Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, estará em Salvador para lançamento do Programa SOS Emergências

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia - Logomarca 2012 - 12
Jornal Grande Bahia - Logomarca 2012 - 12

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, estará em Salvador na primeira semana de dezembro para oficializar a implantação do programa SOS Emergências. O Hospital Geral Roberto Santos, que faz em média 35 mil atendimentos ambulatoriais por mês de pacientes da capital e interior, foi contemplado com o programa lançado no início deste mês pelo governo federal, através do ministério. O objetivo do SOS Emergências é qualificar a gestão e o atendimento em grandes hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde.

Para isso, serão adotadas medidas como o acolhimento e classificação de risco dos pacientes. Logo ao entrar no hospital, o paciente será acolhido por uma equipe que definirá o seu nível de gravidade e o encaminhará ao atendimento específico que necessita. Também será organizada a gestão de leitos, fluxo de internação e a implantação de protocolos clínico-assistenciais e administrativos.

Serão tomadas, ainda, medidas para proporcionar a adequação da estrutura e do ambiente hospitalar. “Estamos preparados e prontos para entrar na arena e tomar o touro à unha, para dar melhor atendimento à população que depende do SUS”, disse o ministro Alexandre Padilha. Ele explicou que o SOS Emergências funcionará articulado com os demais serviços de urgência e emergência que compõem a Rede Saúde Toda Hora, coordenada pelo Ministério da Saúde e executada pelos gestores estaduais e municipais em todo o país. Esses serviços englobam serviços como o SAMU 192.

O Hospital Geral Roberto Santos tem gestão estadual e realiza, mensalmente, 1,2 mil internaçõesForam 10,3 mil internações de janeiro a agosto de 2011. O Ministério da Saúde repassou em 2011 (até agosto) R$16,8 milhões para custear esses atendimentos hospitalares. A unidade possui quatro habilitações em alta complexidade: cardiovascular, nefrologia, neurologia e trauma-ortopedia.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113497 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]