Dia de Finados é celebrado de diferentes formas na América Latina

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

O Dia de Finados é celebrado de diferentes modos na América Latina. No México, a data guarda a cultura e a forma de homenagear os mortos dos povos indígenas. Diferentemente do Brasil, onde as homenagens são marcadas pela saudade e nostalgia, nos rituais mexicanos o clima é de festa, com comida, música e até doces e bebidas favoritos dos mortos.

No interior da Guatemala, onde há influência dos povos indígenas, pipas gigantes são soltas no ar, próximo aos túmulos dos mortos. Há ainda pratos típicos feitos somente neste dia do ano. No Peru, o clima também é de festa, com música e até banda. Como no Brasil, as pessoas visitam os cemitérios, levam flores e acendem velas.

No Haiti, a fé católica se mistura às tradições do vudu, com tambores e músicas tocados nos cemitérios. A ideia é despertar Baron Samedi, o Senhor dos Mortos.

O papa Bento XVI se reuniu com fiéis. Ele disse que o Dia de Finados deve ser lembrado como uma data para renovar as esperanças e o anseio de eternidade.

*Com informações: Agência Brasil

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]