Pneumonia é a principal causa de morte em crianças

Jornal Grande Bahia - Logomarca 2012 - 12
Jornal Grande Bahia - Logomarca 2012 - 12

Alerta da OMS marca o Dia Mundial da Pneumonia, neste sábado; a doença mata anualmente 1,5 milhão de crianças com menos de cinco anos e apenas 30% das que são contagiadas recebem os antibióticos necessários para tratamento.

A pneumonia mata 1,5 milhão de crianças anualmente, sendo a principal causa de morte em crianças com menos de cinco anos de idade. O alerta é da Organização Mundial da Saúde, que marca neste sábado o Dia Mundial da Pneumonia.

Segundo a agência, 98% das mortes pela doença ocorrem nos países em desenvolvimento e esse número pode ser reduzido com tratamento adequado.

Antibióticos

A OMS destaca que a pneumonia pode ser combatida com antibióticos, mas apenas 30% das crianças infectadas recebem tratamento adequado. Por sua vez, a prevenção pode ser feita por meio de imunização, nutrição adequada e solução de problemas ambientais que levem a uma melhora da qualidade do ar.

Até o fim deste ano, 3,6 milhões de crianças terão recebido a vacina contra as doenças pneumocócicas, como pneumonia e meningite e esse número deverá subir para 10 milhões até o final de 2012.

*Com informações: Rádio Onu

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108904 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]