
O jornalista Germano Assad embarcou nesta quinta-feira, 10 de novembro, de volta para o Brasil após passar cinco dias preso em uma solitária em Damasco, na Síria, informou a Folha de S. Paulo. Segundo as autoridades sírias, ele foi detido por suspeita de uso indevido de seu visto.
Germano havia chegado à Síria no início da revolta popular contra o regime do ditador Bashar Assad, com um visto de estudante para fazer um curso de árabe, segundo informações da Gazeta do Povo. Durante sua permanência na Síria, ele colaborou com a Folha, enviando reportagens sem se identificar, por razões de segurança.
O jornalista foi liberado após intervenção da Embaixada do Brasil no país árabe. Ele contou à Folha que se sentia “sujo e com o corpo moído”, depois de quatro dias na solitária sem tomar banho, mas que estava bem.
A ditadura síria restringe a atuação de jornalistas estrangeiros. A organização Repórteres sem Fronteiras alertou que mais de 40 jornalistas e bloggers continuam presos ou estão desaparecidos no país.
*Com informações: Knight Center