Principal acionista do Boulevard Shopping Feira, Edson Piaggio pode ser considerado, no setor de construção civil, homem com toque de Midas

Edson Piaggio, o Midas da Construção Civil.
Edson Piaggio, o Midas da Construção Civil.
Edson Piaggio, o Midas da Construção Civil.
Edson Piaggio, o Midas da Construção Civil.
Condomínio Costa de Itapema, loteamento em condomínio fechado localizada no município de Santo Amaro, próximo a Saubara.
Condomínio Costa de Itapema, loteamento em condomínio fechado localizada no município de Santo Amaro, próximo a Saubara.

O empresário Edson Piaggio é um dos principais acionistas do Shopping Boulevard Feira de Santana e diretor da EPP Empreendimentos Imobiliários, Construções e Participações Ltda., empresa que atua no segmento de construção civil. Piaggio pode ser facilmente apelidado de ‘homem com toque de Midas’, rei da mitologia grega que ao tocar um objeto transformava em ouro.

Os empreendimentos lançados pela EPP possuem um dos custos por metro quadro mais elevados da Bahia e nem sempre podem ser considerados um primor de conceito arquitetônico. Mesmo assim, quando recebem a assinatura da EPP de Edson Piaggio, são bem recepcionados pelo mercado.

Recentemente a EPP apresentou o Condomínio Costa de Itapema. Loteamento em condomínio fechado localizada no município de Santo Amaro, próximo a Saubara, no Recôncavo da Bahia. O empreendimento, até a presente data, não possuí licenciamento ambiental e a concepção dele desperta certo grau de curiosidade.

Sem aproveitar as águas da chuva, iluminação por sistema solar, e contando com diversos lotes com pouca área verde entre eles, “terminar por apresentar uma verdadeira agressão à natureza”, avalia um profissional do segmento de construção. E continua, “poucos aspectos da moderna arquitetura para empreendimentos à beira mar foram levados em consideração e o empreendimento pode ser um problema no longo prazo. Devido aos elevados custos de manutenção que os futuros condôminos terão. São 800 mil metros quadrados de área para manter limpa, iluminada, com segurança, esgotamento, além da elevada conta de água para a irrigação das distantes áreas verdes. Outro fator é o custo para coleta de lixo, considerado imenso”.

Outra curiosidade é que os possíveis investidores contam apenas com 500 metros de praia. Embora possua diversos equipamentos comuns a condomínios, nenhum tipo de equipamento foi projetado para atracar barcos.

“O Condomínio Costa de Itapema não foi pensado do ponto de vista da integração com a natureza e os recursos naturais como energia solar ou eólica não foram incluídos no projeto.”, avalia um arquiteto especialista em projetos a beira mar, que prefere não ter o nome revelado.

Sobre o assunto, o empresário Edson Piaggio apenas comentou que o licenciamento depende da autorização, que por sua vez, depende da mudança de uma lei municipal.

Confira a seguir a entrevista com o empresário

Jornal Grande Bahia – Você poderia falar sobre os seus novos empreendimentos?

Edson Piaggio – O prédio que nós lançamos semana passada e teve um êxito muito grande em termos de comercialização, é um apartamento de quarto e sala. Era um produto que estava faltando aqui em Feira de Santana, ainda mais pela localização, pois se situa numa avenida perpendicular à Avenida Getúlio Vargas, então o mercado absorveu com bastante facilidade.

Outro que foi um sucesso, o Bella Vittá que foi inserido no mesmo projeto de construção do shopping Boulevard. Na próxima sexta-feira 21/10/2011), terá um encontro para apresentar o produto aos corretores, que se trará do bairro que iremos implantar aqui em Feira de Santana. Um bairro planejado econômico, onde teremos toda a infraestrutura completa que será nomeado de Parque Progresso, ficando entre a Avenida do Contorno e a Maria Quitéria. Acreditamos que é um produto novo e que comercializaremos em breve.

JGB – Já tem um preço estipulado?

Edson Piaggio – Não, ainda não temos um preço, mas será um preço acessível que poderá ser pago em até 150 meses.

JGB – Poderia nos antecipar o que há de concreto no projeto do no shopping que o senhor planeja?

Edson Piaggio – Os arquitetos já foram contratados, são os mesmos arquitetos do Salvador Shopping. Um dos melhores arquitetos do Brasil, pertencente ao escritório de André Sá e Francisco Mota que coincidentemente está lançando um livro contando a história da Associação dos mesmos que dura mais de 50 anos. Então ele já está desenvolvido e apresentaremos ao mercado como um todo.

JGB – A construção e venda do Salvador Shopping criou também um padrão de qualidade em shoppings. Existe alguma coisa nessa orbita que poderá vir a ser aplicado nesse projeto que você requisitou?

Edson Piaggio – Se verificarmos a ampliação do Boulevard com o Multiplace teremos uma ideia. Esse projeto com essa ampliação trouxe um upgrade para o shopping e é o primeiro complexo multiuso do Norte, Centro-oeste e Nordeste. Estamos com o que existe de mais moderno do mundo em termos de shopping center.

Carlos Augusto
Sobre Carlos Augusto 9389 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).