Definidas emendas do Orçamento da União 2012 para a Bahia

Jornal Grande Bahia - Logomarca 2012 - 12
Jornal Grande Bahia - Logomarca 2012 - 12

Os parlamentares da bancada baiana no Congresso definiram hoje (23/11/2011) as emendas que serão apresentadas para o Orçamento Geral da União do exercício de 2012. No total, são 15 emendas de bancada, três dos senadores e outras três de remanejamento. Segundo o senador Walter Pinheiro (PT-BA), “a bancada buscou essa coesão ao apresentar as 21 emendas para que tivéssemos a oportunidade de discutir com o governo federal a liberação dos recursos e, principalmente, dotar o estado da Bahia de condições para ampliar a sua capacidade de desenvolvimento e crescimento”, destacou.

Dentre as principais reinvidicações estão reformas de hospitais públicos em Salvador, a construção do aeroporto de Vitória da Conquista, recursos para aquisição de equipamentos para universidades estaduais, federais e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifet), segurança pública, tratores e equipamentos para agricultura e para reforma do Teatro Castro Alves.

“Além disso, queremos garantir verbas para custear os estudos necessários para implementação do Vetor Oeste, que inclui a Ponte Salvador-Itaparica, para uma segunda ponte ligando o centro de Ilhéus ao bairro do Pontal, ampliação do metrô até Cajazeiras, investimentos no terminal de granéis líquidos do Porto de Aratú, em estradas e na construção da barragem do Rio Colônia, em Itabuna”, informou o senador.

Pinheiro adiantou que uma das emendas será dedicada para a construção de um Centro Integrado de Emergências, que vai concentrar serviços de polícia, bombeiros e atendimento médico (Samu) através de um único número telefônico. Ele também destacou que o valor total das emendas pleiteadas pela bancada baiana pode ultrapassar os R$700 milhões.

Dentre as emendas de remanejamento, destaque para investimentos no Perímetro de Irrigação de Ceraíma, na região de Guanambi, e no anel rodoviário da BR-116, em Euclides da Cunha.

Em relação às emendas dos senadores, Pinheiro pleiteia recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para aquisição de patrulhas, Lídice da Mata direciona verbas para promoção de eventos turísticos, e João Durval para a construção do anel rodoviário do contorno de Feira de Santana. O Orçamento Geral da União para 2012 deve ser votado até o dia 22 de dezembro.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Carlos Augusto 9610 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).