Artesanato baiano terá certificado de qualidade

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Jornal Grande Bahia, jornalismo com opinião e em defesa da ecologia integral.
Jornal Grande Bahia, jornalismo com opinião e em defesa da ecologia integral.

Lançamento do Programa de Certificação do Artesanato Baiano será nesta segunda-feira (28/11/2011), a partir das 9h, no Palácio da Aclamação, em Salvador.

Ninguém duvida da qualidade do artesanato baiano. Mas os produtos ganharão ainda mais credibilidade com a implantação de um certificado que define critérios qualitativos, incluindo questão técnicas e de gestão produtiva. Para poderem obter o certificado, os artesãos devem se inscrever no edital do Programa de Certificação do Artesanato Baiano, que será lançado nesta segunda-feira (28), a partir das 9h, no Palácio da Aclamação, em Salvador.

Para o evento de lançamento, o Sebrae Bahia está viabilizando a presença de artesãos de várias regiões do Estado. Ao se inscreverem no programa, eles serão avaliados dentro de critérios de qualidade estabelecidos pelo Instituto Mauá, em parceria com o Sebrae e o Ibametro (Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade). O Sebrae ainda atua no programa em diversas ações, como a consultoria para elaboração do edital e a mobilização do público para a participação no processo de certificação.

Considerando as capacidades técnicas e de gestão das unidades produtivas, a avaliação possibilitará medir critérios de maturidade destas comunidades para emitir certificações de qualidade.

A certificação é uma iniciativa pioneira no Brasil, principalmente por estar sendo acompanhada e apoiada pelo Ibametro. “Dessa forma, essas unidades obtêm um diferencial em relação ao mercado consumidor, fortalecendo sua capacidade competitiva e sua sustentatibilidade”, explicou Luciana Santana, gestora de projetos do Sebrae Bahia.

A proposta, ainda de acordo com Luciana, é que sejam certificadas e acompanhadas 40 unidades produtivas por ano. Para a gestora, a certificação é uma estratégia bastante assertiva. “Além do processo para obtenção do certificado, a análise das técnicas artesanais e da gestão empresarial das unidades produtivas e o acompanhamento permanente para melhorias mostram o caráter agregador desse Programa”, destacou.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121652 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.