Na Bahia, representantes de 112 prefeituras reafirmam adesão ao Pacto com Municípios

Jornal Grande Bahia - Logomarca 2012 - 12
Jornal Grande Bahia - Logomarca 2012 - 12

Os secretários de Educação de 112 municípios baianos se reuniram nesta sexta-feira (11/11/2011), em Salvador, para discutir as ações e reafirmar a adesão ao Pacto com Municípios para 2012. O Pacto é um dos compromissos do Programa Todos pela Escola, cuja principal meta é alfabetizar todas as crianças do Estado até oito anos de idade. Estes municípios se juntam aos outros 217 que realizaram a adesão em maio deste ano, e cujos alfabetizadores já estão trabalhando em sala de aula.

Durante o encontro, o secretário da Educação do Estado da da Bahia, Osvaldo Barreto, apresentou as linhas gerais do Programa e enfatizou a importância do sistema de colaboração entre Estado e municípios para a melhoria da Educação. “O programa é um sucesso. No início do ano letivo de 2012, vamos trabalhar com quase 330 municípios. Este é um projeto conjunto, que visa assegurar às crianças o direito de aprender”, ressalta o secretário.

Para Marinélia Castro, secretária municipal de Parimirim, o encontro é o primeiro passo para a execução das ações no município. “Esta é uma oportunidade de interação, principalmente para os municípios mais distantes da capital. Espero que as nossas ações reflitam diretamente nos alunos, com o foco nas séries iniciais”, enfatiza.

Já Maria Sofia Wanderley, secretária de Educação de Ituaçu, ressaltou a qualidade do material didático que será distribuído aos estudantes. “Vamos alfabetizar nossos alunos com um material muito rico. Com a apresentação do Pacto, já temos outra visão dos trabalhos que iremos executar”, explica.

Carlos Augusto
Sobre Carlos Augusto 9397 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).