Controladores de prefeituras da Bahia vão criar entidade de classe

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Com objetivo principal de constituir a União das Controladorias Internas do Estado da Bahia (UCIB), será realizado nesta segunda-feira, dia 7 (11/2011), o I Fórum de Controladores Internos Municipais. O evento começara às 8h30, no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), CAB, em Salvador.

A UCIB será constituída por controladores internos, técnicos de Controle Interno e ex-controladores das prefeituras, câmaras de vereadores e entidades descentralizadas. A intenção é promover ações a fim de garantir o pleno funcionamento das Controladorias Internas nos municípios, aperfeiçoar os mecanismos de controle dos recursos públicos e fomentar a articulação com os órgãos de controle externo. O projeto é articulado por cerca de 200 controladores de todo o Estado

A entidade também pretende representar os controladores e técnicos em controle interno dos municípios associados judicial e extrajudicialmente, participar da formulação e implementação das políticas de controle interno e transparência dos recursos públicos municipais e funcionar como órgão permanente de coordenação e articulação dos interesses comuns da categoria. De acordo com o controlador geral de Lauro de Freitas, Kívio Dias, o desafio da UCIB é “dar o suporte técnico e institucional aos servidores responsáveis por tais órgãos, o que certamente contribuirá para combater a corrupção e a melhoria das gestões públicas municipais em nosso Estado”.

Kívio Dias lembra que o papel das controladorias internas é coordenar a política de fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial dos entes federados. “Estimular a normatização de procedimentos internos, capacitar servidores, promover auditorias e inspeções internas, acompanhar os resultados dos programas de governo, garantir o cumprimento dos índices com gastos em educação, saúde e pessoal, e a divulgar as despesas públicas fazem parte da missão deste órgão”.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108139 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]