Jornalista brasileiro é libertado na Síria após passar quatro dias em uma solitária

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Jornal Grande Bahia - Logomarca 2012 - 12
Jornal Grande Bahia - Logomarca 2012 - 12

O jornalista Germano Assad embarcou nesta quinta-feira, 10 de novembro, de volta para o Brasil após passar cinco dias preso em uma solitária em Damasco, na Síria, informou a Folha de S. Paulo. Segundo as autoridades sírias, ele foi detido por suspeita de uso indevido de seu visto.

Germano havia chegado à Síria no início da revolta popular contra o regime do ditador Bashar Assad, com um visto de estudante para fazer um curso de árabe, segundo informações da Gazeta do Povo. Durante sua permanência na Síria, ele colaborou com a Folha, enviando reportagens sem se identificar, por razões de segurança.

O jornalista foi liberado após intervenção da Embaixada do Brasil no país árabe. Ele contou à Folha que se sentia “sujo e com o corpo moído”, depois de quatro dias na solitária sem tomar banho, mas que estava bem.

A ditadura síria restringe a atuação de jornalistas estrangeiros. A organização Repórteres sem Fronteiras alertou que mais de 40 jornalistas e bloggers continuam presos ou estão desaparecidos no país.

*Com informações: Knight Center

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121600 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.