EBDA comemora 20 anos de atividades com série de eventos

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Dia de festa na Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA). Com café-da-manhã, palestras, exposição e lançamento de jornal, a EBDA comemorou nesta segunda-feira (31), em grande estilo, os 20 anos de serviços prestados à comunidade, em particular, à agricultura familiar baiana.

Com um corpo funcional composto de profissionais dedicados, competentes, e preocupados com o desenvolvimento da agricultura familiar, a EBDA, vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), valoriza o seu maior patrimônio, seus técnicos. “Continuaremos lutando juntos para construir uma nova realidade para a empresa e para a agricultura do Estado”, garante o presidente da EBDA, Elionaldo de Faro Teles.

Durante as comemorações destacou-se a paixão do extensionista pelo seu trabalho. “Nós desenvolvemos extensão rural com muito amor”, afirmou o técnico da EBDA, Antônio Carneiro Rosário. A chefe da Divisão de Gado de Leite, Isa Porto, destacou que o verdadeiro extensionista trabalha com o coração. “Meu coração bate forte como da primeira vez que entrei aqui”, ressaltou a técnica Darcy Regis.

Reconhecer a importância estratégica da Extensão Rural, dos pesquisadores e dos agricultores é importante para que a EBDA, atue com base no desenvolvimento da agropecuária baiana, com foco no fortalecimento da agricultura familiar, através da prestação de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), Pesquisa e Classificação de Produtos de Origem Vegetal, fomento em agropecuária e agroindustrialização. A empresa também visa estimular e apoiar iniciativas de desenvolvimento rural sustentável, com atividades agrícolas e não agrícolas.

Comemorações

No Centro de Treinamento da Empresa foram realizados o café da manhã e as palestras sobre agricultura familiar, ministradas por Argileu Martins da Silva, diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural da Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrária (MDA), e por Nicolau Shaun, assessor da presidência da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em agricultura familiar.

A abertura do evento contou com a participação do presidente da EBDA, Elionaldo de Faro Teles, dos palestrantes, técnicos da empresa, Antônio Carneiro Rosário e Darcy Regis; diretor de Agricultura, João Bosco Ramalho; e da chefe da Divisão de Gado de Leite, representando o diretor de Pecuária, Isa Porto.

Durante sua palestra Argileu Martins da Silva destacou a capacidade de mobilização e a credibilidade que a extensão rural tem. Já Nicolau Shaun enfatizou a importância da interação entre agricultores e extensionista baseada em uma relação de afetividade, emoção e cooperação.

Já no Salvador Shopping, na Praça de Serviços (G1), a empresa iniciou ontem e segue até domingo (6), uma exposição, aberta ao público, das 9 às 22 horas. Com mais de 400 visitantes, só no primeiro dia, a exposição exibiu as principais ações e serviços realizados pela EBDA. A mostra marcou a abertura oficial das comemorações de 20 anos da EBDA e o lançamento do “Jornal Novo Dia – 20 anos EBDA”.

Jornal Novo Dia

Na sua 242ª edição, o jornal semanal da EBDA, Novo Dia, foi reformulado e ampliado para as comemorações dos 20 anos da empresa. “O objetivo é sempre melhorá-lo e fazer com que ele se torne uma referência de comunicação”, ressalta o presidente Elionaldo de Faro. “A emoção me pegou de surpresa”. Foi com essa declaração que o técnico da EBDA, Cândido Nunes de Vasconcelos, conhecido como Cândinho, iniciou seus agradecimentos pela homenagem prestada pela EBDA ao trabalho desenvolvido por ele na empresa. Candinho finalizou agradecendo a maneira generosa com a qual diretoria da empresa tem apoiado os projetos.

Com mais de 2.000 profissionais, entre pesquisadores, extensionistas, pessoal de apoio e administrativos, a EBDA, que hoje em dia atua nos 417 municípios do Estado da Bahia, foi constituída, incorporando as atividades de pesquisa, desempenhadas pela Empresa de Pesquisa Agropecuária da Bahia (Epaba) e as ações da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Bahia (Emater-BA). A sociedade tem como acionistas o Governo do Estado e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109818 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]