Feira de Santana volta a ser destaque na geração de emprego, foram criados 298 novos postos de trabalho no município. Confira noticias da PMFS

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Jornal Grande Bahia, jornalismo com opinião e em defesa da ecologia integral.
Jornal Grande Bahia, jornalismo com opinião e em defesa da ecologia integral.

Feira de Santana voltou ser destaque nacional na geração de emprego, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados na última sexta-feira (18/11/2011). Pelo terceiro mês consecutivo, o município registra saldo positivo com 298 novas contratações formais obtendo a terceira colocação na Bahia, ficando atrás apenas dos municípios de Lauro de Freitas e Camaçari. O setor do comércio foi o que mais gerou empregos, com 373 novos postos de trabalho.

O secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setdec), Magno Felzemburg, ressaltou o crescimento que Feira de Santana tem obtido na geração de emprego e renda. “O município tem despontado nos dados do Caged sempre nas três primeiras colocações. O único mês em que tivemos desempenho diferente, se deu em virtude das demissões da empresa R Carvalho”, ressalta.

Para o secretário, a tendência é que nos próximos meses o desempenho do município seja ainda melhor. “Aparecemos na terceira colocação no mês de outubro, mas a tendência é que em novembro e dezembro possamos retornar as duas primeiras colocações, em virtude do aumento de empregos temporários, com o aquecimento do comércio para as festas de final de ano”, destaca.

Magno Felzemburgh lembra que o desempenho de Feira de Santana na geração de emprego e renda já foi, inclusive, reconhecido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). “Através do Programa Brasil Sem Miséria, o município foi beneficiado com dois convênios do Governo Federal, que oferece vagas para cursos de qualificação profissional”, pontua.

Fiscalização em bancos e supermercados Procon está desencadeando ações nesta segunda-feira

Agências bancárias, supermercados e estacionamentos de Feira de Santana estão sendo fiscalizados pela Superintendência Municipal de Defesa do Consumidor (Procon) nesta segunda-feira (21/11/2011). O objetivo da ação é inspecionar as leis municipais e os direitos do consumidor.

Nas primeiras horas o Procon vistoriou oito estacionamentos situados nas Ruas de Aurora, Barão do Rio Branco e Avenida Getúlio Vargas. Nestes locais a superintendência observou a disponibilidade da placa com informações sobre os preços e a tolerância dos 10 minutos.

Também foi inspecionado o cumprimento da lei dos 15 minutos nos bancos Bradesco, Santander, HSBC e Itaú, onde não foi encontrada irregularidade. Já nos supermercados são verificados o vencimento dos produtos e a presença de empacotador nos caixas. O superintendente do Procon, Rafael Pinto Cordeiro, assegura que vai manter o trabalho durante todo o dia.

“Estamos fazendo uma fiscalização de praxe punitiva e informativa. Alguns estacionamentos apresentaram irregularidades que podem ser sanadas de maneira tranqüila, mas os supermercados que tiverem produtos estragados, por exemplo, vão ter a atuação necessária”, assegura o superintendente.

Atualização de dados de servidores públicos ficha cadastral distribuída junto com o contracheque

A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Administração, realiza nesta semana o processo de atualização de dados dos servidores públicos municipais ativos e inativos.

Os funcionários deverão preencher uma ficha cadastral, atualizando informações como endereço residencial e telefones para contato.

A ficha será entregue ao servidor juntamente com o contracheque do mês de outubro, que já está disponível nas secretarias municipais. Depois de preenchias, as fichas devem ser entregues no Departamento Pessoal, na Secretaria de Administração, até esta sexta-feira (25).

Proposta Curricular em discussão 350 professores da rede municipal participam de evento na Uefs

Cerca de 350 professores da rede municipal de Educação estão participando do I Encontro de Elaboração da Proposta Curricular do Ensino Fundamental de Feira de Santana. O evento, aberto nesta segunda-feira (21/11/2011) na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), acontece até sexta-feira (25/11/2011) com o objetivo de promover discussões teórico-reflexivas para subsidiar a construção do documento.

No primeiro dia de Encontro, os professores conferiram a palestra “Currículo e práticas pedagógicas: indagações, desafios e perspectivas”, ministrada pelo professor doutor Marco Antonio Leandro Barzano. A programação segue à tarde com a Escuta Formativa: Currículo e realidade escolar da rede pública municipal de ensino de Feira de Santana.

A elaboração da Proposta Curricular é uma das estratégias da Secretaria Municipal de Educação para atender às necessidades educacionais enfrentadas pela rede e às orientações legais vigentes. “Durante o Encontro vamos apresentar os trabalhos que vem sendo realizados pelo Grupo de Elaboração (GCEF) e iremos realizar a escuta formativa dos professores da rede municipal de ensino que servirá de fundamentação da Proposta”, explica Simone Dias de Oliveira, coordenadora geral do Grupo de Elaboração da Proposta Curricular (GCEF).

O secretário municipal de Educação, José Raimundo de Azevedo, ressaltou a importância de reunir os educadores e gestores durante o processo de construção do documento que vai servir de orientação e sustentação para professores. Segundo ele, a Proposta Curricular tem como principal meta melhorar a qualidade de ensino.

“Este é um momento muito importante para a Educação em Feira de Santana. Os professores estão reunidos para discutir a Proposta que deve ser construída por todos os membros da rede de ensino municipal. E este projeto só terá validade se for elaborada a partir da base. A nossa expectativa é que sejam apresentadas estratégias que atendem à realidade do nosso Município”, afirma.

A programação segue nesta terça-feira (22/11/2011) com a realização de salas temáticas de planejamento, avaliação, cultura e conhecimento. As salas serão realizadas na UNOPAR, situada na Rua Desembargador Filinto Bastos, Centro.

Reurbanização do Areal de Basílio moradores da Araújo Pinho serão contemplados com mais serviços

O canteiro central do Areal de Basílio, na rua Araújo Pinho, vai ganhar cara nova com o projeto de reurbanização iniciado nesta segunda-feira (21/11/2011). O local será contemplado com moderno projeto de paisagismo, iluminação eficientizada, parque infantil, bancos e mesas em concreto e pavimentação.

Os serviços foram autorizados pelo prefeito Tarcízio Pimenta e serão executados pela empresa Construções e Incorporações Ltda., vencedora da licitação pública promovida pela Prefeitura de Feira de Santana. Nesta primeira etapa serão aplicados recursos próprios do Município da ordem de aproximadamente R$ 180 mil.

Ao autorizar o início da obra, o prefeito Tarcízio Pimenta ressaltou as melhorias promovidas na rua Araújo Pinho, garantindo melhores condições de moradia e segurança no trânsito. Segundo ele, a comunidade será contemplada com um espaço moderno, seguro e agradável.

“A via está recebendo pavimentação asfáltica, que está praticamente concluída dependendo apenas da finalização de um serviço da Embasa. Investimos, também, no sistema de iluminação. Agora estamos iniciando o trabalho de urbanização do canteiro do Areal de Basílio, que será transformado em um complexo de lazer e diversão para estes moradores”, destacou.

A moradora Isaura Domingos, que reside no local há 36 anos, festejou o início da obra, que segundo ela, era esperada há muitos anos. “Feira de Santana nasceu neste lugar. Nada mais justo e merecido que arrumar, colocar iluminação e calçamento. Estamos muito gratos ao prefeito por atender nossa solicitação”, declarou.

O vereador Ailton de Araújo ressaltou a importância histórica da localidade. “O trabalho de reurbanização é um antigo anseio da comunidade. O Areal de Basílio tem uma representatividade muito grande para a história de nossa cidade, por isso esta obra se faz necessária”, afirmou.

A dona de casa Lindinalva de Araújo também festejou. “Graças a Deus e a boa vontade do nosso prefeito vamos morar em um lugar bonito e organizado. Nossos filhos vão poder brincar com segurança. E o melhor, vai acabar com a poeira e os buracos”, finalizou.

Pagamento de motoristas sai em três dias processos já encaminhados para a Secretaria da Fazenda

Os motoristas que transportam professores às escolas da zona rural serão pagos dentro de três dias pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc). Todos os processos necessários para a liberação do pagamento já foram encaminhados à Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) na manhã desta segunda-feira (21/11/2011).

Preocupados com o recebimento do salário, os motoristas realizaram um manifesto em frente à sede da Seduc nesta manhã. Porém, o secretário municipal de Educação, José Raimundo Pereira de Azevêdo, assegura que a categoria foi logo recebida na repartição pública.

“O pagamento dos motoristas é realizado de acordo com o ingresso do pedido, realizado por parte dos motoristas. Como isso foi feito, encaminhamos hoje os processos para a Sefaz liberar o salário dos funcionários”, explica Azevêdo.

Campo do Gado comemora 25 anos programação composta de cavalgada e shows musicas

Referência na região pelo comércio de bovinos e artefatos em couro, o Complexo Matadouro Campo do Gado desde 1986 reúne pecuaristas e comerciantes nas segundas-feiras para a tradicional feira de animais. Nos próximos dias 26 e 27 de novembro, o equipamento estará comemorando 25 anos de existência, e para celebrar a data foi definida uma vasta programação.

No sábado (26/11/2011), a partir das 12 horas, será realizada uma cavalgada com saída da rua Tupinambás, no bairro São João, com destino ao Complexo Campo do Gado. Às 18 horas, os participantes vão poder conferir o show da banda Sela Vaqueira. Já no domingo (27/11/2011) será realizada a Corrida de Argolinha, às 10 horas, e a animação fica por conta da banda Cinturão de Prata.

O participante que conquistar o primeiro lugar na corrida receberá um garrote com nove arrobas. O segundo, terceiro e quarto colocado ganharão um carneiro cada um. Já o quinto lugar vai receber prêmios variados. Segundo o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setdec), Magno Felzemburgh, há previsão para a realização de uma vaquejada no local, no próximo ano.

“Para nós é de grande relevância celebrar os 25 anos de existência deste patrimônio histórico da cidade. Diversas melhorias foram realizadas no local na atual gestão como ampliação de currais, reforma de banheiros, revitalização do comércio de animais, dentre outras que ainda serão concretizadas”, afirma.

Além do comércio de gado, no espaço encontra-se de tudo um pouco. Comida regional, artesanato, equipamentos de montaria e artigos de couro fazem parte dos atrativos oferecidos no local. Funcionário do Complexo Campo do Gado desde a sua fundação, José Pereira sente-se honrado em participar das comemorações. “Todos nós que fazemos parte da história do Campo do Gado nos sentimos felizes em festejar seus 25 anos de existência”, comenta.

Maratona de obras em Feira de Santana investimentos na pavimentação de ruas e urbanização de praças

Feira de Santana foi transformada em um canteiro de obras. As melhorias estão sendo promovidas pelo Governo Municipal, que, preocupado em garantir mais qualidade de vida à população, tem investido recursos em pavimentação e recuperação de ruas, construção e reurbanização de espaços públicos de lazer e esportes, reforma de unidades de saúde, construção e modernização de escolas, dentre outras ações.

Nestes últimos 30 dias, o prefeito Tarcízio Pimenta autorizou o início das obras de pavimentação a paralelepípedo em 13 bairros e um distrito, contemplando 43 ruas. Foram beneficiados moradores dos bairros Papagaio, Calumbi, Santa Mônica II, Eucalipto, Aviário, Tomba, Campo Limpo, Jardim Acácia, Parque Ipê, Subaé, conjunto Feira X, Mangabeira, Queimadinha e distrito de Humildes. Além das obras de pavimentação, foram iniciados os trabalhos de recuperação do campo de futebol Novo Lar, no bairro Alto do Papagaio.

As intervenções envolvem recursos próprios do Município da ordem de R$ 6 milhões e seguem em ritmo acelerado. No bairro Papagaio, onde sete ruas estão sendo pavimentadas, o clima é de satisfação entre os moradores. A babá Roseli de Jesus Santos, moradora da Rua I, diz que os benefícios da pavimentação já estão sendo percebidos, mesmo antes da conclusão das obras.

“A rua está praticamente pronta, falta apenas um pedacinho. Mas, já estamos satisfeitos porque nesses últimos dias de chuva não precisamos enfrentar a lama e a buraqueira na rua. E agora, com os dias de sol estamos livres da poeira. Esta obra foi uma benção em nossas vidas”, comemora.

Na rua Jandaia, no bairro Parque Ipê, operários trabalham em ritmo acelerado para entregar o serviço no tempo previsto. A moradora Maria da Conceição Bezerra está radiante. “Essa obra foi tão esperada, que nem as chuvas conseguem desanimar a comunidade. É uma felicidade imensa pensar que não vamos mais conviver com a buraqueira, lama, poeira e poças de água”, declara.

E a maratona de obras continua. Nesta segunda-feira (21/11/2011), o Governo Municipal dará início as obras de urbanização do canteiro central do Areal de Basílio, no bairro Tomba, e nos próximos dias será iniciado os serviços de pavimentação de seis ruas no conjunto Viveiros.

Escola de Tiquaruçu vai receber reparos reconstrução de muro e revisão nas instalações elétrica e hidráulica

O muro da Escola Núcleo Municipal Julieta Frutuoso de Araújo, situada no distrito de Tiquaruçu, vai ser reconstruído pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc) a partir desta segunda-feira (21/11/2011). Em virtude dos dias chuvosos, o muro que protege a frente, lado e parte dos fundos da escola desabou.

Mas independente disso, as aulas foram mantidas normalmente para os 250 estudantes do 6º ao 9º ano e 150 alunos da Escola Municipal Joanita Mota. Esta última funciona ao lado da Escola Julieta Frutuoso e atende 150 alunos do Pré ao 5º ano nos turnos matutino e vespertino.

Será executada ainda, a revisão nas instalações hidráulica e elétrica da unidade de ensino para melhor atender a comunidade escolar. A vice-diretora da instituição, Analice Lima, lembra que a unidade de ensino foi construída em 1987 e reentregue após reforma executada pela Prefeitura de Feira de Santana em maio de 2010.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121580 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.