Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social debate política industrial da Bahia nesta quarta-feira

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Contribuir para a formulação de novas alternativas de desenvolvimento industrial do estado, garantindo o incremento econômico e social e a redução das desigualdades entre os Territórios de Identidade baianos. Este será o principal objetivo da reunião do Pleno do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia (Codes), órgão vinculado à Secretaria de Relações Institucionais do Estado (Serin), que acontecerá nesta quarta-feira (16/11/2011), a partir das 9h30, em Salvador, no Hotel Fiesta (Itaigara).

Com a presença do governador Jaques Wagner, presidente do Codes, o evento terá como base do debate o estudo preliminar “Política Industrial da Bahia: Estratégias e Proposições”, elaborado pelo Projeto Aliança, que reuniu a Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (SICM), Petrobras, Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) e o Núcleo Regional do Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

A publicação traça um diagnóstico de dez setores do segmento industrial de acordo com suas potencialidades para o desenvolvimento socioeconômico da Bahia, entre eles os setores de petroquímica, petróleo e gás, automotivos, naval e agroindústria. Editado em dois volumes, o estudo contou com o trabalho de acadêmicos, empresários e técnicos, que também abordaram temas transversais como desenvolvimento regional, sustentabilidade ambiental, energia, inovação tecnológica e infraestrutura logística.

Especificidades

“O encontro visa contribuir com o debate acerca do papel do setor industrial no desenvolvimento socioeconômico da Bahia, analisando-se as especificidades de cada setor e as demandas em comum que devem ser observadas para assegurar um crescimento equânime de todos os Territórios, compensando-se os descompassos do passado”, afirmou o secretário de Relações Institucionais, Cézar Lisboa, secretário-executivo do Codes.

As discussões serão precedidas por uma apresentação do titular da SICM, James Correia. “A ideia é que, ao final do debate, um grupo de trabalho seja criado para analisar as propostas elencadas, que servirão como contribuições no processo de consolidação da política industrial do Estado”, acrescentou o coordenador-executivo do Codes, Edson Valadares.

O Pleno do Codes é composto pelo governador, o secretário de Relações Institucionais e os 45 membros da sociedade civil, entre empresários, acadêmicos, entidades representativas dos trabalhadores e, ainda, representantes dos setores culturais, éticos e populações tradicionais.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112611 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]