Ônibus Digital vai garantir mais agilidade nos atendimentos do Programa Bolsa Família. Confira as notícias da PMFS

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Para dar agilidade no atendimento aos beneficiários do Programa Bolsa Família, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDESO) instalou o Ônibus Digital em frente à sede do programa, situado na rua Barão de Cotegipe, Centro. A partir desta segunda-feira (07/11/2011), as 186 famílias que faltam realizar o recadastramento também serão atendidas no equipamento, das 7h30 às 13h30.

Segundo a coordenadora do programa, Vitória Régia, os serviços serão adiantados devido ao grande número de computadores instalados no ônibus. “O Governo Municipal, preocupado em prestar um bom serviço à comunidade, colocou o Ônibus Digital à disposição do Bolsa Família. Vamos agilizar o atendimento e recadastrar as famílias que ainda faltam antes do prazo final estabelecido para o mês de dezembro”, assegura.

A secretária de Desenvolvimento Social, Gerusa Sampaio, informa que os servidores dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) estão recebendo capacitação para cadastrar os usuários. “Com a implantação dos programas sociais nos Cras, o trabalho se tornará mais eficiente e humanizado. A descentralização dos serviços irá diminuir as filas que se formam diariamente na sede do programa”, afirma.

Gerusa Sampaio ressalta ainda que, o Ônibus Digital será levado também aos distritos para atender as famílias da zona rural.

A comemoração pelos 25 anos do Matadouro Campo do Gado acontecerá nos dias 26 e 27 de novembro

O Complexo Matadouro Campo do Gado está completando 25 anos de existência neste mês de novembro. Para marcar as comemorações, o entreposto estará realizando uma série de atividades nos dias 26 e 27. A programação contará com uma Cavalgada, com saída da rua Tupinambás, no bairro São João, e competição de Argolinha, na sede do Complexo Campo do Gado.

O entreposto foi visitado pelo prefeito Tarcízio Pimenta na manhã desta segunda-feira (07/11/2011). Na oportunidade ele garantiu mais investimentos em melhorias para o local. “Já foi solicitado o cascalhamento, a pavimentação dos currais, melhorias na iluminação e vamos trabalhar para atender todas as necessidades do matadouro”, frisa.

O diretor do Campo do Gado, Frank Mota, observa que já foi autorizada também a reforma de mais quatro banheiros no equipamento. “Seis sanitários foram recuperados nos últimos dois anos e já foi autorizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a intervenção nos outros quatro que temos aqui”, salienta.

Ele destacou também a construção de mais oito currais no entreposto. “Ficaremos com 59 ao todo. Número suficiente para atender toda a demanda da região”, considera. O Campo do Gado conta também com 52 boxes. “Felizmente temos um índice zero de inadimplência”, completa. No local também são comercializados materiais e utensílios para pecuaristas e pessoas que trabalham no trato dos animais.

Somente no início da manhã desta segunda-feira, mais de 600 animais já haviam dado entrada no Campo do Gado. De acordo com Frank Mota, a média é de 2 mil animais por semana, o que resulta em um faturamento médio de R$ 10 mil por mês. “O gado só entra depois de vacinado, cumprindo todas as exigências. O complexo atrai criadores do estado de Tocantins, extremo sul da Bahia, além da nossa região”, revela o diretor.

Mototaxistas reinvidicaram na manhã desta segunda-feira a prorrogação do prazo para regulamentação da placa de aluguel

Permissionários do Serviço de Transporte Individual Alternativo Complementar (STIAC) foram recebidos no Paço Municipal Maria Quitéria, na manhã desta segunda-feira (07/11/2011). Eles estiveram reunidos com o chefe de Gabinete Milton Britto.

De acordo com a presidente do Sindicato dos Mototaxistas de Feira de Santana, Hulda Barros, a categoria reivindica a prorrogação do prazo para regulamentação da placa de aluguel (placa vermelha), encerrado no último dia 19 de setembro.

Os mototaxistas protestam, ainda, contra a exigência de apresentação do contrato de seguro contra danos pessoais e materiais no ato de vistoria das motocicletas que fazem parte do SITIAC. O processo de vistoria foi iniciado nesta segunda-feira e se estende até o dia 22 de novembro na Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), das 8h às 12 horas e das 14h às 18 horas.

“Ainda existem mototaxistas que não substituíram a placa cinza pela placa vermelha, por isso reivindicamos a prorrogação do prazo para que os profissionais legalizados não sejam prejudicados. Quanto à exigência do contrato do seguro, consideramos absurdo porque já pagamos o seguro obrigatório, que é o DPVAT”, justifica Hulda Barros.

Ficou definido após a reunião, que todas as reivindicações serão apresentadas ao prefeito Tarcízio Pimenta. O gestor municipal vai receber uma comissão de mototaxistas nesta terça-feira (08/07).

Ação de prevenção a Hanseníase acontece nesta segunda-feira no estacionamento do Paço Municipal Maria Quitéria, até as 17 horas

Com o intuito de prevenir e reduzir o número de casos de hanseníase em Feira de Santana, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Divisão de Vigilância Epidemiológica (VIEP), promove nesta segunda-feira (07/11/2011) mais uma edição do Dia da Mancha. Serviços de orientações à comunidade e exames clínicos estão sendo oferecidos no estacionamento do Paço Municipal Maria Quitéria, até as 17 horas.

Segundo a coordenadora do Programa de Controle da Hanseníase, Maria da Conceição Carneiro, somente no período da manhã, mais de 80 pessoas realizaram o exame clínico para detectar a doença.

“A comunidade precisa fazer o exame, pois esta é uma doença silenciosa e transmissível. Devido ao grande número de casos da doença que o município registrou – de janeiro a setembro foram 103 novos casos – procuramos realizar a ação como forma de prevenir e orientar a população”, afirma. Em Feira de Santana, os atendimentos são realizados no Centro de Saúde Especializado (CSE).

Joab Almeida do Sacramento, 49 anos, foi uma das pessoas que procurou o serviço nesta manhã. “Vou fazer o exame para verificar as manchas que tenho no corpo. Sempre que posso vou ao médico para cuidar da minha saúde”, afirma. Para Euflorzina Silva, 57 anos, através do exame, ela saberá se as coceiras e irritação na pele são causadas pela doença. “Através das orientações já sei que a doença não mata, mas é transmissível e pode levar a pessoa a sofrer incapacidade física. Precisamos cuidar da nossa saúde”, reconhece.

A iniciativa está sendo desenvolvida em parceria com estudantes da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Faculdade Nobre (FAN) e Faculdade Anísio Teixeira (FAT).

Durante os dias 28 a 30 de novembro será realizado na UEFS o II Encontro Baiano da Rede Samu 192

Com o objetivo de ampliar, qualificar e padronizar o atendimento as urgências, bem como integrar os Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da Bahia, o Samu de Feira de Santana vai promover o II Encontro Baiano da Rede Samu 192, o II Encontro Municipal de Atenção às Urgências de Feira de Santana e a I Mostra Estadual de Pesquisa Samu 192, sob o tema “Discutindo saúde para salvar vidas”.

Os eventos serão realizados paralelamente no período de 28 a 30 de novembro, no Auditório Central da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). A expectativa, conforme a coordenadora do órgão, Maíza Macedo, é de reunir aproximadamente 600 representantes e funcionários do Samu de todo o Estado, além de profissionais que atuam na rede de pronto atendimento em hospitais e unidades de saúde de Feira de Santana.

“Condutores, técnicos de enfermagem, médicos e enfermeiros que atuam nas vinte unidades do Samu na Bahia podem ser inscritos pelos coordenadores responsáveis, através do site da Prefeitura de Feia de Santana. O acesso é feito mediante inserção de login e senha, repassados pela comissão organizadora. Da mesma forma, as instituições de saúde de Feira de Santana também poderão inscrever profissionais”, informa Maíza Macedo.

As inscrições foram iniciadas nesta segunda-feira (07/11/2011) e prosseguem até o dia 15 de novembro. Autores de trabalhos científicos que desejam participar como expositores também podem se inscrever clicando no banner dos eventos, disponível no site www.feiradesantana.ba.gov.br. O edital com os critérios e orientações para inscrição dos trabalhos científicos está contido no próprio site, assim como toda a programação dos eventos.

Maíza Macedo lembra que outras iniciativas com a proposta de qualificar o atendimento às urgências já foram realizadas pelo Samu de Feira de Santana. “Em 2006, promovemos o I Encontro Baiano da Rede Samu 192, enquanto que em 2007 realizamos o I Encontro Municipal de Atendimento às Urgências”, pontua.

*Com informações: site da Prefeitura de Feira de Santana

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115150 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.