Mercado de trabalho à beira de nova recessão alerta OIT

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Segundo agência da ONU, 80 milhões de postos de trabalho terão de ser criados até 2013; incentivos à geração de emprego dados pelo Brasil foram elogiados no relatório

A economia mundial está à beira de uma “nova recessão de postos em trabalho”. A constatação é do informe da Organização Internacional do Trabalho, OIT, divulgado nesta segunda-feira.

O “Relatório do Mundo do Trabalho 2011: Tornando Funcional o Mercado Laboral”, em tradução livre, sugere que a recessão pode atrasar ainda mais a recuperação econômica e levar a mais conflitos sociais em dezenas de países.
Níveis Anteriores

De acordo com o documento, 80 milhões de postos de trabalho precisam ser criados, nos próximos dois anos, para que as taxas de emprego voltem aos níveis anteriores à crise.

Caso sejam mantidas as tendências atuais, serão necessários pelo menos cinco anos, para que as economias avançadas recuperem os níveis anteriores aos da crise.

O relatório cita Portugal, como um dos casos das economias mais avançadas, ao lado da Grécia, Itália, Eslováquia, Eslovênia e Espanha. Nesses países, mais de 70% dos entrevistados expressaram “profunda insatisfação” com o mercado de trabalho.

Brasil

O Brasil, ao lado da Alemanha, é elogiado pela implementação de um esquema que permite que pequenas empresas tenham acesso a créditos para financiar as suas operações com garantias apoiadas pelo governo.

Assim como o Chile, o Brasil é também citado como exemplo de incentivo a novos setores de crescimento, como o das tecnologias de informação e comunicação, com créditos e isenções fiscais.

O relatório recomenda que sejam mantidos ou reforçados programas de criação de empregos, e adverte que esforços para reduzir a divida pública estão desproporcionalmente centrados no mercado de trabalho e em medidas sociais.

*Com informações: Rádio Onu

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110934 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]