FIEB implantará em Feira de Santana unidade da Escola de Ensino Fundamental e Médio integrada ao SENAI. Confira noticias da PMFS

Feira de Santana ganhará em breve uma unidade escolar em tempo integral voltada para o Ensino Fundamental, Médio e Técnico. O projeto foi apresentado ao prefeito Tarcízio Pimenta pelo representante da FIEB (Federação das Indústrias do Estado da Bahia), Evandro Mazo, na manhã desta segunda-feira (28/11/2011).

O encontro também contou com a participação de representantes do CIFS (Centro das Indústrias de Feira de Santana), João Batista; SESI (Serviço Social da Indústria), Paulo Rego; e SENAI (Serviço Nacional de Aprendizado Industrial), Adroaldo Dória. O prefeito Tarcízio Pimenta enfatizou o interesse do Governo Municipal em viabilizar a instalação da unidade de ensino na cidade.

“É de interesse tanto da FIEB como da Prefeitura e vamos colocar isso no papel e avançar as discussões. A nossa cidade ganha muito com a chegada de mais uma unidade de ensino, o que representa mais mão de obra qualificada e mais empregos sendo gerados no município”, avalia. Para a construção da unidade de ensino a Prefeitura irá desapropriar uma área nas proximidades do SENAI, no bairro Campo Limpo.

O presidente da FIEB, Evandro Mazo, explicou que a unidade trará uma modalidade inédita na cidade: o ensino articulado. “Será uma escola em tempo integral, sendo que em um turno o aluno está na escola de educação básica e no turno oposto no curso técnico oferecido pelo SENAI”, salienta.

O diretor do SENAI, Adroaldo Dória, explicou que os alunos poderão escolher um dos sete cursos técnicos oferecidos pela unidade. “São cursos que atendem a demanda da região e preparam o jovem para o mercado de trabalho”, avalia. Em Feira de Santana o SENAI oferece os cursos técnicos: Elétrica e Automação, Manutenção Mecânica, Tecnologia da Informação, Segurança do Trabalho, Gestão da Produção e Logística, Química e Meio Ambient.

Treinamento de líderes e jovens da Adventista

A Igreja Adventista do Sétimo Dia de Feira de Santana realizará entre os dias 16 e 18 de dezembro a 6ª edição do Treinamento de Líderes e Jovens. O evento acontecerá no Espaço Manaim, na Estrada de Tanquinho. O convite oficial foi feito ao prefeito Tarcízio Pimenta pelo pastor William Andrade, na manhã desta segunda-feira (28/11/2011).

A organização espera a participação de 400 jovens e líderes da igreja durante os dias de evento. O prefeito Tarcízio Pimenta destacou a importância das ações da Igreja Adventista em Feira de Santana. “Existe um trabalho social, religioso e espiritual muito importante para a cidade”, considera.

O pastor William Andrade diz que o Treinamento é uma ação preparatória para as atividades da Igreja Adventista no ano de 2012. “A programação terá ministrações, palestras e será traçado todo o cronograma de trabalho e estratégias para o próximo ano. Serão três dias de evento”, reitera o pastor.

Na oportunidade o líder religioso também agradeceu ao prefeito Tarcízio Pimenta pelo apoio da Prefeitura ao Campori, evento realizado pela Igreja Adventista neste mês de novembro. “Foram mais de 4 mil adolescentes que ficaram acampados no Parque de Exposição João Martins da Silva e contamos com todo o apoio da Prefeitura”, salienta.

O Campori aconteceu entre os dias 11 e 15 de novembro. O evento reuniu desbravadores de 51 municípios baianos. O encontro do pastor William Andrade com o prefeito Tarcízio Pimenta também foi acompanhado pelo assessor Gilberto Lima.

Encontro Estadual da Pessoa com Deficiência, Feira de Santana estará representada durante evento em Salvador 

Feira de Santana estará presente no Encontro Estadual da Pessoa com Deficiência, que será realizado no dia 3 de dezembro, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador. O apoio para os 40 portadores de necessidades especiais, que estarão representando a cidade, foi garantido pelo prefeito Tarcízio Pimenta ao presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Reinaldo Maia, na manhã desta segunda-feira (28/11).

A Prefeitura Municipal vai disponibilizar o transporte dos feirenses. Uma das principais pautas do Encontro é o Passe Intermunicipal para as pessoas com deficiência. “Queremos ter o direito de fazer viagens intermunicipais sem ser obrigado a pagar a passagem, como já acontece no transporte coletivo”, destaca Reinaldo.

Durante a reunião com o prefeito Tarcízio Pimenta, o presidente do Conselho também solicitou adequações para a renovação do Passe Livre. “Atualmente o deficiente tem que ser submetido a perícia médica todo ano para renovar o documento. Mas, este é um procedimento desnecessário já que a situação de deficiência das pessoas beneficiadas com o Passe Livre é definitiva”, ressalta Reinaldo.

De acordo com o presidente do Conselho, a exigência da perícia está prevista na lei do Passe. O prefeito garantiu que irá verificar as possibilidades de adequar a legislação a fim de atender o pleito. “Vamos encaminhar a situação para a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito e ver o que é possível fazer dentro daquilo que estabelece a lei”, afirma.

Casais se preparam para dizer sim, palestra para participantes da 9ª edição do casamento coletivo

Um misto de ansiedade e felicidade já toma conta dos 175 casais inscritos na 9ª edição do casamento coletivo, que acontece nesta sexta-feira (02/12), às 8 horas, na Igreja Assembleia de Deus, situada na avenida Maria Quitéria. Prova disso foi a expressiva participação dos casais na palestra sobre o matrimônio, realizada na manhã desta segunda-feira (28/11), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A realização do casamento coletivo faz parte do Projeto Família Cidadã, iniciativa da Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em parceria com o Poder Judiciário. A importância do matrimônio, bem como responsabilidades dos cônjuges, foram assuntos destacados pelo diácono Gilberto Santana e pastor Paulo de Araújo.

Orientações e esclarecimentos acerca da solenidade também foram abordados pela secretária de Desenvolvimento Social, Gerusa Sampaio; chefe de Gabinete, Adilson Guimarães; e chefe da Divisão de Relações Institucionais, Maria Lícia da Mota, ambos da mesma pasta. “O projeto Família Cidadã tem como meta promover a integração da família aos seus direitos e deveres de cidadania”, afirmou Gerusa.

O fato de muitos dos futuros noivos já conviverem juntos e por isso já conhecerem as experiências do matrimônio, não foi o suficiente para que os inscritos no projeto desprezassem a importância do assunto. Para Inácio Nogueira, 55 anos, que convive com Helena Felícia há 30 anos, discutir sobre matrimônio é sempre importante. “Diferentemente de nós, que já temos experiência, muitos aqui ainda têm e estão dando o primeiro passo. Acredito que a palestra foi proveitosa para todos os casais, independente do relacionamento de cada um”, avaliou.

Já a futura noiva Aurenivia de Jesus, 30 anos, que convive há oito anos com Tiago Ferreira Santos, observa que o mais interessante foi ouvir as responsabilidades dos cônjuges. “Como o pastor e o diácono falaram, o homem e a mulher precisam entender e cumprir cada um com suas obrigações. O homem deve manter e cuidar da família, tratar a esposa com carinho e respeitá-la”, comentou, olhando para o companheiro. “A última palavra é sempre nossa, mas leva em conta o que diz a mulher. Ela é quem manda na verdade”, assumiu Tiago.

Educação Ambiental em discussão: Semmam capacita professores da rede pública de ensino

Mais de 40 professores da rede pública de ensino de Feira de Santana participam nesta segunda-feira (28/11) e terça-feira (29/11) do curso de capacitação em Educação Ambiental, no auditório do Hotel Acalanto. A iniciativa está sendo desenvolvida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam), em parceria com a Concessionária Via Bahia, através da empresa Ambiens Soluções Ambientais.

Segundo a coordenadora do projeto, Ana Paula Giorgi, o objetivo do II módulo é discutir os problemas ambientais existentes nos biomas brasileiros, como mata atlântica, caatinga e cerrado.

“Durante o curso vamos tratar sobre a caracterização dos biomas, a importância e ameaças a biodiversidade, dentre outros temas. No período do curso teremos aulas práticas e elaboração das atividades da cartilha”, informa.

Para a bióloga da Semmam, Ivamara Bastos, através da capacitação sobre meio ambiente, os professores tornam-se agentes multiplicadores. “No primeiro módulo realizado no mês de setembro discutimos o tema “Boas práticas ambientais”, que tratou sobre as questões ambientais atuais. Neste ano ainda teremos a realização da I Conferência do Meio Ambiente, que deverá ser realizada na segunda semana de dezembro”, divulga.

As atividades do III módulo serão realizadas no início de março de 2012 com o tema “Rodovia X Homem X Meio Ambiente”. Já o IV módulo (último) será realizado no final de maio com atividades de Educação Ambiental.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141298 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário