Personalidades negras de Feira são homenageadas na Câmara Municipal

personalidades-negras-de-feira-sao-homenageadas-na-camara-municipal
personalidades-negras-de-feira-sao-homenageadas-na-camara-municipal
personalidades-negras-de-feira-sao-homenageadas-na-camara-municipal
personalidades-negras-de-feira-sao-homenageadas-na-camara-municipal

A professora Joseane de Assis Santos e o músico Alberto Luiz de Oliveira (Beto Maravilha) foram homenageados na noite de ontem (19/11/2011) na Câmara Municipal de Feira de Santana. Eles receberam a Comenda Zumbi dos Palmares, destinada a lideranças negras da cidade.

Joseane ensina História no Colégio Wiara Portugal, localizado no conjunto Fraternidade. Já Beto Maravilha se destaca no segmento de música através da participação em blocos afros de Feira de Santana. Os nomes deles foram sugeridos por entidades do movimento negro da cidade.

Depois de receber a medalha Zumbi dos Palmares, Joseane se emocionou. “Agradeço a todo o povo negro, em especial às mulheres que lutam e resistem. Essa medalha é para todos os negros que acred

itam e lutam por respeito”. Beto Maravilha ressaltou a necessidade dos negros continuarem buscando a garantia dos seus direitos. “A sessão solene passa, mas a luta continua”, disse.

O evento teve ainda a participação da cantora Wil Carvalho, ex-vocalista da Banda Reflexus e Tiete Vips, que cantou várias músicas e emocionou o público. Ela também foi homenageada e agradeceu o convite. “Recebi um carinho imenso das pessoas. Para mim é um privilégio ter participado da sessão por que percebo que as pessoas que estiveram presentes lutam juntas”.
A comenda Zumbi dos Palmares foi criada na Câmara Municipal por meio de um projeto de lei dos vereadores Frei Cal e Getúlio Barbosa. “Esta homenagem é um reconhecimento do trabalho que Joseane e Beto prestam a Feira de Santana e ao povo negro”, afirmou Frei Cal. O deputado estadual Carlos Geilson também participou da sessão solene.

Sobre Carlos Augusto 9707 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).