Diversas escolas de Salvador visitarão o Portal de Convivência montado pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

O Portal de Convivência com o Semiárido, montado pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola, vinculada à Secretaria da Agricultura, na 24ª Feira Nacional da Agropecuária da Bahia (Fenagro), que vai até domingo (04/12/2011), no Parque de Exposições de Salvador está atraindo a atenção do público jovem.

Diversas escolas de Salvador fazem excursões e caravanas para conhecer o dia a dia do agricultor familiar baiano. No Portal de Convivência com o Semiárido, as crianças visitam a fazendinha, conhecem o sistema de criação sustentável de galinhas, a fonte de aquicultura e pesca, e o pomar doméstico, além de diversas tecnologias de baixo custo adaptadas ao agricultor familiar, como a bicibomba, um sistema de irrigação que funciona com uma bicicleta.

É possível visitar também cadeias produtivas como apicultura, fruticultura, bovino de leite e várias outras. As exposições de caprinos, bovinos e degustação de produtos são as atividades que mais atraem os alunos.

A Escola Municipal do Uruguai visitou o Portal com os alunos do 5º ano do ensino fundamental. Segundo a diretora da instituição, Conceição Rocha, este tipo de iniciativa mostra a realidade de quem vive no campo. “Essa é a oportunidade de mostrarmos para os alunos todo o conteúdo que ensinamos em sala de aula. A possibilidade de aprender sobre sustentabilidade e respeito com a natureza é bastante produtiva” explica ela.

Conceição disse também, que irá realizar uma atividade em classe com os alunos. “Iremos cobrar uma redação de cada um deles, que irão relatar como foi esse contato com o mundo rural” diz a diretora.A Escola Municipal Professor Freire Filho, que fica no Bomfim, também esteve presente no Portal. Para a diretora, Antônia Maria Castro, a estrutura do estande é encantadora. “Tudo aqui está lindo! As crianças estão completamente encantadas com o mundo rural, muitos só vêm estes animais em livros. A EBDA está de parabéns pela iniciativa” diz ela.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116928 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.