Creas Pop garante a reinserção familiar pessoas em situação de rua são transferidas para cidade de origem. Confira outras notícias da PMFS

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
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Promover a reinserção familiar de pessoas que vivem em situação de rua. É com esta proposta que o Centro de Referência Especializada da Assistência Social para População em Situação de Rua (Creas Pop) – Elizabeth Gomes Martins tem realizado transferências de vários cidadãos que se encontram sem moradia em Feira de Santana até a cidade de origem.

Segundo a coordenadora do Creas Pop, Vanusa Mascarenhas Barreto, as transferências acontecem com freqüência, devido ao fato da cidade estar localizada em um dos maiores entroncamentos rodoviários do país. Segundo ela, há ainda o agravante de muitos municípios se eximirem da responsabilidade e encaminharem as pessoas em situação de rua para Feira de Santana.

“Na última semana de outubro, por exemplo, 13 membros de uma mesma família foram encaminhados pela Secretaria de Ação Social de Salvador para o nosso município. Eles foram transportados em uma van e ao chegar a Feira de Santana procuraram o auxílio do poder público municipal, para viabilizar o retorno à Brasília, onde residem os demais familiares”, relata Vanusa.

Ainda de acordo com a coordenadora do Creas Pop, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social cedeu todo apoio necessário, acolhendo oito crianças e a genitora da família na sede do programa Rua Tô Fora e quatro adultos, incluindo o pai, na Casa de Passagem Ala Bastros.

“Não podemos reproduzir negligências e da mesma forma tentar transferir responsabilidades”, pontua Vanusa, destacando a iniciativa do governo municipal em adotar medidas eficazes para resolução destes casos. “A família foi devidamente assistida, contou com moradia, alimentação, foi acompanhada por assistentes sociais e psicólogos e já embarca com destino à Brasília nesta quarta-feira (09/11/2011)”, informa a coordenadora do Creas Pop.

Vacinação antirrábica no Muchila I agentes de zoonose visitam domicílios para imunizar animais

A iniciativa do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) em visitar localidades para realizar a vacinação antirrábica está sendo elogiada pelos donos de cães e gatos, que ganharam mais comodidade para imunizar seus animais. Na manhã desta quarta-feira (09/11/2011), os agentes de zoonose atuaram no Muchila I, concentrando as atividades na praça principal do bairro e visitando as residências que possuem cães ferozes, conforme solicitação dos próprios donos.

Atenta a importância da imunização contra a raiva animal, a contadora Cristiane Carvalho solicitou aos agentes que se deslocassem até sua residência para vacinar a pitbull Mel e a rotivale Aia. “São cães mais ferozes e que exigem um certo trabalho para retirá-los de casa. A iniciativa em percorrer os bairros realizando a vacinação é realmente muito boa, pois oferece ao dono mais comodidade”, avalia.

Para o corretor de imóveis, Jorge Maltez, que conduziu dois cães até a praça do Muchila I, a ação oferece facilidade ao dono, que nem sempre dispõe de tempo, e gera menos stress ao animal.

“O deslocamento até um posto de vacinação distante gera um desconforto para o animal. Acredito que a vacinação volante alcança um resultado bem melhor justamente por conta disso”, considera, acrescentando que “quem gosta e tem carinho, deve assumir a responsabilidade de imunizar seus animais”.

A ação prossegue nesta quinta-feira (10/11/2011) no bairro Muchila II e na sexta-feira (11/11) no conjunto Morada do Sol. A vacinação será retomada na quarta-feira (16/11), na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Queimadinha. O “Dia D” da campanha antirrábica será realizado em Feira de Santana no dia 19 de novembro. A meta do município é imunizar 74 mil animais.

Cadastro para servidores de autarquias extintas, eles vão receber saldo referente a década de 1980

Até o início da manhã desta quarta-feira (09/11/2011) mais de 200 servidores das extintas autarquias municipais Centro Industrial do Subaé (CIS), Surfeira e Projeto Cabana (Centro de Abastecimento), já se cadastraram para o recebimento do saldo do FGTS devido desde a década de 1980. A atualização de dados está sendo realizada na Secretaria Municipal da Administração, na avenida Sampaio.

De acordo com o secretário municipal da Administração, João Marinho Gomes Junior, a expectativa é que mais de mil funcionários atendam ao chamamento. Ele lembra que o valor total a ser pago é de R$ 2 milhões.

“No último dia 26 de outubro recebemos a informação de que o débito do FGTS já foi quitado. A partir de agora vamos aguardar a Caixa Econômica enviar a relação dos pagamentos, fazer a busca da folha de pagamento dos funcionários no Arquivo Público e individualizar os valores correspondentes a 8% do salário que o servidor recebia na época”, informa.

Terão direito ao benefício os servidores que comprovarem, mediante apresentação da carteira profissional assinada e comprovante de inscrição no PIS/PASEP, o vínculo com o CIS entre agosto de 1972 a junho de 1976; com a Surfeira de janeiro de 1976 a maio de 1989; e com o Centro de Abastecimento de setembro de 1986 a agosto de 1989.

Reurbanização da Praça do Tomba concluída equipamento situado entre as ruas São João e Evandro Cardoso

A comunidade do bairro Tomba passou a dispor de um novo espaço para o lazer. A praça situada entre as ruas São João e Evandro Cardoso foi reentregue aos moradores totalmente reformada. Os serviços compreenderam na colocação de bancos e mesas em concreto, novo piso e moderno projeto paisagístico.

Os trabalhados foram executados pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp), através do Departamento de Áreas Verdes. “Essa obra é uma meta do Governo Municipal em ofertar à comunidade mais um equipamento para o lazer”, assegura o secretário Luiz Araújo.

De acordo com o morador do bairro, Vildizar Santos, a comunidade comemora com muita alegria a recuperação da praça. “Estamos todos felizes com mais um excelente trabalho desenvolvido pela Prefeitura. Este já era um espaço bastante aproveitado pelos moradores e, agora, será muito mais”, afirma.

A dona de casa Joselita Bastos observa que os serviços de reurbanização no equipamento garantem o lazer das crianças e adultos. “Com a reforma da praça, as pessoas que vivem nessa região terão acesso a um espaço que visa promover o bem estar e a alegria das famílias”, destaca.

Garantido pagamento a agentes de limpeza prefeito e secretários intermediaram acordo entre a Qualix e categoria

Os agentes de limpeza vinculados a empresa Sustentare (antiga Qualix) receberão o pagamento do salário do mês de outubro até a próxima sexta-feira (11/11/2011). O prazo foi definido durante uma reunião realizada na manhã desta quarta-feira (08/11), no gabinete do prefeito Tarcízio Pimenta. O Governo Municipal intermediou o acordo entre a categoria e a empresa.

O encontro contou com as presenças dos secretários municipais, Wagner Gonçalves (Fazenda), Fabrício Almeida (Comunicação Social), e Nivaldo Vieira (Relações Interinstitucionais), presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Pública e Terceirizada de Feira de Santana, Rosalvo Ferreira de Cerqueira, advogado da Sustentare, Ronaldo Mendes Dias, e uma comissão formada por representantes dos agentes de limpeza.

A Sustentare é responsável pela administração do aterro sanitário de Feira de Santana. O secretário Wagner Gonçalves garantiu a efetuação do repasse referente a utilização do aterro sanitário no valor de R$ 300 mil para a empresa, valor que deverá ser utilizado no pagamento do salário dos trabalhadores, conforme assegurou o advogado da empresa. De acordo com os agentes de limpeza, o pagamento estava agendado para a última terça-feira (08/11/2011).

O prefeito Tarcízio Pimenta observa que é fundamental a intermediação da Prefeitura neste processo. “A gente sabe que qualquer situação de incômodo reflete na população, como aconteceu esta semana. Os agentes de limpeza têm um papel muito importante para a cidade e por isso estamos dando atenção especial a essa situação”, salientou.

Durante a reunião também ficou definido que o Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Pública fará o levantamento dos funcionários que desejam rescindir o contrato trabalhista com a Sustentare. “Há sete meses a empresa vem pagando os trabalhadores, já que existe a perspectiva por parte dela em voltar a operar na coleta de lixo, mas alguns estão insatisfeitos e querem rescindir e receber o que lhes é de direito”, explica Rosalvo Cerqueira.

Iniciada pavimentação no Campo Limpo serviço autorizado nas ruas Baguaçu, Abel e Baepende

Os moradores do bairro Campo Limpo acompanharam, na manhã desta quarta-feira (09/11/2011), o início das obras de pavimentação em paralelepípedo de mais três ruas do bairro. São elas: Baguaçu, Abel e Baepende. O serviço foi autorizado pelo prefeito Tarcízio Pimenta, acompanhado do secretário de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, e da vereadora Cíntia Machado.

Na oportunidade, o prefeito também autorizou a execução do projeto para calçamento da rua Baetaporã, atendendo a solicitação da comunidade. “Estamos dando continuidade ao pacote que contempla diversos bairros com obras de pavimentação e agora chegou a vez do Campo Limpo. São três ruas a serem iniciadas e mais uma quarta a ser executada em seguida, e com isso garantimos mais qualidade de vida à população”, declarou Tarcízio.

O serviço será executado pela empresa Ramos Construções Ltda, vencedora de licitação pública realizada pela Prefeitura Municipal. A maior extensão de pavimentação será na rua Abel, com 931 metros quadrados. Na rua Baguaça serão implantados 540 metros quadrados de paralelepípedo, enquanto na Baepende serão 119 metros quadrados.

A vereadora Cíntia Machado ressaltou o compromisso assumido pelo prefeito Tarcízio Pimenta com os moradores do Campo Limpo. “Hoje começa a ser concretizado aquilo que foi firmado com vocês. Esta é uma prova de que o prefeito é um homem de palavra e cumpre aquilo em que se compromete”, salientou.

Para os moradores, a pavimentação das ruas é uma espera antiga. “Há muito tempo a gente vê várias outras ruas do bairro sendo calçadas e a nossa ficando na mesma situação. Mas graça a Deus, o prefeito olhou para nós. Agora vai acabar o sofrimento com a lama e a poeira”, destacou a dona de casa Francisca de Jesus.

Assistência humanizada a diabéticos e hipertensos 1.320 pacientes foram atendidos no Cadh no mês de setembro

Referência no Município, o Centro de Atendimento ao Diabético e Hipertenso (Cadh) tem garantido assistência humanizada a pacientes portadores de diabetes e hipertensão residentes em Feira de Santana. No mês de setembro, foram atendidos 1.320 pacientes. A unidade realizou 1.478 procedimentos entre glicemia capilar, aferição de pressão arterial, curativos e desbridamentos.

Ainda no mês de setembro, foram distribuídas 5.800 fitas para controle glicêmico domiciliar e 70.650 medicamentos entre anti-hipertensivos (29.040), hipoglicemiantes (40.770) e insulinas (840).

De acordo com a coordenadora do CADH, Jane Fernandes, são realizados cerca de 100 atendimentos diariamente. Segundo ela, os índices de pacientes com diabetes e hipertensão no Município preocupam os órgãos de Saúde.

“O diabetes é considerado uma epidemia mundial. A nossa preocupação é conscientizar os pacientes a buscarem atendimento, seguirem as orientações para manter a doença controlada e adotarem hábitos de vida mais saudáveis”, afirma.

O Cadh está localizado na rua São Domingos, bairro Capuchinhos, e disponibiliza serviços em diversas especialidades como nutrição, fisioterapia, endocrinologia, cardiologia, nefrologia, angiologia, assistência social, psicologia, enfermagem e clínico geral.

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