Idosos participam de gincana no Centro D. Zazinha, as atividades fazem parte da programação de final de ano. Confira outras notícias da PMFS

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

O Centro de Convivência D. Zazinha Cerqueira está promovendo a I Gincana da instituição entre os dias 24 de outubro e 30 de novembro. A iniciativa faz parte da programação de final de ano e conta com a participação de 90 idosos divididos em três grupos diferentes.

Neste período, as pessoas da melhor idade desenvolvem algumas tarefas, como arrecadar nota fiscal e garrafas pet, elaboração de paródia com o tema “Qualidade de vida na terceira idade” e desfile com roupa de material reciclado, dentre outras atividades. As notas fiscais serão encaminhadas para instituições de caridade e as garrafas para empresas de reciclagem.

Segundo a coordenadora da instituição, Aísile Andrade, os participantes têm se empenhado bastante no desenvolvimento das tarefas. “As apresentações estão sendo lindas. A cada dois dias elas vêm buscar as tarefas, fazem os ensaios e apresentam as provas”, informa Aísile. Ao final da gincana, no dia 30 de novembro, haverá premiação com medalhas para os que ocuparem a primeira, segunda e terceira posições.

Líder de um dos grupos, Neide Matos afirma que a iniciativa tem movimentado todas as pessoas atendidas no centro. “Gosto demais desse movimento. Já fizemos a primeira prova, de elaborar uma paródia com um xote, e viemos buscar a próxima”, conta.

Já nesta terça-feira (08/11/2011) e sexta-feira (11/11/2011), o Centro de Convivência D. Zazinha realiza a exposição de artesanatos confeccionados pelas idosas durante o ano. O evento é aberto ao público. As atividades da instituição serão encerradas no dia 15 de dezembro com uma confraternização e café da manhã.

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos realizou três remoções de animais mortos somente na manhã deste domingo.

As ocorrências foram registradas nos bairros Parque Brasil, Parque Getúlio Vargas e Campo Limpo. O plantão para atendimento durante os finais de semana funciona no Ceaf (Centro de Atendimento ao Feirense). As solicitações são feitas através do telefone 4009-7800.

Os animais mortos recolhidos são encaminhados para o Aterro Sanitário. Em casos nos quais os animais morrem após agredir uma pessoa, são levados para o Centro de Controle de Zoonoses, onde o material neurológico é retirado para exame laboratorial, com vistas ao controle da raiva animal.

O coordenador do setor responsável pela remoção dos animais, Agripino José de Oliveira, observa que o objetivo do serviço é preservar o meio ambiente e a saúde pública, evitando o mau cheiro e a transmissão de doenças. “O atendimento é imediato, pois qualquer animal seja de qual porte for, quando se decompõem na via pública ou em residência gera danos ao ser humano e ao meio ambiente.”, explica.

Durante a semana, o Departamento de Limpeza Pública trabalha recebendo solicitação da comunidade através do telefone (75) 3603 7778 e (75) 8175-3836 de segunda-feira a sábado, das 7 às 12 horas e das 14 às 17 horas.

Identificação biométrica na Seprev equipamento controla acesso a Central de Monitoramento

Um equipamento de identificação biométrica (através da impressão digital) foi instalado na Central de Monitoramento da Secretaria Municipal de Prevenção a Violência e Direitos Humanos (Seprev). O aparelho tem o objetivo de controlar o acesso à central que recebe imagens de mais de 70 câmeras instaladas em vários pontos da cidade.

Conforme o secretário municipal de Prevenção a Violência, Mizael Freitas, todos os prepostos que atuam na central estão sendo cadastrados. “Essa é uma área de acesso restrito e a entrada será permitida apenas aos funcionários dos diversos órgãos que atuam no monitoramento de câmeras”, destacou.

Na manhã deste domingo (06/11/2011) a Polícia Militar flagrou usuários de drogas na avenida de Canal. “Imediatamente a equipe que estava na rua foi acionada via rádio e a abordagem feita de forma instantânea. São situações que comprovam a eficiência do sistema no combate aos atos ilícitos em nossa cidade”, avalia Mizael.

A Central de Monitoramento foi visitada pelo prefeito Tarcízio Pimenta e pelo presidente do Sincol , Aloísio Abade, nesta manhã. “É um sistema muito eficiente e que será muito importante para garantir também a segurança dos usuários de transporte coletivo em nossa cidade e dos profissionais que atuam neste segmento”, considerou Aloísio.

Atualmente, cerca de 70 câmeras interligadas à Central de Monitoramento da Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev) monitoram em regime de 24 horas diversos pontos da cidade, com o intuito de garantir a segurança pública e a ordem no Município.

O equipamento conta com a presença de prepostos da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, além de técnicos da SMTT e servidores do Samu monitorando a cidade 24 horas.

Recuperação da 1ª Travessa Pax serviço será autorizado na manhã desta segunda-feira

A 1ª Travessa Pax, no bairro 35BI, terá a pavimentação recuperada a partir desta segunda-feira (07/11/2011). O serviço será autorizado pelo prefeito Tarcízio Pimenta. A via receberá o recapeamento asfáltico visando melhorar as condições de trafegabilidade. O anúncio do serviço agradou a moradores e comerciantes da localidade.

O frentista Edson Amorim, que reside no local há seis anos, acredita que a obra irá melhorar inclusive o aspecto visual da rua. “Toda vez que chove abre muitos buracos, compromete os veículos de quem precisa passar por aqui, e acaba resultando em prejuízos. Pelas condições da pista não adianta mais fazer o tapa-buracos”, avalia.

A dona de casa Regina Maciel prevê a valorização dos imóveis com a via em boas condições. “Com certeza dará um outro aspecto a toda a rua, valorizará as casas e irá melhorar também a auto-estima de quem vive aqui”, considera.

Feira de Santana já bate o recorde no número de jovens que realizaram o alistamento para o serviço militar no ano de 2011

A informação foi divulgada pela Junta de Serviço Militar, que já registrou até o momento 5668 alistamentos de jovens nascidos no ano de 1993. O prazo termina no dia 30 de dezembro. Aqueles que ainda não se alistaram devem comparecer à Junta de Serviço Militar (JSM), localizada na Praça do Ex-Combatentes S/N, no bairro São João.

Os exames serão realizados no segundo semestre de 2012 no 35º BI para concorrer a vagas no Exército Brasileiro para o ano de 2013. Os jovens nascidos em anos anteriores a 1993 devem realizar o alistamento normal com o objetivo de regularizar a situação militar.

Maestro Miro realiza apresentações artísticas com ampla programação movimenta o espaço cultural neste mês

O Centro de Cultura Maestro Miro conta com ampla programação de atividades culturais para o mês de novembro. Peças teatrais e apresentações de oficinas do Programa Arte de Viver estão entre os eventos agendados. As atividades são direcionadas para o público adulto e infantil.

No dia 8 de novembro será apresentado o espetáculo de cordel “Tabaco do Povo”, a partir das 19h30. No dia 9 é a vez do musical “Earte Canto”, às 20 horas. Além de peças teatrais, o local será palco para apresentações de balé. A programação será iniciada a partir do dia 12 com a apresentação do Balé Baby Classe, às 18 horas. No dia 13 será a vez do Balé para adultos, às 15 horas.

As apresentações de Dança do Ventre e Flamenca vão acontecer no dia 19, a partir das 19 horas. Já nos dias 23, 24 e 25, as apresentações em sequência ficam por conta das oficinas de Canto/Coral, Teclado e Violão, todas marcadas para as 19 horas. Já no dia 26, apresentam-se os grupos de danças Afro, Salão e Jazz, também às 19 horas.

No último dia da programação (28 de novembro), os alunos do curso de Teatro Infantil encerram as apresentações artísticas e culturais do Programa Arte de Viver. As atividades são oferecidas gratuitamente à comunidade nos três turnos e contempla todas as faixas etárias. Neste ano, o programa bateu recorde com um total de 1.800 alunos inscritos nos 15 cursos oferecidos.

O Programa Arte de Viver é resultado da parceria entre a Prefeitura de Feira de Santana e a Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115124 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.