População de Esplanada revoltada com fechamento do CNEC

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

O presidente estadual do PTN, deputado estadual João Carlos Bacelar disse hoje que vai comprar a briga contra o fechamento do Centro Educacional Cenecista de Esplanada (Cnec), que ameaça ser fechado já no próximo ano letivo. Ontem, a direção do Cnec estadual informou, durante audiência pública na Câmara Municipal de Esplanada que o Cnec de Esplanada funcionará até 31 de dezembro de 2011.

O anúncio do fechamento do Cnec revoltou a comunidade de Esplanada já que a unidade funciona há mais de 50 anos na cidade, atende hoje 240 crianças do pré-eswcolar ao ensino fundamental e que não terão onde estudar no ano que vem. “É um absurdo o fechamento desta instituição que é tradicional em Esplanada. A sociedade não vai aceitar, tanto que compareceu em massa a audiência pública onde decidimos que iremos ao governador e ao secretário de Educação do Estado impedir esse crime contra o Cnec de Esplanada, comigo à frente desta luta”, enfatizou Bacelar.

Bacelar, que é secretário de Educação, Cultura, Esportes e Lazer da Prefeitura de Salvador, destacou os prejuízos que sempre são causados à sociedade quando uma unidade educacional é fechada. “Como educador e secretário, vejo com preocupação essa decisão que trará grandes prejuízos à juventude de Esplanada”, disse Bacelar.

Além disso, o parlamentar tem um carinho especial pela unidade. O Cnec Esplanada foi idealizado na década de 60 do século passado por Amélio Batista Filho, pai do deputado e contou com grande apoio do prefeito Joãozito Batista, do deputado Ênio Mendes e da sociedade local. A primeira diretora da unidade foi a professora Joanice Bacelar, mãe de Bacelar.

“As relações familiares com a unidade são grandes. Minha mãe foi a primeira diretora e esta foi uma das primeiras escolas cenecistas na Bahia, que surgiu como uma alternativa para regiões que não contavam com curso ginasial na época”, lembrou Bacelar.

A unidade atendeu ainda diversos municípios da região como as cidades de Conde, Acajutiba, Rio Real, Aporá, Jandaíra, Entre Rios e vem, nestes 50 anos, sendo uma referência de ensino para Esplanada e região. “O Cnec de Esplanada sempre se destacou em relação a outras unidades. Inclusive,a direção local chegou a levar alunos e professores para conhecerem a sede do Cnec no Rio de Janeiro. Nesses 50 anos, nada de melhor foi feito pela educação em Esplanada. Precisamos preservar esse patrimônio”, enfatizou Bacelar.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112875 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]