Espanhóis conhecem projetos de residência estudantil no Centro Antigo de Salvador

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

A missão da Junta de Andalucía, formada pelos espanhóis Fernando Carrascal e José María Fernández de la Puente, permaneceu nestas segunda, terça e quarta-feira (28, 29 e 30 de novembro) no Centro Antigo de Salvador (CAS) para conhecer os projetos executivos da residência estudantil, destinada a 79 universitários, e finalizar as atividades de elaboração do Guia de Arquitetura e Paisagem de Salvador e Baía de Todos os Santos. Andalucía é uma região da Espanha localizada na parte meridional do país, cuja capital é a cidade de Sevilha, onde fica a sede da Junta, instituição em que se organiza o governo local.

No que se refere à construção da residência estudantil, foram apresentados, na segunda-feira, os projetos executivos das unidades que serão instaladas em três casarões no Largo da Ajuda, na Rua Padre Vieira (números 27, 29 e 31). Pontos determinantes para a realização da iniciativa, a exemplo do financiamento e da licitação das obras, foram debatidos durante o encontro com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), o Ministério das Cidades (MCidades) e o Gabinete do Governador da Bahia. A reunião aconteceu na sede do Escritório de Referência do Centro Antigo de Salvador (Ercas), e ainda foi pautada pela questão do gerenciamento da residência, discutida com lideranças da Universidade do Estado da Bahia.

Na terça-feira, a missão esteve no Palácio Rio Branco e participou de reunião com o chefe de gabinete da Secretaria de Cultura do Estado, Rômulo Cravo, quando foi apresentado o balanço das ações propostas no Protocolo de Cooperação assinado entre a Junta, o Ministério das Cidades e o Governo da Bahia, em abril de 2010.

Além da instalação da residência e da elaboração do Guia, o documento visa estimular o intercâmbio de experiências e conhecimentos de reabilitação de Centros Históricos. Fernando Carrascal destacou o bom andamento de todo o processo: “Estamos finalizando o Guia e os trabalhos relacionados à residência estão bastante adiantados, inclusive com intervenções nos imóveis. A parceria entre Bahia e Andalucía irá render bons frutos, beneficiando a população dos dois locais”, esclareceu o espanhol.

Os encaminhamentos para a publicação e distribuição do Guia foram discutidos na manhã desta quarta-feira, em reunião realizada no Ercas. A instalação da residência e a finalização do Guia, segundo a coordenadora geral do Escritório, Beatriz Lima, configuram-se em uma oportunidade para difundir os valores arquitetônicos, paisagísticos e culturais de Salvador e da Baía de Todos os Santos. “Uma das premissas do Plano de Reabilitação do CAS é manter a população residente e atrair novos moradores. A residência estudantil, atrelada aos projetos habitacionais em desenvolvimento, ajudará na dinâmica da região, e a produção do Guia contribuirá para a difusão da riqueza histórica de Salvador e da Baía, representada em seus monumentos”, afirma Beatriz.

Participaram, ainda, da programação com a Junta de Andalucía, a arquiteta-urbanista da Secretaria Nacional de Programas Urbanos do Ministério das Cidades, Letícia Miguel Teixeira; o sub-chefe do Gabinete do Governador da Bahia, Herbert Frank, dentre outras autoridades.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108904 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]