O vereador feirense Marialvo Barreto acusa o ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho de ser o responsável pela tragédia na educação municipal

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

O professor e vereador Marialvo Barreto (PT), na sessão legislativa, na manhã desta terça-feira (01/11/2011), voltou a cobrar mais investimentos e políticas públicas por parte dos órgãos competentes para o setor da educação, enfatizando os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

De acordo com o petista, entre as cidades com mais de 200 mil habitantes, a Bahia teve dois municípios que apresentaram notas baixas. “Vitória da Conquista, nota 2,9. Certamente o prefeito, que é do PT, não trabalhou bem. E a 4ª pior nota – séries iniciais – foi de Feira de Santana que obteve 3,5”. Para o edil, este resultado negativo “é o retrato da falência da educação pública”.

O edil salientou que o ex-prefeito José Ronaldo é o maior responsável pelo baixo desempenho da educação em Feira de Santana.  “Temos um quadro de professores preparados, mas tivemos aqui 8 anos de um prefeito passado que destruiu as escolas municipais. O prefeito anterior, que tem gente dizendo que é imbatível, foi a pior desgraça da educação pública da região”, afirmou.
Na sequência, destacando que o deputado federal Tiririca (PR- SP) colocou verba para a cultura, Marialvo disse que o humorista tem mais competência para gerar educação pública de qualidade do que José Ronaldo.
No que tange ao atual prefeito municipal, Tarcízio Pimenta, o vereador ressaltou que este reformou mais de 100 escolas, mas não resolveu o problema, “porque não fez a outra parte do ‘dever de casa’, que é conseguir uma relação com os professores de confiabilidade, conseguir uma relação com os professores que leva o conhecimento e o projeto pedagógico. Por conta disto, estamos aí com uma nota inferior aos municípios: Ipupiara (4,0), Boa Vista do Tupim (5,7), Ipecaetá (5,2), entre muitas outras cidades baianas que obtiveram nota 4,0”.
A população não acredita mais na situação econômica da Prefeitura”, afirma Tourinho 
Ele salientou que, constantemente, os edis da bancada de oposição vem trazendo para o plenário “uma grande quantidade de licitações desertas, remarcadas, licitações que não são realizadas, em Feira de Santana, porque a população não acredita mais na situação econômica da Prefeitura. Ninguém quer perder dinheiro; vender para a Prefeitura e não receber”, disse Tourinho, exemplificando que o Governo Municipal está há mais de três meses em atraso com Freire Informática.
Na oportunidade, o oposicionista declarou ter ouvido nos programas de rádio da cidade que a Freire Informática não assina a carteira dos seus funcionários. “A empresa é prestadora de serviço para a Prefeitura e, está ao mesmo tempo, burlando a lei com relação à regularização funcional de seus funcionários”.  Sem revelar nomes, Tourinho denunciou também que estagiários que prestam serviços à Prefeitura, através de outra empresa, estão há três meses sem receber seus salários.
Em aparte, o edil Marialvo Barreto (PT) ratificou o discurso do vereador do PV, afirmando também que os funcionários das vans do transporte coletivo de Feira de Santana não têm carteira assinada. “Se tiver um acidente, vai dar muita confusão, porque como é que no sistema legalizado pela Prefeitura aceita que todos os motoristas e cobradores não tenham carteira-assinada?”, questionou.
Novamente com o uso da palavra, Tourinho disse que a Prefeitura não pagou aos proprietários do som, do palco e dos toldos que foram colocados na Festa do Pescador, no distrito Governador João Durval. Segundo o presidente do Legislativo feirense, Antônio Francisco Neto – Ribeiro (PDT), a Festa do Pescador não é da responsabilidade da Prefeitura, uma vez que não faz parte do calendário oficial de eventos do Municipal.
Esta pesquisa é feita a cada dois anos e leva em consideração o rendimento escolar dos estudantes (taxa de aprovação, reprovação e o abandono) e as médias de desempenho na Prova Brasil. A projeção para o ano de 2009 foi de 3.2, mas o conjunto das escolas atingiu o índice 3.5 – avaliação superior à meta projetada pelo Ministério da Educação (MEC). A projeção do MEC para 2011 é de 3.6”, afirmou, salientando que a revista Veja apontou como uma das principais causas para o baixo índice do Ideb na rede pública de ensino a precariedade da estrutura física das escolas.
Na opinião de Eremita, com a pesquisa de 2011 do Ideb, a realidade deve mudar em virtude dos investimentos do poder público. “O Governo Municipal já conseguiu recuperar mais da metade das escolas, cerca de 170. A Prefeitura implantou programas de incentivo à leitura, com a distribuição de livros aos estudantes de 1º, 3º e 5º anos de todas as escolas municipais”.
A vice líder governista ressaltou ainda que cerca de 4 mil crianças que cursam a educação infantil também estão sendo beneficiadas com o programa Paralapracá. Os kits com livros de literatura infantil, CDs e material didático foram distribuídos através de parceria firmada com o Instituto C&A. A administração municipal também implantou nas escolas, desde setembro de 2009, o programa A Tarde Educação, onde os jornais são utilizados pelos professores como fonte de conhecimento nas mais diversas áreas e complemento ao conteúdo pedagógico.
“Eu, como professora, sempre falo aqui nesta tribuna a respeito da educação. Nós não vamos ter melhorias no âmbito geral se não tivermos uma educação de qualidade. O prefeito que cuida da sua cidade é aquele que prioriza a educação. Cuidando deste setor, tudo melhora, porque o crescimento da educação diminui a prostituição infantil, possibilita o voto consciente e consegue amenizar todos os problemas sociais que nos destroem”, declarou Eremita.
A Câmara de Feira de Santana aprovou esta semana uma moção de solidariedade ao ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. De iniciativa do vereador Angelo Almeida, o documento foi subscrito por vários parlamentares e aprovado por unanimidade. O ex-presidente está em tratamento de um câncer na laringe, cuja descoberta ocorreu recentemente e está comovendo o país.
Na moção, a Casa da Cidadania deseja o pronto restabelecimento diante do recente diagnóstico em relação à saúde do ex-presidente. Correspondência deverá ser encaminhada pela Câmara à residência de Lula, em São Paulo.
Professor de educação física receberá a Cidadania Feirense 
Foi aprovado esta semana pela Câmara Municipal o título de Cidadania Feirense para o professor Edson Oliveira Fialho. Projeto de Decreto Legislativo propondo a honraria, de autoria do vereador José Carneiro Rocha, foi aprovado nesta terça-feira (1º de novembro). Edson Fialho, como é conhecido, exerceu por muitos anos a profissão de professor de Educação Física em Feira de Santana.
Também se tornou figura bastante popular na cidade em virtude de sua atuação em outras áreas, a exemplo da fotografia e do futsal – por muito tempo foi um dos principais nomes do quadro de arbitragem local, nesta modalidad
Aprovada denominação da artéria que liga Contorno a entroncamento de Jaíba 
A Câmara de Feira de Santana aprovou em segunda e última votação, na sessão desta terça-feira (1º de novembro), um projeto de lei para denominar Artêmia Pires Freitas a artéria que liga a avenida Eduardo Froes da Mota (Avenida de Contorno) ao entroncamento da estrada que dá acesso à sede do distrito de Jaíba. A proposta é de autoria do vereador Angelo Almeida.
O Executivo deverá sancionar a lei, estará autorizado a fixar placa identificando a via pública, que já existe e agora será ampliada. Angelo Almeida disse que o nome dado à avenida é uma justa homenagem a senhora Artêmia Pires (já falecida), mãe do medico feirense Renato Pires.
Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116569 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.