSA no biênio 2011/2013.

Serão escolhidos sete conselheiros. Os interessados podem se inscrever até esta quarta-feira (09/11/2011), na Casa dos Conselhos, rua Domingos Barbosa de Araújo, nº 160, Kalilândia. Podem participar entidades, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A relação de documentos pode ser obtida através do telefone (75) 3614-5843. A eleição, de acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Gerusa Sampaio, é uma importante ferramenta para definição dos agentes fiscalizadores das ações voltadas para o social.

“Os conselheiros têm um papel muito importante, já que todas as ações de cunho social precisam ser avaliadas por estes agentes. A nossa preocupação é que o conselheiro tenha comprometimento com os trabalhos, acompanhem as ações do Município sinalizando novas estratégias visando sempre avançar para cumprirmos as condicionalidades do sistema”, afirma Gerusa.

Feira de Santana sedia congresso de radialistas pela primeira vez

Com o objetivo de debater assuntos relacionados à radiodifusão, dentre eles o Registro Profissional, vai acontecer em Feira de Santana, entre os dias 12 e 15 de novembro, o I Encontro Nacional de Radialistas. Esta será a primeira vez que uma cidade do interior do país vai sediar o evento.

A abertura do congresso será realizada no Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo, no próximo sábado (12/11/2011), às 20 horas, com a presença do prefeito Tarcízio Pimenta, e do diretor presidente da Fundação Cultural Egberto Tavares Costa, Cézar Orrico. Uma visita ao Planetário do Parque está incluída na programação.

No domingo (13/11/2011) serão ministradas palestras com o presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), com a possibilidade da presença da Ministra do Tribunal Superior do Trabalho, Adelaide Miranda Arantes. Seguindo a programação, o professor Erledes Elias da Silveira realiza uma palestra na segunda-feira, 14 de novembro.  As palestras serão realizadas na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a partir das 8 horas. Já estão confirmadas para o evento, as presenças de Ricardo Patah, presidente da UGT Nacional; Antônio Cortizo, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Comunicação e Publicidade (CONTCOP); Valter Vieira, presidente do Sindicato dos Radialistas de Feira de Santana, e do radialista e deputado estadual Carlos Geilson (PTN).

O encontro é promovido pela Federação Nacional dos Radialistas (FENARTE) com o apoio da Prefeitura de Feira de Santana. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas gratuitamente através do e-mail [email protected] Maiores informações pelo telefone (75) 3221 5400.De acordo com o presidente do Sindicato dos Radialistas de Feira de Santana, o evento deve contar com a presença de 300 profissionais do rádio. “Além de radialistas, o congresso é aberto para estudantes e a comunidade”, ressalta. Até a última sexta-feira (4/11/2011) já ultrapassava os 90 inscritos.

Feira de Santana retoma ritmo de crescimento em saúde, educação e emprego e renda

O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) aponta que Feira de Santana voltou a crescer nos setores Geração de Emprego e Renda, Saúde e Educação, consideradas principais áreas de desenvolvimento. No levantamento, referente ao ano de 2009, o Município ocupa a quinta posição no ranking estadual com “desenvolvimento moderado” de 0,7005.

O IFDM é considerado ferramenta importante para elaboração e execução de políticas públicas para o desenvolvimento dos municípios. De acordo com o secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETDEC), Magno Felzemburgh, no levantamento realizado no ano de 2007, Feira de Santana aparece na 10ª posição com 0,6651. “No ano de 2006 o IFDM foi de 0,6796, um pouco acima do índice de 2007. Os números de 2009 mostram a recuperação do crescimento do Município, em comparação com os anos anteriores, já ocupando o nível de desenvolvimento moderado se aproximando do nível de desenvolvimento alto.

Esse avanço é reflexo dos investimentos aplicados pela atual gestão municipal e também da força do comércio e do crescimento econômico da cidade”, afirma.No quesito Geração de Emprego e Renda Feira do IFDM 2009, o índice é de 0,7618 contra 0,7229 em 2007. O setor da Saúde evoluiu de 0,6875 para 0,7463. E a Educação passou de 0,5849 para 0,5933.

“Comparando os números dos anos 2007 e 2009, Feira de Santana deu uma guinada vivendo uma nova realidade. A Educação, por exemplo, está crescendo significativamente fruto dos investimentos em melhorias na infraestrutura das escolas e implantação de programas e ações para melhoria da qualidade do ensino e aprendizado”, destaca Magno Felzemburgh.

O secretário municipal acrescenta que a pujança do setor econômico contribui para os bons resultados do IFDM. “Outro fator favorável para esse avanço é a atividade comercial do Município, com implantação de novas empresas e com as indústrias aumentando suas potencialidades”, avalia.

Mais de 20 mil animais vacinados contra a raiva nesta terça-feira

Mais de 20 mil cães e gatos já foram imunizados contra a raiva animal em Feira de Santana, desde o início da campanha de vacinação antirrábica (21 de outubro). Ao todo, foram vacinados 18.004 cães e 4.167 gatos de diversas localidades da cidade. A imunização será intensificada no dia 19 de novembro, “Dia D” da campanha, quando deverão ser disponibilizados aproximadamente cem postos de vacinação em vários bairros.

A campanha prossegue esta semana em mais localidades. Conforme a programação definida pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), nesta terça-feira (8/11/2011) a ação está concentrada no conjunto ACM, onde a equipe responsável pela vacinação vai visitar imóvel por imóvel para imunizar os cães e gatos. Nesta quarta-feira (9/11/2011) e quinta-feira (10/11/2011), a equipe visitará as residências do bairro Muchila, enquanto que na sexta-feira (11/11) a ação se estenderá ao conjunto Morada do Sol. A vacinação será retomada na quarta-feira (16/11), na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Queimadinha.

A coordenadora do CCZ, Mirza Carvalho, observa que a meta do município é imunizar 74 mil animais. “Estamos alcançando resultado satisfatório, vacinando em média 300 animais por dia. Para atingirmos a meta, precisamos da colaboração dos donos de cães e gatos, que deverão conduzir seus animais a um dos postos de vacinação no Dia D da campanha, quando imunizamos um grande número de animais, aproximadamente 50 mil”, salienta. Ela enfatiza, ainda, a gravidade da raiva e a importância da vacinação. “Se uma pessoa adquirir raiva, ela vem a óbito. Não há cura para raiva. É uma obrigação do dono do animal ter essa responsabilidade perante o animal e principalmente perante sua família, já que o animal pode desenvolver uma zoonose”, alerta.

Ruas com pavimentação danificada devido as fortes chuvas retoma Operação Tapa Buraco

Em virtude dos dias chuvosos, algumas vias da cidade tiveram a pavimentação asfáltica danificada. Por conta disso, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SEDUR) vem dando continuidade à Operação Tapa Buraco em algumas ruas da cidade. Na manhã desta terça-feira (8/11/2011), os trabalhos estiveram concentrados na avenida Senhor dos Passos e na rua JJ Seabra.

Conforme o secretário de Desenvolvimento Urbano (SEDUR), José Pinheiro, os serviços já foram iniciados também nas ruas transversais localizadas entre as avenidas João Durval Carneiro, Maria Quitéria e Presidente Dutra. “Todas as ruas situadas neste trecho estão recebendo melhorias”, assegura.

A previsão do secretário é que os operários da Prefeitura concluam os serviços até a próxima semana, caso não chova. Já na Avenida Sudene, situada no bairro Tomba, a Sedur está lançando cascalho para aperfeiçoar o acesso. “Quando concluirmos os trabalhos no centro da cidade, vamos partir para os bairros em que as ruas estejam mais secas devido às chuvas”, informa Pinheiro.Algumas das localidades são as seguintes: Santo Antônio dos Prazeres, Panorama, Cidade Nova, Gabriela, Mangabeira e Conceição I e II. Também foram aperfeiçoadas as condições das estradas que ligam Terra Dura a Jaguara e bairro SIM com o patrolamento.

Mototaxistas do STIAC devem comparecer para vistoria de motocicletas até dia 22 de novembro

Os 500 mototaxistas que fazem parte do Serviço de Transporte Individual Alternativo Complementar (STIAC) de Feira de Santana devem realizar vistoria em suas motocicletas até o dia 22 de novembro, no pátio da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). A inspeção começou nesta segunda-feira (7/11/2011) e é feita todos os anos com o objetivo de preservar a eficiência do sistema.

Os proprietários das motos devem se dirigir ao pátio da SMTT das 8h às 12h e das 14h às 18h. Porém, a entrega dos documentos necessários para a vistoria deve ocorrer das 7h30 às 13h30 na Divisão de Concessões. Devem ser apresentadas fotocópia frente e verso e originais do Certificado de Registro de Veículo (CRV), Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e antecedentes criminais.Também são exigidos comprovante de residência, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Certidão Negativa de ISS, capacete em perfeito estado, um par de luvas, toucas descartáveis e seguro de terceiros. Durante a vistoria são verificadas as condições elétrica e mecânica da motocicleta, além do prazo de validade do capacete.

Conforme estabelecido na Portaria 028/2011, os mototaxistas seguem o seguinte cronograma: número de ordem 001 a 050 realizam a vistoria no dia 7 de novembro; 051 a 101 no dia 8; 102 a 152 no dia 9; 153 a 203 no dia 10 e 204 a 254 no dia 11 de novembro.A vistoria continua no dia 16 com as motos que têm número de ordem entre 255 a 305, no dia 17 (306 a 356), no dia 18 (357 a 407), no dia 21 (408 a 458) e no dia 22 (459 a 500).

Com o intuito de melhor atender os concessionários, serão vistoriadas 50 motos por dia e, caso o condutor não realize a vistoria, é preciso justificar o motivo da por escrito. Do contrário, explica o engenheiro da Superintendência Municipal de Trânsito, César Aguiar, o veículo terá sua permissão cassada.

Programa Minha Casa Minha Vida entrega chaves para novas famílias do Residencial Aviário I e II em Feira de Santana

Mais 218 famílias de Feira de Santana receberam na manhã desta terça-feira (8/11/2011) as chaves das unidades habitacionais do Residencial Aviário I e Aviário II, referente ao segundo sorteio dos imóveis, realizado no Centro de Cultura Maestro Miro. O Programa Minha Casa Minha Vida já contemplou um total de 2.484 famílias em Feira de Santana.

Nos dias 27 e 28 de outubro, os beneficiários fizeram a vistoria dos imóveis localizados na rua Senador Quintino, no bairro Aviário. Atualmente, 502 famílias já estão residindo nos imóveis que foram entregues no primeiro sorteio. A assinatura do contrato foi realizada no Ginásio Municipal Joselito Amorim.Um dos contemplados foi Crispim de Souza Carvalho, 56 anos, que pagava aluguel há mais de 10 anos. “Minha felicidade é imensa. Hoje é dia de comemorar, pois há muito tempo minha família esperava com ansiedade por este momento”, afirma.  A dona de casa, Taimara Andrade, que tem dois filhos diz que a sensação de sair do aluguel é maravilhosa. “Agora me sinto realizada. É muito triste não ter onde morar e ainda ter que pagar algo que não é seu”, festeja.

Para Maria Lucélia dos Santos, que tem seis filhos, a emoção de conquistar a casa própria é indescritível. “Estou muito feliz e ansiosa para entrar na minha casa. Quando soube da notícia não pude me conter de tanta alegria”, comemora. Até o final do contrato firmado entre a Prefeitura de Feira de Santana, Governos Estadual e Federal e a Caixa Econômica Federal 7.138 serão famílias beneficiadas pelo programa.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112676 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]