Nota de esclarecimento de órgãos da Uefs

Juarez Duarte Bomfim.
Juarez Duarte Bomfim.

O Núcleo de Estudos da Contemporaneidade e outros órgãos da Uefs lançam esclarecedora nota sobre evento acadêmico recente

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
TV OLHOS D’ÁGUA
CENTRO DE ESTUDOS DAS RELIGIÕES
NÚCLEO DE ESTUDOS DA CONTEMPORANEIDADE

NOTA DE ESCLARECIMENTO

No último dia 10 de novembro de 2011, o longa-metragem “O Jardim das Folhas Sagradas”, do cineasta baiano Pola Ribeiro, deveria ter sido exibido, às 16 horas, no auditório Victor Meyer (módulo 7), da Uefs.

A programação incluía uma mesa-redonda (15:00 horas) sobre Intolerância Religiosa, coordenada pela profa. Dra. Elizete Silva e, após o filme, um debate com seu diretor e o protagonista professor Antônio Godi, do Departamento de Ciências Humanas e Filosofia da Uefs.

O evento foi intensamente divulgado tanto pelos organizadores (TV Olhos d’água, CPR – Centro de Estudos das Religiões, NUC – Núcleo de Estudos da Contemporaneidade), quanto pelos apoiadores (ADUFS e DCHF). A Comunidade Universitária se fez presente em todos os seus segmentos (professores, estudantes e funcionários), lotando o auditório em uma demonstração de extremo interesse no referido filme.

No entanto, para surpresa nossa e frustração do público, poucos minutos antes do horário previsto para início da exibição o diretor informou a todos que não iria projetá-lo, argumentando impedimento, uma vez que o filme estava em circuito comercial em Feira de Santana e Salvador.

A surpresa se deveu, sobretudo, ao fato de o lançamento especial na UEFS ter sido um pedido feito pelo próprio diretor Póla Ribeiro em encontro com o Reitor José Carlos Barreto e as profas. Nadia Virginia e Elizete da Silva quando da exibição do filme “O Jardim das Folhas Sagradas” para a imprensa, no Orient Cineplace do Boulevard Shopping de Feira de Santana.

Sentimo-nos identificados com a decepção do público. Um mal-estar foi criado. Não entendemos por que as justificativas para a não exibição do filme expostas pelo diretor, quando da sua chegada, não foram informadas em tempo hábil para que a programação fosse modificada ou pudéssemos cancelar o evento. Lamentamos profundamente o ocorrido e, após o exposto, esperamos a compreensão de todos.

Respeitosamente,

Os Organizadores.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Juarez Duarte Bomfim 726 artigos
Baiano de Salvador, Juarez Duarte Bomfim é sociólogo e mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutor em Geografia Humana pela Universidade de Salamanca, Espanha; e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Tem trabalhos publicados no campo da Sociologia, Ciência Política, Teoria das Organizações e Geografia Humana. Diversas outras publicações também sobre religiosidade e espiritualidade. Suas aventuras poético-literárias são divulgadas no Blog abrigado no Jornal Grande Bahia. E-mail para contato: juarezbomfim@uol.com.br.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário