Projeto de Implantação de Unidades Frigoríficas Simplificadas de Abate de Aves é lançado nesta quinta-feira no auditório da Seagri em Salvador

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

A Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado (Seagri), por meio da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), lança nesta quinta-feira (24/11/2011), o projeto de Implantação de Unidades Frigoríficas Simplificadas de Abate de Aves. O evento acontece às 11h, no auditório da Seagri, no Centro Administrativo, em Salvador, e reunirá autoridades e representantes de associações e demais elos da cadeia produtiva da avicultura.

O projeto visa modernizar o parque industrial de aves do estado, ampliar o abate inspecionado e promover a inserção de agricultores familiares no mercado, com destaque para a produção de aves caipiras. Na oportunidade, serão assinados convênios entre o Governo do Estado e as cooperativas de produtores dos municípios de Irará e Conceição da Feira, para construção de abatedouros/frigoríficos avícolas para frango caipira.

“Com a utilização dessa estratégia, o estado fortalece a cadeia produtiva da avicultura e contribui para o desenvolvimento econômico regional, gerando emprego e renda, além de proporcionar um forte instrumento de inclusão social para a nossa gente”, destaca o secretário da Agricultura, Eduardo Salles, enfatizando que a avicultura gera cerca de 80 mil empregos no estado.

A Bahia é o segundo maior produtor de frangos do Nordeste, atrás de Pernambuco, e o 10º no ranking nacional, com produção de 100 milhões de frangos/ano, correspondendo a 240 mil toneladas. A produção baiana representa 60% do consumo em todo o estado, caracterizando o grande potencial de crescimento deste setor produtivo. Atualmente o parque avícola é composto por dois frigoríficos com inspeção federal (SIF), sete com inspeção estadual (SIE) e quatro com inspeção municipal (SIM), totalizando 13 matadouros.

Municípios que possuam atividades avícolas e visam ampliar o parque industrial baiano também podem integrar o projeto, assim como aqueles localizados distantes das áreas de abrangência dos polos regionais de abate, promovendo, desta forma, a criação de novos polos para a avicultura no estado. O projeto disponibiliza, para implantação nas diversas regiões produtivas do estado, um modelo de planta frigorífica padrão com capacidade para abater 5 mil aves por dia.

*Com informações:  Secom BA

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108069 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]