Publicado no Diário Oficial desta terça-feira, projeto de lei que prevê reajuste das taxas e emolumentos dos cartórios da Bahia

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

A edição desta terça-feira (08/11/2011) do Diário Oficial do Estado publica, no caderno do Poder Legislativo, um projeto de lei que dispõe sobre a fixação dos valores e a cobrança das taxas e emolumentos relativos aos serviços notariais e de registro nos cartórios extrajudiciais, além da atualização dos valores das custas dos processos judiciais.

A iniciativa segue a orientação da Lei nº 12.352/2011, que determina ao Tribunal de Justiça a elaboração e ao Governo do Estado o encaminhamento do documento à Assembleia Legislativa. Assim, a presidente do TJ da Bahia, desembargadora Telma Britto, remeteu o texto para que o governador Jaques Wagner fizesse o devido encaminhamento.

A medida prevê o reajuste dos valores dos emolumentos cobrados em serviços como reconhecimento de firma, autenticação, procuração, escritura com valor declarado, emissão de certidão (em geral e de pessoa jurídica), habilitação de casamento, dentre outros.

Deverá ser cobrada também uma taxa para fiscalização dos cartórios que foram transferidos a particulares, instrumento que o TJ-BA terá para recompor a perda de arrecadação decorrente da privatização.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116570 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.