Neste sábado será comemorado o dia do empreendedorismo,e o Brasil conquistou este ano o índice de 2,1 que foi o maior alcançado deste o ano 2000

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Jornal Grande Bahia, jornalismo com opinião e em defesa da ecologia integral.
Jornal Grande Bahia, jornalismo com opinião e em defesa da ecologia integral.

O Dia do Empreendedorismo, comemorado neste sábado (19/11/2011), marca uma nova perspectiva para a criação de negócios: o crescimento de projetos mais planejados, que vinculam o investimento à viabilidade técnica por meio de análises consistentes do nicho de mercado.

Segundo pesquisa anual divulgada pelo Sebrae, o crescimento da atividade empreendedora no país passou a ter uma característica mais qualitativa do que quantitativa, como ocorria há alguns anos. Atualmente, para cada ação empreendedora motivada por necessidade, como por exemplo, o desemprego, existem outras duas que tiveram origem a partir do estudo de oportunidades no mercado feito pelos empresários.

O índice de 2,1 conquistado pelo Brasil divulgado em 2011 é o maior já alcançado pelo país desde que começou a participar da pesquisa em 2000. A média é praticamente a mesma dos 60 países pesquisados, que chegou a 2,2. Para se ter uma ideia da evolução da maturidade brasileira, em 2002, para cada empreendedor por necessidade havia 0,7 por oportunidade. Já em 2009, a relação era de 1,6 a favor da empresa criada com base na oportunidade.

Empreendedor moderno – Segundo especialistas, a economia estável e o consequente aumento da geração de emprego e renda no país são fatores que contribuem para um empreendedorismo por oportunidade. Engenheiro de formação, o empresário Nelson Alves transformou há quatro anos um velho cemitério inacabado e abandonado na Avenida Paralela em um estacionamento de sucesso, com 90 mil m², próximo ao aeroporto, que permite abrigar cerca de quatro mil veículos.

Parte da receita de sucesso foi identificar uma possibilidade de crescimento no fluxo de passageiros dos aeroportos. “Um número maior de pessoas tem acesso à compra de veículos e a utilização do transporte aéreo. A projeção me mostrava um cenário com aumento de demanda por estacionamento próximo ao aeroporto de Salvador”, explica Nelson. Aliado às exigências do empreendedorismo moderno, Alves não só fez um planejamento consistente antes de iniciar o empreendimento, como também explorou diferenciais no mercado para se destacar da concorrência.

A GEM 2010 é o maior estudo independente sobre a atividade empreendedora, cobrindo 60 países consorciados. É coordenada pelo Global Entrepreneurship Research Association (GERA) – organização dirigida, entre outras, pela London Business School, na Inglaterra. No Brasil, a pesquisa é feita pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade e pelo Sebrae.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123282 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.