Governo assinará contrato de concessão do primeiro aeroporto privatizado do país

O contrato de concessão do Aeroporto São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte, o primeiro aeroporto federal concedido à iniciativa privada, será assinado na próxima segunda-feira (28/11/2011) pelo governo federal e o Consórcio Inframérica, que venceu a licitação realizada em agosto para construção parcial, manutenção e exploração do terminal.

O grupo é formado pela empresa Argentina Corporación América e pelo Grupo Engevix, controlado pela Jackson Empreendimentos e composto por mais quatro empresas. O consórcio terá até três anos para construir os terminais e um prazo de mais 25 anos para exploração. O contrato de concessão poderá ser renovado por, no máximo, mais cinco anos, quando o aeroporto retornará ao Poder Público.

A estimativa da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) é de que sejam investidos R$ 650 milhões na construção e na operação dos terminais. O Aeroporto São Gonçalo do Amarante deve substituir o atual Aeroporto Internacional Augusto Severo de Natal (RN) e poderá ficar pronto para a Copa de 2014. A previsão é de que o terminal tenha movimento de 3 milhões de passageiros em 2014, devendo aumentar para 4,7 milhões, em 2020, e 7,9 milhões, em 2030.

A cerimônia de assinatura do contrato de concessão deverá ter a participação da presidenta da República, Dilma Rousseff, do ministro da Aviação Civil, Wagner Bittencourt, do diretor-presidente da Anac, Marcelo Guaranys, da governadora do estado, Rosalba Ciarlini, e de representantes do consórcio.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110959 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]