Foi anunciada oficialmente, nesta quarta-feira, com a presença do governador Jaques Wagner, a instalação da fábrica chinesa JAC Motors

Jornal Grande Bahia - Logomarca 2012 - 12
Jornal Grande Bahia - Logomarca 2012 - 12

A montadora chinesa JAC Motors anunciou oficialmente nesta quarta-feira (16/11/2011) a instalação de uma fábrica na Bahia. O anúncio foi feito em uma festa de lançamento realizada no Espaço Unique, em Salvador, com a presença do governador Jaques Wagner e de Sergio Habib, presidente da empresa no Brasil.

A unidade, que ficará em Camaçari, irá produzir 100 mil carros por ano. Com investimento de R$ 900 milhões, é a primeira do país com 80% de capital nacional, representado pelo Grupo SHC, e apenas 20% de capital estrangeiro, representado pela JAC Motors da China.

De acordo com o governador Jaques Wagner, a expectativa é que com mais esse fabricante, o estado, que já possui a Ford, atraia novas indústrias. “Estamos recebendo um representante da indústria automotiva campeã de crescimento no mundo. Esperamos que assim tenhamos mais musculatura para atrair outros fabricantes, consolidando nosso polo automotivo, a exemplo do que existe em Minas Gerais e São Paulo”.

A previsão é de que cerca de 3,5 mil pessoas sejam contratadas diretamente pela empresa e outras 10 mil indiretamente. O início da operação está marcado para 2014, com o lançamento de um carro diferente dos vendidos hoje pela montadora chinesa e que leve em consideração a realidade do trânsito brasileiro.

Para isso a fábrica baiana vai contar com um Centro de Tecnologia e Estilo, pista de testes e toda a infraestutura para desenvolver os carros que serão produzidos e vendidos no Brasil.

Bahia foi a melhor opção para o investimento da JAC Motors

Operando desde março no Brasil com a venda de carros importados da China, a JAC Motors escolheu a Bahia pelas condições oferecidas pelo governo baiano e pelo crescimento do mercado de automóveis na região Nordeste em relação ao resto do país; a venda de veículos na Bahia aumentou 65% nos últimos quatro anos, contra crescimento de 15% em São Paulo.

“A Bahia é um dos maiores mercados do Brasil. O Nordeste está crescendo a taxas chinesas. Para se ter uma ideia, o mercado de automóveis de Salvador já é 50% maior que o de Porto Alegre, é maior que o de Goiânia, quase do tamanho de Curitiba, e chega perto de Belo Horizonte. Ou seja, Salvador é hoje a terceira maior cidade do Brasil e o quarto maior mercado de veículos. Nós viemos para ajudar a Bahia crescer”, afirmou Sergio Habib.

Investidor nacional desenvolve projetos sociais na Bahia

O grupo SHC, que será responsável por 80% do investimento na instalação da JAC Motors no Brasil, mantém desde 2003 diversas ações sociais no estado. Por meio do Instituto SHC sediado em Trancoso, no extremo sul baiano, a empresa realiza ações nas áreas de educação, esporte, saúde e capacitação para o trabalho. Atualmente cerca de 2.500 crianças têm direito a escola em período integral com aulas de música e esporte financiadas pelo Instituto.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120656 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.