Deputada Graça Pimenta critica o fato de a Bahia continuar fora do Plano Nacional de Banda Larga e lembra o prejuízo ocasionado aos baianos

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Segundo informações de um jornal de circulação estadual, a Bahia permanece excluída do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), que prevê investimentos do governo federal e das operadoras de telecomunicações, com o objetivo de oferecer conexão de internet com 1 megabit por segundo pelo valor de R$ 35 mensais. Para a deputada estadual Graça Pimenta (PR), sem internet a preços populares os baianos ficam com menos uma possibilidade de se informar.

“O fato de a Bahia seguir fora do PNBL representa grande prejuízo para os baianos, principalmente para aqueles que não podem pagar pelo serviço de internet. Em Feira de Santana, a prefeitura oferece conexão gratuita em diversos pontos da cidade através do programa Feira Cidade Digital, garantindo a acessibilidade dos cidadãos. Hoje a internet é uma imensa fonte de informação. Sem internet a preços populares, os baianos ficam com o direito de acesso à informação, que é garantido na Constituição Federal, limitado”, considera.

Em vigor desde o mês de outubro, o PNBL já contemplou cidadãos de 444 municípios brasileiros. Os estados do Rio Grande do Norte, Amapá, Paraíba, Amazonas e Pará também não receberam investimentos ainda. Os estados mais beneficiados foram São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, sendo que o território paulista foi o maior contemplado até o momento, com 233 municípios inclusos no plano. A expectativa do governo federal é ampliar o PNBL até 2014.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 122986 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.