PT maduro e dirigente | Por Jonas Paulo

Jonas Paulo de Oliveira Neres, presidente do PT da Bahia.
Jonas Paulo de Oliveira Neres, presidente do PT da Bahia.
Jonas Paulo de Oliveira Neres, presidente do PT da  Bahia.
Jonas Paulo de Oliveira Neres, presidente do PT da Bahia.

O processo de mudança política e econômica que vive o Brasil, onde a Bahia replica como um case de sucesso administrativo, tem na inclusão social, na dinamização econômica, no resgate do papel indutor do Estado na economia e provedor de políticas públicas para a construção de efetiva cidadania, componentes essenciais que o diferenciam de governos de outrora. Um dos pilares de sustentação é a coalizão de governo de centro-esquerda, com hegemonia do ideário da esquerda socialista capitaneada pelo PT.

A experiência de governar um país continental deu tarimba ao partido, que além de grande representatividade social, combatividade sindical e mandatos parlamentares participativos; aumentou sua expertise em governos, indo além do modo petista de governar, uma referência positiva nas administrações municipais dos anos 80/90.

Hoje, sentado à mesa das grandes decisões mundiais, influenciando na agenda política e econômica das nações, o PT é referência para a esquerda mundial, ainda fragilizada com o fim das experiências do Leste Europeu. A ação política, econômica e diplomática da esquerda na América do Sul, tem como epicentro da onda mudancista o Brasil de Lula/Dilma que fez da área do Mercosul uma referência de nações soberanas e de sociedades democráticas.

*Jonas Paulo de Oliveira Neres, presidente do PT da  Bahia.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108728 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]