Dezenas de pessoas se mobilizaram contra a corrupção na manhã do dia da Independência. Confira as notícias da Prefeitura de Feira de Santana

Jornal Grande Bahia - Logomarca 2012 - 12Jornal Grande Bahia - Logomarca 2012 - 12

Ações pelo Dia Mundial do Diabetes

“Estima-se que em todo o mundo, o diabetes mata uma pessoa a cada 8 segundos. As estatísticas comprovam que 50% das pessoas que tem a doença desconhecem que são portadoras”. O alerta é da coordenadora do Centro de Atendimento ao Diabético e Hipertenso (Cadh), Jane Fernandes, que observa que tais dados comprovam a necessidade de serem incentivadas ações de promoção à saúde que possibilitem prevenir ou retardar o aparecimento do diabetes.

Segundo Jane Fernandes, os portadores da doença a descobrem quando menos esperam. “Infelizmente as pessoas não estão atentas aos sintomas apresentados pelo próprio organismo. Apenas quando precisam ser submetidas a algum procedimento, é que descobrem que são diabéticas”, salienta, destacando alguns sinais que apontam a doença: “aumento da sede e da fome, perda ou aumento de peso, maior frequência de urina, cansaço, fraqueza, lesões nas pernas ou nos pés com difícil cicatrização, infecções frequentes, além de alterações nos valores de glicemia”. Para alertar pacientes, profissionais de saúde e a população em geral para o impacto da doença na saúde e difundir como evitar ou retardar o aparecimento da doença e suas complicações, o Cadh vai promover atividades alusivas ao Dia Mundial do Diabetes (14 de novembro), em dois momentos. “O foco principal está voltado à educação e prevenção, com a proposta de massificar informações sobre a doença e alertar cuidados para preveni-la”, informa Jane Fernandes.

O primeiro momento será uma Feira de Saúde em Diabetes que acontecerá na quinta-feira (17/11/2011), das 8h às 17h, no estacionamento do Paço Municipal Maria Quitéria, onde a equipe do Cadh vai disponibilizar serviços como teste de glicemia capilar e aferição de pressão arterial, além de realizar a distribuição de panfletos informativos. Conforme a coordenadora do Cadh, o teste de glicemia vai apontar o nível de açúcar no sangue, mas apenas o exame laboratorial vai precisar o diagnóstico. “É importante que ao notar alterações no organismo, o paciente busque atendimento médico no posto de saúde do seu bairro, onde se iniciará o acompanhamento e tratamento clássico. Se o paciente não responder a tal tratamento, ele será encaminhado ao Cadh”, esclarece.

O segundo momento que vai marcar as atividades alusivas ao Dia Mundial do Diabetes será voltado aos pacientes diabéticos do Cadh, e acontecerá no Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho, na sexta-feira (18/11/2011), das 8h às 11h. No local, os pacientes irão participar de atividades físicas orientadas por profissionais de Educação Física. Atualmente, estão cadastrados no Cadh aproximadamente 2.200 pacientes diabéticos, sendo que nem todos são hipertensos.

Encontro promovido pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Economico e Bahiatursa, discutem em oficina, Projeto Caminhos do Sertão

O roteiro turístico das cidades que integram o Conselho Regional de Turismo Caminhos do Sertão será discutido a partir desta quarta-feira (16/11/2011) até a próxima sexta-feira (18/11/2011). A oficina de roteirização será ministrada por profissionais da Empresa de Turismo da Bahia (Bahiatursa), no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), a partir das 9 horas.

Segundo o secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Magno Felzemburgh, o objetivo do encontro é montar o roteiro turístico do Caminhos do Sertão. “Feira de Santana já possui um guia turístico municipal, portanto, agora será criado um roteiro regional. A cidade será integrada a outros municípios como, Cipó, Monte Santo, Banzaê, Canudos, Euclides da Cunha, Serrinha, Teofilândia, dentre outros”, explica.

A iniciativa é promovida pela Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETDEC) em parceria com o Sindicato de Bares e Restaurantes de Feira de Santana, Bahiatursa e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Centro D. Zazinha, inscreve a partir do dia 21, aulas de artesanato, hidroginástica, bordado e dança de salão

Idosos interessados em praticar atividades físicas, conhecer as técnicas do artesanato e, sobretudo, melhorar a autoestima, podem dispor de todas as atividades no Centro de Convivência para Idosos D. Zazinha Cerqueira. A instituição vai matricular os novos alunos entre os dias 21 e 30 de novembro, das 7h30 às 13h30.

O Centro de Convivência está localizado na rua Manoel Bandeira, 75, Centro. Algumas das atividades disponibilizadas são hidroginástica, dança de salão, samba de roda, artesanato, pintura e bordado. A instituição também conta com um profissional da área de psicologia e um da área de serviço social. Segundo a coordenadora do centro, Aísile Andrade, serão oferecidas entre 20 a 30 vagas para cada oficina do próximo ano, mas as aulas de hidroginástica terão 40 vagas. As atividades físicas, diz ela, acontecem nas quartas-feiras e sextas-feiras pela manhã, com dois horários. “Atualmente atendemos 280 idosos nos diferentes cursos. A demanda é grande e o resultado obtido com os alunos é muito bom”, avalia a coordenadora.

Praça do Sítio Novo recebe equipamentos

O verde já é predominante na praça do bairro Sítio Novo. O equipamento que está sendo revitalizado pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, conta com um moderno projeto de paisagismo. No local também já foram implantados cinco pontos de iluminação, mesas e bancos de concreto e parque infantil.

Os quiosques estão prontos para receber a pintura e os últimos retoques. Conforme o secretário de Serviços Públicos, Luiz Araújo, a melhoria estética da praça, por conta do projeto paisagístico, será mantida graças ao sistema de irrigação, instalado no mês passado. “É um sistema econômico, eficiente e que mantém as plantas hidratadas e sempre molhadas. Com isso a gente não precisa mais utilizar o procedimento antigo, através de carros-pipa, o que representa também uma economia ao Poder Público”, observa o secretário.

A Praça do Sítio Novo já está sendo o ponto de encontro favorito das pessoas que residem na localidade. O encanador Rogério Ribeiro Monteiro aproveitou o feriado deste 15 de novembro para jogar dominó com os amigos. “A praça está ficando muito boa, aconchegante e isso é ótimo para nós”, considera.

Dezenas de pessoas se mobilizaram contra a corrupção na manhã do dia da Independência

Cerca de 150 pessoas percorreram a avenida Getúlio Vargas, na manhã desta terça-feira (15/11/2011), durante a Passeata Contra a Corrupção. A mobilização contou com o suporte da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), que controlou o tráfego de veículos no local durante o ato.

Estiveram presentes representantes do Centro das Indústrias de Feira de Santana (CIFS), subseção de Feira de Santana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial, Sindicatos dos Hotéis, Bares e Restaurantes e Rotary Club. A saída aconteceu na Praça de Alimentação Gilson Pereira, às 9h.

De acordo com os organizadores, o evento é apartidário e faz parte de um movimento nacional. “O objetivo é sensibilizar a população sobre este mal que está enraizado na nossa sociedade. Sabemos que este mal está presente em todas as esferas, judiciário, legislativo, executivo, polícia”, observa André Régis, presidente do CIFS.

Operação tapa Buraco tem trabalhos intensificados durante feriado

Cinco equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano estão executando a operação Tapa Buracos em Feira de Santana durante toda esta terça-feira (15/11/2011). Ação durante o feriado visa aproveitar a redução no tráfego de veículos no centro da cidade e em alguns bairros.

Conforme o secretário José Pinheiro, o serviço tem sido intensificado desde o final de semana. “Assim que as chuvas cessaram os funcionários foram para as ruas para iniciar o trabalho e aproveitamos esse feriado prolongado para adiantar uma boa parte da demanda que temos”, ressaltou.

Nesta terça-feira os serviços estão sendo executados nas principais avenidas do centro da cidade e em alguns bairros. “Acreditamos que até a próxima semana toda a cidade já tenha sido contemplada com a Operação Tapa Buracos. Temos trabalhado diuturnamente com este objetivo”, garante Pinheiro.

Centenário da Assembléia de Deus no Brasil comemmora 73 anos de existência em Feira, no Joia da Princesa

As arquibancadas do Estádio Municipal Alberto Oliveira, o Jóia da Princesa, estiveram lotadas nesta terça-feira (15/11/2011). A presença de cerca de 25 mil pessoas não foi para uma partida de futebol, mas para a celebração do Centenário da Igreja Assembléia de Deus no Brasil e comemoração pelos 73 anos de existência em Feira de Santana.

O evento contou com a presença do prefeito Tarcízio Pimenta, que esteve acompanhado da primeira-dama e deputada estadual Graça Pimenta. O presidente da Assembléia de Deus na cidade, o pastor Joezer Santana, agradeceu todo o apoio do Governo Municipal para a realização da celebração. “Esse evento só foi possível graças ao prefeito. Toda a estrutura nos foi disponibilizada: o estádio, palco, som. A Assembléia de Deus agradece ao prefeito Tarcízio Pimenta por tudo isso”, frisou. O presidente da Assembléia de Deus na Bahia, o pastor Valdomiro Pereira, também parabenizou a cidade pelo nível de organização. “Uma grande celebração, como Feira merece”, destacou.

O prefeito Tarcízio Pimenta lembrou que depois de 23 anos o Jóia da Princesa pôde ser utilizado para um evento da Igreja Assembléia de Deus. “O pastor Joezer é um homem abençoado por conseguir realizar uma celebração no estádio da cidade após mais de duas décadas. Com certeza essa cidade hoje está mais feliz com essa corrente positiva de orações”, pontuou. A celebração também contou com a ministração do pastor Jonatas Câmara, da Assembléia de Deus do estado do Amazonas, da apresentação dos cantores gospel Rose Nascimento e Eliezer Rosa, além de grupos de dança, corais e orquestra. A Assembléia de Deus foi fundada em Feira de Santana no dia 5 de julho de 1936. Atualmente a cidade conta com 133 templos, 60 pastores e 19 mil membros.

Também estiveram presentes no evento os secretários municipais Mizael Freitas (Prevenção a Violência) e Nivaldo Vieira (Relações Interinstitucionais), deputados estaduais Carlos Geilson e José Neto, o ex-deputado federal Colbert Martins Filho, além dos vereadores Angelo Almeida e Otávio Joel.

Secretaria Municipal de Saude disponibiliza serviço de verificação de óbito

Familiares ou responsáveis por pessoas que apresentam sinais de falecimento em sua própria residência podem contar com o Serviço de Verificação de Óbito (SVO), disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) durante toda a semana, inclusive sábados, domingos e feriados, das 8h às 18 horas. Quatro médicos e uma assistente social integram a equipe do SVO, coordenada pelo setor de Divisão Médica.

Conforme o coordenador do SVO, Fábio Beillo, a prestação do serviço, antes de responsabilidade das funerárias, conta com o auxílio das policlínicas e Unidades de Saúde da Família (USF). “Caso o cidadão com suspeita de morte seja acompanhado pelas equipes das USFs, recomenda-se que os familiares procurem a equipe da unidade acompanhante para fazer a constatação do óbito”, explica. Ele acrescenta que “as policlínicas devem ser acionadas quando não há USF no bairro em que reside o paciente, ou quando o falecimento ocorreu no fim de semana, período em que as USF não funcionam”.

Ainda de acordo com Fábio Beillo, as policlínicas são responsáveis por acionar a equipe plantonista do SVO, mediante o comparecimento na unidade de um familiar ou responsável da pessoa com suspeita de falecimento e apresentação da documentação. “A policlínica aciona a equipe que se dirige até a residência do paciente. Constatado o falecimento, o médico emite a Declaração de Óbito. Com o documento em mãos, o familiar ou responsável é encaminhado para um cartório onde serão emitidos o Atestado de Óbito e a Guia de Sepultamento”, esclarece.

Programa Amor Exigente será implantado no Município de Feira, para familias que tenham dependentes quimicos

Pais e familiares de dependentes químicos vão contar com um programa de mútua e auto-ajuda. Trata-se do “Amor-Exigente”, uma iniciativa da Federação Brasileira do Amor Exigente e Baixada Americana, que tem a parceria da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev).

Em Feira de Santana, o programa será implantado nos dias 18, 19 e 20 de novembro durante encontro realizado na sede da Universidade Associação Educacional Leonardo da Vinci (Uniasselvi). Segundo o secretário de Prevenção à Violência, Mizael Freitas de Santana, o programa vai oferecer uma atenção a mais aos familiares dos usuários para que eles saibam conduzir a situação. “A família é a célula mater da construção do indivíduo, inclusive da cidade. Então, creio que é um investimento muito importante, pois cada dia mais há um crescimento no consumo de drogas”, considera o secretário. No primeiro dia do evento (18) acontece a abertura e nos dias seguintes haverá oficinas para organização, conhecimento e elaboração de novos grupos.

Alguns dos órgãos presentes no encontro serão as Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e Desenvolvimento Social, Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), Polícia Civil e Polícia Militar, Pastoral Carcerária, Conselhos Tutelares, Centro de Atendimento Sócio-Educativo Juiz Melo Matos e diretores de escolas.

Serão disponibilidades 100 vagas. A partir do evento vão ser definidos os coordenadores dos grupos para que a população seja mobilizada de forma abrangente. Hoje o programa Amor-Exigente atua em 28 cidades do Brasil e, na Bahia, foram contemplados os municípios de Feira de Santana, Salvador, Camaçari e Lauro de Freitas.

Fiscalização do Conselho Tutelar é realizada em escolas, para acompanhar ausência de alunos

Agora é lei. As escolas municipais de Feira de Santana são obrigadas a informar mensalmente aos Conselhos Tutelares, as ausências dos alunos superiores a cinco dias consecutivos sem a devida justificativa. Mas antes mesmo de a Lei 3.282 entrar em vigor, a Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) já realizava este procedimento.

Segundo a chefe da Divisão de Planejamento e Técnicas Pedagógicas, Rosana Vieira, as escolas foram preparadas a desenvolver este trabalho através do preenchimento da Ficha de Comunicação do Aluno Infrequente (FICAI), elaborada pelo Ministério Público. Antes de encaminhar a ficha à direção da escola, porém, o professor busca informações com outros alunos sobre a ausência do colega. A partir do terceiro ao quinto dia de falta seguido, explica Rosana, o docente comunica a ocorrência à direção. “Ao ser informada, a direção da escola convoca os familiares do aluno e se informa sobre o motivo da ausência, mas quando não tem resultados encaminha a Ficai para o Conselho Tutelar tomar as providências”, detalha.

Quando o órgão não tem êxito encaminha a notificação ao Ministério Público para tomar as medidas cabíveis. “A gente já vinha trabalhando dentro dessa perspectiva, em parceria com o Ministério Público”, assegura a chefe de Divisão de Planejamento. Conforme a Lei de 7 de novembro de 2011, o cumprimento do Diploma Legal será acompanhado pelas Secretarias Municipais de Educação e de Desenvolvimento Social (SEDESCO). A lei foi publicada em jornal de circulação local no sábado (12/11/2011).

Pavimentação contempla moradores do Tomba, em Feira de Santana

A manhã desta quarta-feira (16/11/2011) foi de muita alegria para os moradores da rua Martins Sena, no bairro Tomba. A via, com 1.397 metros quadrados, começou a receber pavimentação em paralelepípedo. A realização faz parte do pacote de obras que envolve recursos próprios do Município da ordem de R$ 6 milhões.

Os serviços foram autorizados pelo prefeito Tarcízio Pimenta, que ressaltou o compromisso do Governo Municipal em oferecer mais qualidade de vida à população de Feira de Santana. Na oportunidade, o gestor municipal ouviu reivindicações da comunidade e autorizou a realização de estudos para ampliação das obras. “A pavimentação de uma rua traz muitos benefícios para a comunidade. Vamos dar continuidade aos trabalhos”, destacou. O policial militar Enéas Miranda lembrou que em dias de chuva era quase impossível trafegar pela via. “A rua está cheia de buracos. Enfrentamos muitos transtornos como lama e poeira, no período de estiagem. Com a rua calçada, os moradores ganham mais qualidade de vida e os imóveis se tornam mais valorizados. Graças a Deus o prefeito está atendendo o nosso pedido”, afirmou.

A dona de casa Estela Maria Magalhães elogiou o prefeito pelos investimentos em pavimentação de várias ruas da cidade. “Feira de Santana está sendo presenteada com tantos investimentos e isso traz satisfação para os cidadãos que trabalham e pagam seus impostos”, elogiou.

Centro recebe mais sinalizações e ruas asfaltadas sofrem intervenções

A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), tem desenvolvido importantes ações visando assegurar mais comodidade e segurança a pedestres e motoristas. Nesta quarta-feira (16/11/2011), foram iniciados os trabalhos de sinalização vertical e horizontal em mais três vias recém asfaltadas.

As ruas Aristides Novis, Juracy Magalhães Junior e Praça Tiradentes estão recebendo faixas de pedestres, placas indicativas, setas. A sinalização, de acordo com o secretário municipal Flailton Frankles, é uma importante ferramenta para nortear e garantir segurança no trânsito. “À medida que as ruas vão recebendo pavimentação asfáltica estamos imediatamente realizando o trabalho de sinalização. Essa medida garante melhor fluidez, facilita o deslocamento e, o mais importante, contribui para dar mais segurança aos motoristas e aos pedestres”, afirma.

Ao acompanhar o início dos trabalhos de sinalização, o prefeito Tarcízio Pimenta ressaltou que todas as ruas recuperadas serão contempladas com sinalização de trânsito. As intervenções já contemplaram as ruas Aristides Novis, Castro Alves e Quintino Bocaiúva. O prefeito elogiou, ainda, o trabalho de reurbanização da Praça Tiradentes, que está em fase de finalização. “É importante oferecer mais segurança ao transito e esta ação vai ser feita em todas as ruas que receberem o banho de asfalto”, ressalta.

Entrega de 1.036 armas ao Exército Brasileiro, serão destruídos em ato simbólico no 35º Batalhão de Infantaria, em Feira de Santana

A Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (SEPREV) vai realizar um ato simbólico nesta quinta-feira (17/11/2011), às 9h, no Batalhão da Polícia Militar, para marcar a entrega de 1.036 armas ao Exército Brasileiro. Os armamentos foram recolhidos durante a Campanha pelo Desarmamento deste ano.

Durante a solenidade também acontecerá a reunião do Comitê Feirense pelo Desarmamento. A destruição das armas coletadas durante a campanha será na sede do 35º Batalhão de Infantaria. O coordenador regional da campanha e coordenador nacional da Ong MovPaz, Clóves Nunes, observa que o material será transformado em limalha – partículas de metal produzidas pela fricção. Feira de Santana é a única cidade do Brasil que desenvolve a campanha voluntária de entrega de armas. “Isso demonstra a disponibilidade da sociedade em participar ativamente da campanha, deflagrada pelo Governo Federal no início do ano”, pontua o secretário municipal da Seprev, Mizael Freitas de Santana.

As pessoas interessadas a aderir a Campanha do Desarmamento podem entregar a arma na Casa da Paz, situada na rua dos Pacifistas, conjunto Feira V. Quem fizer a entrega de qualquer armamento recebe indenização no valor entre R$ 100 e R$ 300, a depender do calibre. Não é necessário identificar-se nem dizer a origem da arma. A verba é depositada entre 10 e 15 dias e a arma fica na sede da Polícia Federal, após ser danificada presencialmente. O ato simbólico vai contar com a presença do prefeito Tarcízio Pimenta, secretários municipais, entidades civis, eclesiásticas e militares.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]