CDL Irecê promove movimento por melhorias na segurança pública

cdl-irece-promove-movimento-por-melhorias-na-seguranca-publica
cdl-irece-promove-movimento-por-melhorias-na-seguranca-publica
cdl-irece-promove-movimento-por-melhorias-na-seguranca-publica
cdl-irece-promove-movimento-por-melhorias-na-seguranca-publica

Mais investimentos na segurança pública. Este é o principal anseio do segmento lojista de Irecê, que é vítima de constantes assaltos, furtos e outros crimes. O assunto foi amplamente discutido em reunião ocorrida no dia 11 de novembro (2011), com as presenças do presidente da Casa do Comércio e CDL, Adalvo Martins Filho; dos secretários municipais João Gonçalves (Meio Ambiente) e José Marcelino (Infraestrutura); o Juiz de Direito da Vara Crime de Irecê Dr. Marcos Adriano Silva; o coordenador da Polícia Civil, delegado Henrique Moraes; além de empresários, membros da sociedade civil, representantes da Polícia Militar e diversas entidades.

Na ocasião, foram expostos os principais problemas da segurança pública local e regional e relatadas as limitações das polícias Civil e Militar para desempenhar o trabalho. A empresária Marlice Maria, do ramo de cosméticos, se pronunciou mostrando indignação. Ela afirmou que a empresa já foi vítima de vários assaltos e furtos e que até o momento a polícia não conseguiu elucidar nenhum dos crimes. Também chamou a atenção para a importância do registro do B.O – Boletim de Ocorrência.

O presidente Adalvo Martins, expôs que a CDL, preocupada com a freqüência cada vez maior de assaltos e furtos tendo como alvo os lojistas, enviou uma carta ao governador do estado, Jaques Wagner. Fruto das reivindicações apresentadas na carta, Adalvo afirmou que o comando da Polícia Militar conclamou o segmento lojista para discutir o tema segurança pública. Segundo o presidente, o encontro foi positivo, mas que outra carta será encaminhada ao governador apresentando os principais pontos críticos da segurança pública local.

Já o secretário João Gonçalves parabenizou a CDL por liderar o movimento, destacando que a manifestação popular é uma das formas legítimas e democráticas para se reivindicar solução dos problemas. O Juiz Marcos Adriano, o delegado Henrique Moraes e o secretário José Marcelino também concordaram com a opinião.

Após as discussões e relatos do público, foi marcada a realização de uma MANIFESTAÇÃO POPULAR POR MAIS SEGURANÇA, a acontecer no próximo dia 24 deste mês. A concentração inicial será no Terminal Rodoviário de Irecê, às 9 horas, de onde os participantes sairão em caminhada percorrendo as principais ruas do centro. Como forma de fortalecer o ato, o comércio deverá fechar suas portas durante 30 minutos. O manifesto será encerrado na Praça da Igreja Matriz. Para simbolizar a paz, todos devem estar trajados de brancos.

As principais reivindicações:

Funcionamento do CICOM – Central Integrada de Comunicação no 7º BPM – Batalhão da Polícia Militar;

Melhorias na infraestrutura das delegacias de Irecê e região;

Retomada da articulação para construção da Unidade Prisional;

Fazer gestão para implantação de Companhia da Polícia Rodoviária na cidade;

Implantação de e-mail corporativo funcional de forma individualizada para todos os servidores da polícia.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Carlos Augusto 9982 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).