Após 46 anos casado, padre holandês tem que escolher entre a mulher e a batina

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia - Logomarca 2012 - 12
Jornal Grande Bahia - Logomarca 2012 - 12

As autoridades da igreja católica exigem que um padre de 81 anos de idade deixe sua mulher se quiser continuar o sacerdócio. O religioso, que atua no centro da Holanda, uma das regiões mais conservadoras do país, vive com sua companheira há 46 anos. Ele já disse que não pretende se separar.

O padre Jan Peijnenburg e Threes van Dijck, de 85 anos de idade, vivem juntos há 46 anos. A igreja decidiu pressionar o religioso, que tem até o dia 1° de dezembro para se separar. “Nós demos uma escolha : ou ele deixa sua companheira ou deixa o sacerdócio”, disse o porta-voz da diocese Michiel Savelsbergh. “Nós não podemos permitir que esse padre faça o que é proibido aos outros”.

Segundo a imprensa holandesa, a igreja já sabia da relação do padre há vários anos, mas não havia se manifestado. A reação foi causada após Peijnenburg ter publicado um texto contra o celibato dos sacerdotes, o que deu a seus superiores provas escritas de seu casamento. “Houve reações de outros padres e, como nós tivemos uma confirmação escrita, não podemos deixar as coisas continuarem como estão”, alegou o representante da igreja.

O padre Peijnenburg, que atuava em Den Bosch, uma das zonas mais conservadoras da Holanda, já tomou sua decisão: “Naturalmente eu escolhi Threes. Nós continuaremos juntos”.

*Com informações do RFI | Silvano Mendes

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113876 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]