Guaraná da Bahia terá fábrica e concurso de qualidade

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

(Taperoá- BA) – A abertura da ExpoInter Guaraná 2011, na noite desta sexta-feira, (18), no município de Taperoá, foi marcada por dois importantes eventos. O secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, cumprindo compromissos assumidos no ano passado, anunciou que a fábrica de guaraná que estava fechada há alguns anos no município de Nilo Peçanha vai ser modernizada e colocada em operação.

Ele disse que depois de muitas articulações, “conseguimos pactuar com a Fundação Odebrecht, através da Cooperativa de produtores da Apa do Pratigi, Cooprap, e a fábrica será equipada e modernizada, devendo entrar em operação ainda em 2012”. O investimento será da ordem de R$ 3 milhões.

A abertura da fábrica é fundamental para estruturar a cadeia do guaraná e dar sustentabilidade a milhares de produtores da região, gerando empregos e renda. A Bahia é o maior produtor nacional de guaraná e não tinha uma fábrica para agregar valor ao produto, mas agora produzir xarope de guaraná, livrando o Estado de importar xarope de guaraná do Amazonas. No mesmo ato, o secretário lançou o concurso “Melhor Guaraná da Bahia”, que terá a primeira versão no próximo ano, com o objetivo de elevar a qualidade do guaraná e estimular os agricultores a aperfeiçoar os métodos de produção.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120515 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.