Lançamento da Rede Procel Solar no IFBA ocorre em Salvador

Produção de Energia Fotovoltaica (Energia Solar) entre na pauta de investimentos.Produção de Energia Fotovoltaica (Energia Solar) entre na pauta de investimentos.


Produção de Energia Fotovoltaica (Energia Solar) entre na pauta de investimentos.

Produção de Energia Fotovoltaica (Energia Solar) entre na pauta de investimentos.

O lançamento da Rede Nacional de Cooperação em Energia Solar Térmica (Rede Procel Solar), Regional Nordeste, da qual o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) é integrante, acontece no dia 4 de novembro, às 14h, no auditório do Instituto, campus Salvador. Esse lançamento, aberto ao público, faz parte da 2ª Reunião da Rede, uma série de mesas temáticas voltadas para os membros, realizada nos dias 3 e 4 de novembro, também no Instituto.

O objetivo do evento, de acordo com a coordenadora do projeto em Salvador, a professora do IFBA Marilda Guimarães, é divulgar a criação de um centro de capacitação na região nordeste. “O Procel Solar será o precursor na disseminação do uso de energia renovável, no caso particular, a energia solar fototérmica. Por meio da difusão dessa tecnologia e da capacitação de mão de obra, trará benefícios socioambientais para a região nordeste”, afirma.

Estarão presentes a Eletrobras, o Instituto Cultural e Centro Universitário UNA, demais integrantes do convênio, além de representantes da Coelba, Petrobras e Caixa Econômica Federal.

Este convênio entre o IFBA e a Eletrobras foi assinado no dia 2 de maio de 2011, em Belo Horizonte, com a finalidade promover a cooperação técnica, didática e científica e estabelecer mecanismos para realização entre o IFBA e o Instituto UNA.

No mês de julho, também na cidade mineira, aconteceu o lançamento nacional da Rede Procel Solar, para capacitação profissional em sistemas de aquecimento solar de água, no prazo de cinco anos, de dois mil alunos em universidades e escolas técnicas, em apoio ao Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal. Em sua fase inicial, o projeto tem sete centros de capacitação, nas cinco regiões brasileiras, para sanar deficiências na formação profissional (do instalador ao projetista e arquiteto).

Breve histórico

Em 2009, foi concluído um estudo sobre o uso da energia solar para aquecimento de água no Brasil, nos segmentos residencial, industrial, comercial e de hotelaria. A cidade de Porto Seguro, na Bahia, fez parte da amostragem no segmento de hotéis e pousadas. Esse trabalho, além de realizar coleta de dados, contribuiu para o diagnóstico sobre o uso de coletores solares no país. O resultado, dentre outros, foi a proposição de ações para fomentar o uso da energia solar, por meio da criação dos sete centros de capacitação em aquecimento solar, nas cinco regiões brasileiras, em localidades consideradas estratégicas para a formação de mão de obra e a difusão de conhecimento.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]