Em Lauro de Freitas, Projeto Praia Viva volta a Buraquinho neste domingo

Jornal Grande Bahia - Logomarca 2012 - 12
Jornal Grande Bahia - Logomarca 2012 - 12

O cenário da praia de Buraquinho mais uma vez será palco para as atividades poliesportivas do projeto Paia Viva, realizado pela Secretaria de Trabalho, Esporte e Lazer (Setrel) de Lauro de Freitas,meste domingo (27) das 9 às 16h. Quem quiser participar pode escolher entre o futebol e golzinho, vôlei, baleado, boxe, aulão de dança e swing baiano, ping-pong, xadrez, dama, espaço infantil com pula-pula, bambolês e velotrol. Durante a tarde o público será animado pelas bandas Fuscão e Samba e Samba Dez. A expectativa é de que cerca de 200 pessoas participem do evento.

Desafio de Futebol nos Bairros 

Oito equipes estão se preparando para disputar o Desafio dos Bairros de Futebol 2011, realizado pela Secretaria de Trabalho, Esporte e Lazer (SETREL), a partir deste sábado (26, às 15h. Com o objetivo de promover a integração dos times campeões e convidados dos bairros de Itinga, Centro, Portão, Pitangueiras, Vida Nova e Areia Branca, as oito equipes farão jogos em caráter eliminatórios. As partidas acontecerão nos estádios Gerino de Souza Filho, no Centro, e no Edvaldo Costa Santos, na Itinga.

Farensol participa do Nordestão de bandas de fanfarras 

Representada pela Fanfarra Cultural Renascer do Sol (Fanresol), Lauro de Freitas participa, pela primeira vez, da IV Copa Norte/Nordeste, (Nordestão) de Bandas e Fanfarras no município de Maruim, Sergipe, desta sexta-feira (25/11/2011) a domingo (27). Mais de 45 bandas e fanfarras disputam o titulo de melhor do Norte/Nordeste. Em 2010, a Fanresol, com sede no Colégio Estadual Américo Simas, Centro, foi a campeã baiana.

Tradição e festa comemoram a revitalização do Largo do Caranguejo 

Está tudo preparado para um dos festejos folclóricos mais tradicionais de Lauro de Freitas. Samba, pagode, reggae e muito axé vão animar os foliões na 27ª Lavagem do Caranguejo, que começa nesta sexta-feira (25) e vai até o domingo (27). Entre as atrações que se apresentarão estão grandes nomes da música baiana como Jáu e a banda Diamba.

Um dos pontos fortes da festa acontece no domingo (27), quando o cortejo das baianas chega no compasso dos atabaques e agogôs dos grupos culturais para lavar a escadaria do Largo do Caranguejo revitalizado. Esta é a primeira vez que o evento acontece sem a presença de “seu” Antônio do Caranguejo, um dos criadores da festa, falecido recentemente, que será homenageado.

Após o cortejo, a prefeita Moema Gramacho, secretários e foliões inauguram a primeira etapa da revitalização do Largo do Caranguejo. A área externa do principal ponto de encontro do bairro de Itinga recebeu uma Academia Popular de Ginástica com instrução sobre os exercícios impressa nos aparelhos, parque infantil, paisagismo, bancos e acessos em granito, instalação de lixeiras, pintura texturizada, o cruzeiro, postes e iluminação reestruturados, além da fonte que recebeu novas pastilhas e luzes coloridas para voltar a encantar os moradores do bairro.

Na segunda etapa, que deve estar concluída em 60 dias após os festejos, os boxes receberão nova cobertura e terão todo o piso trocado. De acordo com o vice-prefeito João Oliveira, morador de Itinga, a reforma da praça é um marco importante na integração dos moradores, que agora tem uma área de lazer bem estruturada e mais qualidade de vida no bairro.

FESTEJO – A Lavagem do Caranguejo resgata tradições antigas este ano. Nivaldo Portela, artista plástico e figura conhecida no bairro, promoverá um dos momentos mais esperados do festejo, o ‘bumba-caranguejo’, quando um grande caranguejo de papel-machê se abre soltando centenas do crustáceos, como numa desova, para alegria geral dos foliões que disputam os bichos na ‘unha’, “Há alguns anos que não fazia o bumba, mas este ano ele sai!”, garantiu o carnavalesco.

No embalo dos trios elétricos, nos dias 25 e 26, a folia começa a partir das 18h. Já no domingo (27), o cortejo das baianas abre o ultimo dia do evento a partir das 9h e os trios estão previstos para sair às 14h. No cortejo. Estão previstas a participação de 80 capoeiristas e dos grupos Zambiã, Jori Nagô, Comando Negro, Azânia, Vem dançar, Sambas de Roda Saia Rendada e Renascer do Quingoma.

Histórico – A lavagem foi criada em 1983 para compensar a frustração de um grupo de amigos integrantes do Bloco Nagazumbi que não haviam participado do Carnaval de Salvador por falta de recurso. A primeira Lavagem foi aberta com missa campal e contou com a participação de blocos como Olodum Ode, Orum Milá e do Abalaxé de Ori.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

SEXTA -25/11

18h Banda Som Line (Pagode)

20h Banda Fora da midia ( Samba)

22h Banda Q Tal ( Samba)

SÁBADO -26/11

18h Fuscão e Samba (Samba)

20h Diamba (Reggae)

22h O Prumo ( Reggae)

DOMINGO – 27/11

14h O Ranso ( Pagode )

16h Banda Mais Ou Menos Popular ( Samba)

18h Pra Abalar ( Axé)

20h Jau ( Samba Reggae)

22h Os Ecléticos

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110927 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]