FENAGRO 2011 mostra o que há de melhor na genética animal e o potencial do estado na criação de gado de corte

O gado de corte, que se caracteriza por uma maior musculosidade, ganho de peso e rendimento de carcaça, representa 80% do rebanho bovino da Bahia, estimado em 10 milhões de cabeças, no ano de 2010.
Em 2010, o rebanho bovino da Bahia foi estimado em 10 milhões de animais.

O gado de corte, que se caracteriza por uma maior musculosidade, ganho de peso e rendimento de carcaça, representa 80% do rebanho bovino Bahia, estimado em 10 milhões de cabeças. Com maior participação, a raça nelore marca presença na 24ª Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro), são 550 animais inscritos ou que participarão dos leilões, juntamente com outros 550 bovinos de diferentes raças. Da subespécie bovina, zebuína, são consideradas gado de corte as raças Nelore, Gir, Guzerá, Tabapuã e Sindi, que também estarão representadas no evento. A Fenagro reunirá até o dia 4 de dezembro cerca de 6 mil animais.

Para o diretor da Associação Baiana dos Criadores de Nelore (ABCN) e especialista em reprodução animal, Antônio Lisboa, os animais que participam da exposição são de elite, e atendem às exigências de sanidade, muitos ainda são rankeados, ou seja, participam do ranking nacional.

Em função da importância da exposição

agropecuária, considerada segunda maior do país e a maior do Norte/Nordeste, a Fenagro foi escolhida par divulgar o Circuito Feicorte NFT 2012. Idealizado em formato de feira de negócios, o projeto estará presente em exposições importantes nos quatro principais pólos produtores de gado de corte do Brasil, onde se concentram mais de 55% do total de cabeças.

Feicorte 

O projeto é um braço da Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne, Feicorte, que, depois de consolidada no calendário de eventos nacionais como a maior feira indoor da cadeia pecuária de corte do mundo e principal vitrine do setor, amplia sua atuação em território nacional.

O objetivo, além de gerar novos negócios, é disseminar conhecimento sobre o setor (em especial sobre qualidade, pesquisa, tecnologia, equipamentos, produtos e serviços), que a Feicorte detém, para Cuiabá (MT), Salvador (BA), Goiânia (GO) e Campo Grande (MS), praças que receberão o Circuito Feicorte NFT 2012. Em Salvador, o evento ocorrerá nos dias de 21 e 22 de março.

Sob o formato de feira de negócios, com workshops para discutir os temas estratégicos para o setor, o Circuito Feicorte NFT 2012 reunirá, em cada região, produtores, técnicos, empresários e pessoas ligadas a este segmento, promovendo relacionamento e integração entre os participantes e expositores e oportunidades de negócios.

Carla Tuccilio, gerente do Agrocentro, espera a presença de mais de 1500 visitantes nos dois dias de realização do evento em cada praça do projeto. “Teremos uma feira de negócios, com 30 estandes em cada evento, para exposição de produtos e serviços, relacionamento com clientes e prospecções nos principais pólos da pecuária de corte no Brasil”, antecipa.

O Circuito Feicorte NFT 2012 começa em março e termina em junho, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, onde ocorrerá o Congresso Internacional de Bovinocultura de Corte, com a participação de importantes especialistas no setor.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114859 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.