Prêmios dos ganhadores da I Gincana Ecológica promovida pela Semmam já começaram a ser entregue. Confira as notícias da PMFS

Jornal Grande Bahia - Logomarca 2012 - 12
Jornal Grande Bahia - Logomarca 2012 - 12

As escolas da rede municipal vencedoras da I Gincana Ecológica, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam), já começaram a ser premiadas. Os alunos da Escola Maria Antônia da Costa, localizada no bairro Santa Mônica II, conquistaram o primeiro lugar, e na próxima sexta-feira (25/11/2011) vão viajar para Salvador, onde terão a oportunidade de conhecer o Museu da Eletricidade e Zoológico.

Mais de 33 alunos e professores da Escola Erasmo Braga, situada no bairro Rua Nova, que conquistou o segundo lugar na competição ambiental, visitaram o Zoológico na última sexta-feira (18/11). Para o diretor do Departamento de Educação Ambiental da Semmam, Horácio Amorim, é importante que os estudantes tenham contato com outros espaços além do ambiente escolar.

“O objetivo da gincana é criar possibilidades para que os alunos tenham mais contato com a natureza e ajudem a preservar o meio ambiente. As escolas que conquistaram do terceiro ao sétimo lugar também foram premiadas com passeios a pontos turísticos do Município, como o Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho e o Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo”, destaca.

A I Gincana Ecológica foi realizada no dia 21 de setembro e realizou diversas provas, dentre elas o recolhimento de 120 mil garrafas pet, 257 litros de óleo de cozinha e plantação de 200 mudas de árvores. As garrafas foram encaminhadas à Associação Ecológica Buriti, e serão utilizadas na construção de uma casa sustentável, enquanto o óleo usado será destinado ao Projeto Água é Vida, desenvolvido através de parceria com a Petrobras.

Estão sendo intensificados os trabalhos de manutenção nos parques da cidade, os serviços consistem na limpeza e capinagem dos equipamentos

Passado o período de chuvas, foram intensificados os trabalhos de manutenção no Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho e Parque da Lagoa Erivaldo Cerqueira. Os serviços, iniciados nesta terça-feira (22/11/2011), consistem na limpeza dos jardins, pistas de cooper, quadras de esportes e áreas de brinquedos, e capinagem.

De acordo com o coordenador dos equipamentos públicos municipais, Marcello Araújo, a ação visa melhorar o aspecto visual e garantir melhores condições de lazer com segurança aos visitantes.

“Esta ação faz parte da programação de manutenção dos parques, e se faz necessária uma vez que o crescimento da vegetação é impulsionado pelas chuvas. Os trabalhos seguem nas próximas semanas e atendem à política de cuidado com a estrutura dos equipamentos”, explica.

O Parque da Cidade, situado no conjunto Feira VII, funciona de terça-feira a domingo, das 8h às 17 horas. Já o Parque da Lagoa Erivaldo Cerqueira, localizado às margens da avenida Centenário, abre das 4h às 21 horas.

Escola Municipal Julieta Frutuoso de Araújo, em Tiquaruçu mantém as aulas normalmente, o muro deve ficar pronto em 25 dias

As obras de reconstrução do muro da Escola Municipal Julieta Frutuoso de Araújo, no distrito de Tiquaruçu, iniciadas na segunda-feira (21/11/2011), devem terminar daqui a 25 dias. A informação é de Alberto Mario Dantas Gouveia, chefe da Divisão de Manutenção da Secretaria Municipal de Educação (Seduc).

“As equipes estão trabalhando no local para terminar os serviços o quanto antes,” afirmou. Além da reconstrução do muro, a escola também passará por revisão nas redes hidráulica e elétrica.

O muro desabou em virtude das fortes chuvas que caíram em Feira de Santana no mês de outubro e início do mês de novembro, mas os 250 alunos da unidade de ensino estão realizando suas atividades escolares normalmente. As aulas na Escola Municipal Joanita Mota, que fica ao lado da Escola Julieta Frutuoso, também não foram interrompidas.

A Escola Municipal Julieta Frutuoso de Araújo foi construída em 1987 e reformada em maio de 2010, pelo Governo Municipal.

Hospital da Mulher ganhará 20 novos leitos na UTI, a previsão é que os trabalhos sejam finalizados até início de janeiro

Cerca de 50% da estrutura a ser disponibilizada para os 20 novos leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) do Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher) já foi concluída. A edificação começou a ser erguida há dois meses, após a aprovação da planta por parte da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

A previsão do presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Jair de Jesus, é que os trabalhos sejam finalizados até o início do mês de janeiro. “Agora só falta a parte de acabamento e instalação dos equipamentos. Estamos fazendo os serviços com os próprios funcionários contratados pelo hospital e a equipe de manutenção”, informa.

A UTI passará a contar com mais 10 novos leitos, além dos seis já existentes. Já a semi-UTI para crianças de médio risco, passará a dispor também de 10 novos leitos, totalizando 17. O Ministério da Saúde entregou praticamente todo o material e a Prefeitura de Feira de Santana é responsável pela edificação da estrutura.

“Esta parceria entre as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde e o Ministério está dando certo para que a população venha a ser beneficiada”, assegura Jair de Jesus.

Garantia de funcionamento do colégio Ecassa, o prefeito Tarcízio Pimenta fará mediação com o governador

A manutenção da Escola Centro de Assistência Social Santo Antônio (Ecassa) em Feira de Santana será uma das pautas da reunião entre o prefeito Tarcízio Pimenta e o governador do Estado, Jaques Wagner, na tarde desta quarta-feira (23/11/2011). O encontro será na sede Governadoria, em Salvador.

Com 2.400 alunos matriculados, a unidade de ensino funciona há 54 anos em uma área ao lado da Paróquia Santo Antônio, no bairro Capuchinhos, que é alugada ao estado. Entretanto, o convênio não será renovado para 2012. A situação tem causado preocupação entre alunos, pais e professores que temem quanto ao fechamento da unidade de ensino.

A pauta que será apresentada ao governador Jaques Wagner, a fim de evitar o fechamento da unidade, foi entregue ao prefeito Tarcízio Pimenta pelo diretor do Ecassa, frei Cristóvão Lima, na manhã desta quarta-feira. Ele destacou a importância da unidade para a qualidade da educação pública em Feira de Santana.

“Ao longo dessas décadas o Ecassa tem formado cidadãos, vários profissionais para diversas áreas e dando sua contribuição para a cidade. Pedimos essa mediação do prefeito Tarcízio Pimenta para que a instituição não encerre suas atividades que tanto contribuem para o desenvolvimento desta terra”, salienta.

O diretor do Ecassa observa que deverá ser definida uma nova área para o funcionamento da escola. “Essa é uma decisão que cabe ao Estado”, diz. O prefeito Tarcízio Pimenta garantiu que irá intermediar a situação junto ao governador Jaques Wagner. “A gente sabe da importância do Ecassa para o município e não vamos medir esforços”, pontua.

Prefeito Tarcísio Pimenta, recebe reitor da UFRB, campus universitário será construído em área de 50 hectares

A Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) deverá iniciar as atividades em Feira de Santana entre o segundo semestre de 2012 e o início de 2013. A projeção foi apresentada pelo reitor da unidade, Paulo Gabriel Soledade Nacif, durante encontro com o prefeito Tarcízio Pimenta, na manhã desta quarta-feira (23/11/2011). A reunião aconteceu no Gabinete do gestor municipal.

O reitor destacou a importância da parceria com o Governo Municipal a fim de viabilizar a construção do campus da UFRB em Feira de Santana. “Vamos definir uma área de pelo menos 50 hectares e será construído um campus completo. Será uma verdadeira cidade universitária”, assegura. O local ainda será definido.

O investimento para o campus da UFRB em Feira de Santana será de R$ 20 milhões. Inicialmente a unidade contará com 2 mil alunos, 50 professores, além do corpo técnico e administrativo. No campus de Feira de Santana serão oferecidos, em princípio, entre cinco e dez cursos de graduação.

Paulo Nacif informa que o objetivo é complementar as opções de cursos da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). “Vamos implantar graduações que não são oferecidas pela Uefs”, afirma o reitor. Ele informa que será realizada uma audiência pública no dia 1º de dezembro, no auditório da Uefs, com o objetivo de apresentar a UFRB à comunidade.

“Estamos chegando em Feira de Santana para somar. Vamos discutir com a comunidade as áreas e cursos que vamos implantar, observando as necessidades e características da região. A nossa vinda para Feira foi um desejo da presidente Dilma e acreditamos que em poucos anos deverá ser construída na cidade uma outra universidade federal”, acredita Nacif.

O prefeito Tarcízio Pimenta garantiu a parceria do Governo Municipal para a chegada da UFRB em Feira de Santana. “Nossa cidade é sede de uma região metropolitana, confluência para mais de 100 municípios, já conta com 16 faculdades particulares e com a chegada de uma universidade federal aumentará ainda mais a sua relevância enquanto pólo educacional”, avalia.

Vistoria para mototáxi irá até o dia 22 de dezembro, a data foi alterada para poder atender todos os permissionários

O prazo da vistoria das motocicletas que compõem o Serviço de Transporte Público Individual Alternativo Complementar (STIAC) de Feira de Santana foi prorrogado até o dia 22 de dezembro. A inspeção começou no dia 7 de novembro e seria realizada até esta terça-feira (22/11/2011), mas se estendeu para atender todos os permissionários.

A inspeção está sendo realizada no pátio da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), das 8h às 12 horas e das 14h às 18 horas e exige, inclusive, o pagamento do seguro de terceiros (seguro de responsabilidade civil), conforme o secretário municipal de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles.

Porém, a entrega dos documentos necessários para a vistoria deve ocorrer das 7h30 às 13h30 na Divisão de Concessões. Os 500 mototaxistas devem apresentar fotocópia frente e verso e originais do Certificado de Registro de Veículo (CRV), Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e antecedentes criminais.

Também são exigidos comprovante de residência, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Certidão Negativa de ISS, capacete em perfeito estado, um par de luvas, toucas descartáveis e seguro de terceiros.

Durante a vistoria são verificadas as condições elétrica e mecânica da motocicleta, além do prazo de validade do capacete. A decisão referente à Portaria 028/2011 foi publicada em jornal de circulação local nesta quarta-feira (23/11/2011).

Prefeito em audiência com o governador,na pauta, doação de áreas para construção de escolas

O prefeito Tarcízio Pimenta já está reunido com o governador do Estado, Jaques Wagner na Casa Militar da Governadoria, em Salvador. A audiência conta com a participação do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo.

Durante a audiência serão discutidos assuntos como a doação de áreas para construção de escolas nos bairros Mangabeira e Viveiros, projetos de recuperação e pavimentação de vias, conclusão das obras de construção do Centro de Convenções, abastecimento de água para zona rural, dentre outros.

O prefeito Tarcízio Pimenta está acompanhado dos secretários municipais Wagner Gonçalves (Fazenda) e Nivaldo Vieira (Relações Instituicionais).

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109844 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]