Praia Viva promove fim de semana poliesportivo na praia de Ipitanga, Lauro de Freitas

As areias de Ipitanga foram palco para mais um fim de semana poliesportivo com o projeto Praia Viva, realizado pela Secretaria de Trabalho, Esporte e Lazer (Setrel) de Lauro de Freitas. O evento deixou a praia movimentada entre as 9h e 16h. Cerca de 150 pessoas participaram diretamente das atividades. Pela manhã, os participantes se dividiram entre o futebol, vôlei, baleado, boxe, aulas de dança e swing baiano, espaço infantil com pula-pula, bambolês e velotrol. A partir das 14h o público foi animado pelo ‘partido alto’ das bandas Fuscão e Samba, Samba Dez e Fiinho e seu Teclado.

“Moro em Salvador e vim para esta praia pela primeira vez, foi uma surpresa muito boa chegar aqui e poder praticar esportes que tanto gosto e tenho dificuldade de encontrar espaços e gente interessada. A prefeita de Lauro de Freitas está de parabéns pela iniciativa!”, congratulou o motorista Carlos Alberto Pimentel. Segundo o coordenador do Praia Viva, Wagner Fernandes, a intenção é realizar o projeto com mais frequência. “Estamos estudando a possibilidade do projeto se estender por todo o Verão e incluir outras modalidades, como o surfe, ciclismo e o skate, terceiro esporte mais praticado em Lauro de Freitas. Vamos ver a reação da sociedade para escolher os melhores locais para sediar o evento”, explicou.

O objetivo é fazer a integração esportiva, cultural e ambiental na orla da cidade entre as comunidades locais. De acordo com o coordenador executivo da Setrel José Germano Jr., o esporte é um instrumento que auxilia na educação, porque faz com que crianças e jovens gastem mais tempo com práticas saudáveis. “O esporte é um complemento adicional à instrução familiar e uma importante ferramenta na formação de cidadãos mais preocupados com a qualidade de vida no município”, acrescentou.

Para Alex Senna, professor da academia Vitória do Boxe de Portão, o esporte tem uma função especial. “Nosso trabalho começou em 98. Quando vi dois jovens sendo executados em minha frente, resolvi fazer alguma coisa para mudar essa circunstância”. Segundo Alex, depois que o secretário conheceu o seu trabalho, a academia conseguiu angariar recursos do Pronasci e comprar materiais de qualidade para cerca de 70 alunos. Prova viva do sucesso desse projeto é o atleta Luis Alberto Araújo, “Trazer esse esporte para a praia, para mais perto das pessoas é muito importante. O boxe pra mim foi tudo; hoje vivo de uma forma diferente. As pessoas associam o esporte á violência, mas é uma filosofia de vida. Conquistei o atual campeonato baiano, agora quero conquistar o municipal que vem aí para o bairro de Portão. Lá tem muita gente boa e foi onde eu aprendi a me tornar um vencedor”, ressaltou.

Para o vendedor ambulante Joseval Santos, o evento atraiu muitos clientes. “A praia está ‘o bicho’! É um incentivo e tanto para o comércio”, comentou. A expectativa é que com a adesão da sociedade, as atividades levem mais gente aos 6km de praias do município durante o Verão. A próxima ação está agendada para o dia 27 na praia de Buraquinho. O lazer é por conta da casa.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141304 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário