Encontro reforça posição estratégica de Salvador para escoar algodão do Oeste

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Sete meses depois do primeiro encontro com produtores de algodão do Oeste baiano, o Terminal de Contêineres do porto de Salvador reúne novamente produtores, técnicos e lideranças interessadas no tema. No próximo dia 30 acontece o II Encontro Técnico de Logística Portuária, às 18h30, no auditório da Fundação Bahia (Rodovia BR 020/242, km 50), no município de Luis Eduardo Magalhães.

O objetivo do evento é informar ao público da região o êxito no escoamento do algodão pelo porto da capital baiana e as vantagens competitivas representadas por Salvador. A programação prevê a apresentação aos produtores da situação atual da infraestrutura portuária do Estado bem como a modernização em curso no Terminal de Salvador após os investimentos públicos e privados no segmento.

Organizado pelo Tecon Salvador, o evento conta com a parceria da Codeba (Companhia de Docas do Estado da Bahia), Abapa (Associação Baiana de Produtores de Algodão) e Seagri (Secretaria Estadual da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária). Na programação de palestras, estão confirmadas as presenças dos representantes da Codeba do Tecon Salvador, da presidente da Abapa, Isabel Cunha, e do superintendente de politicas do agronegócio da Seagri, Jairo Vaz.

As exportações do algodão do Oeste pela Bahia representam maior arrecadação tributária para o Estado e capacidade de atrair novos investimentos. Desde julho, o escoamento do produto começou a ser realizado pelo Terminal de Contêineres de Salvador. Até o final do ano, a expectativa é exportar 10% da safra baiana e até o final da safra, o Tecon pretende chegar à marca de 30% da produção saindo de Salvador.

“Criar novos caminhos para o escoamento das comoddities baianas é um dos nossos desafios. Estamos nos aproximando cada vez mais desse objetivo, um feito que contribui com o próprio incremento da economia baiana”, avalia o diretor executivo do Tecon Salvador, Demir Lourenço Júnior.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115131 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.