Centro Digital Drance Mattos de Amorim, localizado no bairro Baraúnas, irá formar a primeira turma com 519 alunos. Confira as notícias da PMFS

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia - Logomarca 2012 - 12
Jornal Grande Bahia - Logomarca 2012 - 12

A formatura da primeira turma do Centro Digital Municipal Drance Mattos de Amorim, localizado no bairro Baraúnas, será realizada no dia 17 de dezembro, na própria unidade. Na ocasião 519 alunos receberão os certificados de conclusão do curso de Informática Básico. As aulas são ministradas gratuitamente para a comunidade, com chancela da Microsoft.

Até o momento mais de 400 pessoas já se inscreveram para as novas turmas, que serão iniciadas a partir do mês de janeiro. Segundo a coordenadora do Centro, Margareth Ribeiro, atualmente os alunos estão tendo aulas práticas sobre o uso do computador. “Os alunos estão aprendendo a montar e desmontar o computador”, informa.

Para Claudemir Jesus Caldas, 25 anos, a qualidade do curso é muito diferente de outros que ele já fez. “Estou amando. Através deste curso, já sei manusear o computador e utilizar alguns programas”, conta. A dona de casa, Maria Conceição Silva, 48 anos, encontrou no curso uma oportunidade para se atualizar. “Descobrir um mundo tecnológico cheio de grandes novidades”, afirma.

O Centro Digital Drance Mattos de Amorim é o maior equipamento do gênero no norte-nordeste do país. Inaugurado em junho deste ano, conta com duas salas de 50 metros quadrados, com 40 computadores cada. A previsão é que até 35 mil pessoas sejam capacitadas, por ano, nos cursos de Informática Básico.

Povoado de Socorro, promove neste sábado a 40ª festa do Vaqueiro com programação composta de desfiles, missa e shows musicais

Os tradicionais festejos em homenagem a Nossa Senhora do Socorro será realizado neste sábado (19/11/2011) e domingo (20/11), durante a 40ª edição da Festa do Vaqueiro do povoado de Socorro, no distrito de Tiquaruçu. As homenagens contam com ampla programação que inclui de desfiles, shows musicais e missa campal.

Para o organizador do evento, Veridiano José de Cerqueira, a festa resgata a cultura sertaneja. “O objetivo é não permitir que a tradição do vaqueiro seja esquecida e prestar uma homenagem a Nossa Senhora do Socorro”, afirma. Participarão cinco grupos de vaqueiros com uma média de 30 pessoas por grupo, são eles: Espora de Ouro, Enchendo e Derramando, 100 Pareia, Cavaleiros da Lua e Grupo União.

“A festa recebe vaqueiros de outros distritos de Feira de Santana, bem como municípios próximos, a exemplo de Tanquinho, Catu, São Sebastião do Passé, Riachão do Jacuípe, Irará, Coração de Maria, dentre outros”, destaca o organizador. Ele acrescenta que os grupos participantes receberão um carneiro como premiação. “Será levada em consideração a pontualidade na hora do início do desfile”, salienta.

A Festa do Vaqueiro começa no sábado com shows musicais durante a noite, e no domingo, o desfile de vaqueiros a partir das 10 horas. A missa campal acontece às 13 horas, seguida de um leilão e encerra com shows, a partir das 17 horas.

As atrações musicais são as bandas Ki Xote é Esse, Hit Moleque, Caras e Coroas, Val e Neilton e Willian Valle. A realização da festa conta com o apoio da Prefeitura de Feira de Santana através da Secretaria de Cultura Esporte e Lazer (SECEL).

Mais de cem postos de vacinação contra a raiva animal, estarão funcionando neste sábado, em Feira de Santana

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep) e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vai realizar neste sábado (19/11/2011) o dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica. Cerca de cem postos de vacinação serão disponibilizados na zona urbana de Feira de Santana. A campanha foi iniciada no dia 21 de outubro.

A meta é imunizar 74 mil animais e todos os esforços foram empreendidos com o intuito de atingi-la, inclusive com a vacinação volante, realizada em povoados da zona rural da cidade. No dia “D”, a ação estará concentrada apenas na zona urbana, com a vacinação ocorrendo em locais como escolas e associações de moradores, facilitando assim o acesso à imunização dos animais, em vários bairros de Feira de Santana.

De acordo com a coordenadora do CCZ, Mirza Carvalho, devem ser vacinados cães e gatos sadios e com mais de dois meses de vida. “A forma mais comum de transmissão da raiva é através de contato com saliva do animal raivoso, seja por mordeduras ou lambeduras de mucosa ou arranhaduras. Em áreas urbanas, o cão é o principal responsável pelas transmissões (quase 85% dos casos), seguido do gato. O município não registra casos de raiva animal desde 2004 e casos de raiva humana desde 2001”, revela.

Ela explica que a raiva é causada por um vírus que se multiplica e se propaga até o sistema nervoso central, de onde passa para as glândulas salivares, nas quais também se multiplica. “Uma vez infectado, não há tratamento específico e a letalidade é de 100%. O tratamento apenas minimiza o sofrimento do paciente, mas não impede o óbito. Por ser incurável, é imprescindível a realização da vacinação em gatos e cães”, alerta Mirza Carvalho.

Revitalização da Praça Tiradentes em Feira de Santana é concluída e será entregue a comunidade nesta sexta-feira

A obra de revitalização da Praça Tiradentes (Praça do Gastão) está concluída. O equipamento será entregue à comunidade nesta sexta-feira (18/11/2011), às 17h30. No espaço foram instalados novos pontos de iluminação para oferecer mais segurança à população, moderno projeto paisagístico e recuperação total do piso de pedras portuguesas.

Os trabalhos foram executados pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SESP), através do Departamento de Áreas Verdes. “Foram realizadas melhorias para promover um ambiente agradável para diversão da comunidade. É um espaço em que as pessoas vão se sentir mais confortáveis e seguras”, ressalta o secretário municipal, Luiz Araújo.

A Praça Tiradentes passou a dispor ainda de um novo sistema de irrigação, bancos e mesas em concreto e também contará com a implantação de internet gratuita, através do Programa Feira Cidade Digital.

Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais, descumpre lei municipal e terá que pagar multa de R$ 20 mil

As placas luminosas e relógios digitais instalados em Feira de Santana de maneira irregular pela empresa Mozaico Fábrica de Resultados começaram a ser retiradas, na manhã desta quinta-feira (17/11/2011), pela Secretaria de Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMMAM).

O secretário de Meio Ambiente, Antonio Carlos Coelho, explica que a empresa Mozaico manteve o primeiro contato com a Semmam no mês de setembro. “Na oportunidade, ficou esclarecido tudo o que era necessário para que fosse autorizada a instalação das placas, inclusive o encaminhamento da empresa para o Fundo Municipal de Defesa do Meio Ambiente (FUNDEMA)”, afirma.

Após seguir estes passos, a empresa deveria preencher uma documentação, além de aguardar o estudo de viabilidade da Semmam em parceria com a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), que apontaria quais os locais em que os luminosos poderiam ser instalados, sem que prejudicasse a visibilidade dos motoristas.

“Além de não solicitar a licença ambiental como foi recomendada, a Mozaico também não tem autorização para prestar serviços na cidade, já que não solicitou sua inscrição junto a Secretaria Municipal da Fazenda”, destaca.

A equipe da Semmam já retirou as placas das avenidas Maria Quitéria (nas proximidades do supermercado Mercantil Rodrigues) e João Durval Carneiro. “Retiramos as placas sem que haja danos aos passeios e as placas”, salienta a chefe de Serviços Públicos da Semmam, Cléa Silva, informando ainda que a fiscalização vai continuar.

Ainda que os equipamentos tenham sido retirados, a empresa deve arcar com uma multa no valor de R$ 20 mil, em virtude do descumprimento da lei vigente no Município, desrespeito ao órgão municipal e dos danos causados à população.

Feira de saúde realiza nesta quinta-feira, no estacionamento da Prefeitura, atividades alusivas ao Dia Mundial do Diabetes

Uma feira de saúde realizada no estacionamento do Paço Municipal Maria Quitéria, nesta quinta-feira (17/11/2011), está marcando as comemorações pelo Dia Mundial do Diabetes (14 de novembro) em Feira de Santana. O evento é uma promoção do Centro de Atendimento do Diabético e Hipertenso (CADH) e reúne pacientes, pessoas da comunidade e profissionais de saúde.

Até as 17 horas estarão sendo realizados serviços como testes de glicemia capilar, aferição de pressão arterial e orientação alimentar com equipe de nutricionistas. A coordenadora do Cadh, Jane Fernandes, revela que o órgão de saúde da rede municipal atende atualmente 2.200 pacientes. “A estimativa é de que 24% da população seja portadora do diabetes. É importante alertar pacientes, profissionais de saúde e a população em geral sobre o impacto da doença na saúde e difundir formas de evitar ou retardar o aparecimento do diabetes”, salienta.

Jane Fernandes observa que as feiras de saúde têm se revelado como oportunidades para a descoberta do diabetes e hipertensão. “Muitas pessoas são portadoras destas doenças e não sabem. Nestes eventos, conseguimos atrair um grande público e quando o paciente é submetido ao teste de glicemia e aferição da pressão arterial e há suspeita da doença, o mesmo é aconselhado a procurar a unidade de saúde do bairro em que mora”, ressalta.

Segundo ela, se houver a necessidade, o paciente é transportado por uma ambulância até uma das policlínicas. “Um paciente hoje precisou ser conduzido porque apresentava nível de glicose muito alto, correndo o risco de sofrer um derrame cerebral ou infarto”, declara.

A aposentada Cerila Tavares da Silva, 73 anos, participou do evento para avaliar como estava a pressão arterial. “Sou hipertensa e sempre que tenho a oportunidade de participar de eventos como estes, eu marco presença. É importante checar como anda a saúde. Melhor ainda, saber que está tudo bem. Faço controle com uso de medicamentos e fico sempre vigilante”, comenta.

As atividades alusivas ao Dia Mundial do Diabetes se estendem até esta sexta-feira (18/11/2011), com passeio voltado aos pacientes diabéticos do Cadh no Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho.

Prefeitura de Feira de Santana autorizou na manhã desta quinta-feira,o início pavimentação em ruas do bairro da Queimadinha

A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SEDUR), autorizou o início da pavimentação em paralelepípedo nas ruas Leolindo Silva e 2ª travessa Leolindo Silva, no bairro Queimadinha, no início da manhã desta quinta-feira (17/11/2011).

As duas vias públicas possuem 2.176 metros quadrados e serão calçadas pela Empresa FMS Construções e Projetos, contratada pelo Governo Municipal através de licitação pública.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, a obra está orçada no valor de R$ 101.342.40 e será concluída dentro de 30 dias. “Para executar a obra será preciso elevar o nível da rua em 30 centímetros porque a via fica alagada nos dias de chuva, como presenciamos há poucos dias”, afirmou o secretário Pinheiro.

Na oportunidade, o prefeito Tarcízio Pimenta assegurou que vai continuar desenvolvendo outras ações no bairro. “Estamos muito felizes em atender mais uma reivindicação da comunidade, mas se não tivermos o apoio da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) em determinadas situações vamos ter dificuldades”, ressaltou.

Moradora da rua Leolindo Silva há seis anos, a dona de casa Josélia Lima contou que a população local sofre alguns transtornos nos períodos chuvosos. “Em época de chuva nossa rua fica tomada pela lama, sem contar que quando está fazendo sol é a poeira o nosso maior problema. Este calçamento chegou em boa hora e significa um grande progresso para o bairro”, afirmou.

Projeto da emissora TV Record é apresentado na Câmara de Vereadores e irá transmitir matérias produzidas no município

Feira de Santana conta com mais uma emissora de televisão voltada para o jornalismo local. O núcleo avançado de jornalismo da Rede Record, instalado no município desde o mês de agosto, apresentou os projetos que estão sendo executados durante sessão especial na Câmara Municipal, na manhã desta quinta-feira (17/11/2011).

O vereador e líder do Governo Municipal, Maurício Carvalho, ressaltou que este é um momento ímpar para a cidade, que só tem a ganhar com a chegada de mais uma emissora de televisão. “Hoje é um dia de comemoração para toda comunidade feirense. Com a instalação da emissora teremos informações de qualidade e credibilidade para tornar nosso povo ainda mais informado e atender assim aos anseios dos nossos munícipes”, destacou.

O gerente de marketing da Rede Record, Eduardo Dute, apresentou os projetos e programas executados pela emissora, considerada a segunda maior do país. “Nosso objetivo é expandir cada vez mais e alcançar os principais municípios da Bahia, através do jornalismo sério e fortalecer o relacionamento com a região. Iremos instalar outras sucursais da Rede Record em outras cidades, a exemplo de Vitória da Conquista e Barreiras”, anunciou.

Segundo o diretor executivo da emissora, Paulo Droppas, a vice-liderança de audiência da Rede Record de Televisão é resultado de muito trabalho e dedicação.

“A proposta da empresa é transmitir para o povo feirense um jornalismo com qualidade, coerência e imparcialidade. O produto final da televisão são os telespectadores a quem devemos nossa audiência. Em 2012 pretendemos realizar um fórum para que as pessoas de Feira de Santana e região possam se expressar cada vez mais neste veículo de comunicação”, assegura.

Estiveram presentes na sessão, além de diretores da emissora, vereadores e profissionais de imprensa, o secretário municipal de Comunicação, Fabrício Almeida; diretora de Jornalismo, Madalena de Jesus; e Lélia Vítor Fernandes, representando a Secretaria Municipal de Educação.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113537 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]