Ônibus do Feira Cidade Digital atende familias beneficiadas do Bolsa Familia nos distritos. Confira as notícias da PMFS

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia - Logomarca 2012 - 12
Jornal Grande Bahia - Logomarca 2012 - 12

Procurando evitar o deslocamento das famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família, que residem na zona rural de Feira de Santana, o ônibus digital irá até os distritos. Para eficientizar o atendimento foi estabelecido um cronograma que seguirá até o mês de dezembro. Segundo a coordenadora do programa, Vitória Régia, o primeiro distrito a ser contemplado com a visita do ônibus digital será Bonfim de Feira.

“Através do equipamento móvel, as famílias não precisarão se deslocar até a sede para fazer o recadastramento, que termina no mês de dezembro. Até o momento, só faltam ser recadastrados 186 beneficiários. Conseguiremos ir a todos os distritos obedecendo a um cronograma de atendimento, que foi estabelecido através de sorteios”, assegura.

Entre os dias 16 a 18 de novembro, o ônibus digital visitará o distrito de Bonfim de Feira. De 21 a 23 de novembro a equipe recadastra as famílias de Ipuaçu. Nos dias 24 e 25 será a vez do distrito de Tiquaruçu. O equipamento estará no distrito da Matinha entre os dias 28 a 30 de novembro(2011). Já nos dias 1º e 2 de dezembro, o recadastramento será realizado em Jaíba. No período de 5 a 9 de dezembro será a vez do distrito de Maria Quitéria. De 12 a 16, o ônibus digital será disponibilizado para Humildes. Já no período de 19 a 22, o equipamento estará no distrito de Jaguara. O ônibus do Programa Feira Cidade Digital passou a ser disponibilizado para atendimento dos beneficiados do Bolsa Família, desde o último dia 7 de novembro. A medida visa dar celeridade nos trabalhos de recadastramento das famílias inclusas no programa devido ao grande número de computadores instalados no equipamento.

Em Feira de Santana, a sede do Bolsa Família está localizada na rua Barão de Cotegipe, 649, Centro.

Programa de Saúde da Familia ganha novos equipamentos em Feira de Santana

As salas de vacinação de 53 unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) passarão a contar com sistema de ar condicionado a partir dos próximos dias. Os aparelhos, adquiridos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Programa de Expansão e Consolidação Saúde da Família (PROESF), que tem a parceria da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), já se encontram no almoxarifado da SMS e serão distribuídos a partir de quarta-feira (16/11/2011). De acordo com a diretora de Gestão da Rede Própria, Gilberte Lucas, as demais salas de vacinação das 83 unidades do PSF em Feira de Santana já possuem aparelhos de ar condicionado. “Agora todas as salas de vacina estarão devidamente equipadas, como determina o Ministério de Saúde”, salienta.

Além dos aparelhos de ar condicionado, acrescenta Gilberte Lucas, algumas unidades serão contempladas também com novos computadores. “Foram adquiridos 21 computadores através do Proesf, que serão distribuídos também entre os PSFs, de acordo com a necessidade que apresentam”, ressalta.

Ela lembra, ainda, que as policlínicas também estão recebendo novos equipamentos, para serem somados aos que se encontram atualmente em uso. “As salas de estabilização das seis policlínicas, unidades que sempre registram grande fluxo de pacientes, estão sendo reforçadas com a chegada de novos aparelhos, adquiridos pela SMS, através de licitação. Entre eles, estão desfibriladores, monitores cardíacos, eletrocardiógrafos e foco cirúrgico portátil”, pontua.

Obras no centro de Feira terão previsão de inauguração na sexta-feira

As ruas Aristides Novis, Juracy Magalhães Júnior e Avenida Sampaio serão reentregues à comunidade juntamente com a Praça Tiradentes (Praça do Gastão) na tarde da próxima sexta-feira (18/11/2011). A previsão é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, considerando que as chuvas cessem nos próximos dias. Na Praça Tiradentes, todo o piso foi recuperado, a iluminação foi eficientizada com lâmpadas metálicas e recebeu cinco novos pontos de iluminação para oferecer maior segurança à população.

Na manhã desta segunda-feira (14/11/2011) o paisagismo da praça também começou a ser modernizado com mudas de ixória, philodendro, hemigrafis, crossandra e grama, além de bromélias em algumas árvores. As melhorias também incluem a substituição das papeleiras, novo sistema de irrigação e implantação de internet gratuita através do Programa Feira Cidade Digital.

Para o comerciante Zacarias Nascimento, que mantém um estabelecimento no local, a recuperação melhorou bastante as condições do equipamento. “A gente estava precisando dessa reforma. Agora é conservar e não permitir que as pessoas baguncem nossa praça”, disse. Já as três vias públicas que foram totalmente recapeadas pela Prefeitura de Feira de Santana com Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ) serão sinalizadas a partir desta segunda-feira, com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade.

Os trabalhos foram acompanhados pelo prefeito Tarcízio Pimenta e secretários municipais de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro; de Serviços Públicos, Luiz Araújo; de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles; e superintendente de Trânsito, Denílson Santiago.

SEPREV vai atender a 200 jovens com idade entre 15 e 24 anos

Os primeiros equipamentos necessários para o funcionamento do Programa de Proteção aos Jovens (PROTEJ) já se encontram na sede da Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (SEPREV). Foram adquiridos inicialmente 50 computadores, estabilizadores e impressoras.

A iniciativa vai atender a 200 jovens com idade entre 15 e 24 anos, oriundos dos bairros Novo Horizonte, Pampalona, Gabriela, Campo Limpo e Jussara, além do conjunto George Américo e outras localidades. “Vamos fazer o edital de seleção dos menores. As atividades serão desenvolvidas durante 800 horas e, neste período, os alunos vão receber uma bolsa de R$ 100 por mês”, explica o secretário de Prevenção a Violência, Mizael Freitas de Santana.

As duas bases do programa vão funcionar no Ginásio Municipal de Esportes Oyama Pinto e na rua Garça Azul,133, Muchila. A coordenação do programa, por sua vez, será composta por pedagogo, psicólogo, assistente social, advogado, médico, professores de educação física e informática.

12 veículos novos e três semi-novos incorporados a frota de Feira de Santana

O Sistema Integrado de Transporte (SIT) de Feira de Santana vai contar com mais 12 ônibus novos e três articulados seminovos, a partir desta quarta-feira (16/11/2011). Os veículos serão entregues pelo prefeito Tarcízio Pimenta às 7h, em frente ao Paço Municipal Maria Quitéria.

Os veículos Zero Km são da marca Volksbus, modelo 17-230 e dispõem do sistema de combustível Bio 5 – consome mais óleo vegetal que o diesel comum, ou seja, um motor anti-poluente. Também possuem GPS, câmera de segurança e elevador para portadores de necessidades especiais. Segundo o secretário municipal de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles, os 12 ônibus têm capacidade para 100 passageiros sentados e em pé, e os três articulados para 120 pessoas. Todos os veículos, diz ele, vão passar por vistoria técnica na quarta-feira e entram em funcionamento na tarde do mesmo dia.

“Os 12 novos vão atender o Feira X, Mangabeira, Conceição e George Américo e os articulados vão circular pelas avenidas João Durval Carneiro, Getúlio Vargas e Presidente Dutra, percorrendo as Estações de Transbordo do Centro, Cidade Nova e Tomba”, informa Frankles. Com a disponibilidade de mais 15 ônibus para o SIT, quase 50% da frota já está renovada. Dos 207, conforme o secretário, 80 são novos.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113905 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]