Projeto da deputada Graça Pimenta que objetiva minimizar os problemas auditivos e oculares de alunos da rede pública ganha destaque no DO

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

A edição do Diário Oficial da Bahia desta sexta-feira (04/11/2011) destaca o projeto de lei da deputada estadual Graça Pimenta (PR) que dispõe sobre a implantação de exames de audição e vista a partir do ensino fundamental. A parlamentar está preocupada com os problemas auditivos e oculares dos alunos da rede pública de ensino.

“No período escolar, boa parcela dos estudantes apresenta um baixo rendimento na aprendizagem, provocado por deficiências na visão e audição não identificadas na oportunidade adequada. Enquanto não detectados tais problemas, o estudante por vezes sofre a falta de compreensão dos pais, colegas e professores”, argumenta Graça Pimenta, que deseja que os exames sejam feitos anualmente, dando preferência de atendimento aos alunos que revelarem dificuldades de concentração, de acompanhamento e de aprendizagem durante as aulas.

De acordo com o projeto, a indicação desses alunos que apresentarem comprometimento auditivo e visual será feita pela direção do estabelecimento de ensino, logicamente depois de consulta aos professores que atuam com os mesmos nas salas de aula. Os alunos diagnosticados com algum tipo de deficiência visual ou auditiva serão encaminhados para tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A justificativa da proposta diz ainda que a realização desses exames nas escolas ajudará a identificar o problema e orientar os alunos, o que consequentemente irá melhorar em muito seu desempenho escolar.”Esse é um projeto de grande alcance social e por certo terei apoio total dos nobres colegas de parlamento, pois cuida não somente do desempenho escolar dos alunos da rede pública de ensino, mas também da saúde dos mesmos a partir do ensino fundamental”, conclui a deputada.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 106596 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]