Administração da Universidade Estadual de Feira de Santana prioriza os investimentos em segurança

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Jornal Grande Bahia, jornalismo com opinião e em defesa da ecologia integral.
Jornal Grande Bahia, jornalismo com opinião e em defesa da ecologia integral.

Dados levantados pela Unidade de Infraestrutura (Uninfra) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) referentes à segurança apontam que nos últimos quatro anos, período gerido pela atual administração, a incidência de delitos no campus foi bastante minimizada. Conforme a chefe da Uninfra, Maria do Socorro Silva, de 2008 a 2010 nenhuma ocorrência foi registrada. Em 2011 foram dois fatos que, mesmo considerados isolados por alguns, serviram para a Administração exigir maior rigor perante a empresa que presta serviço de segurança. “A Instituição investe prioritariamente neste setor”, garantiu.

Para prevenir fatos desta natureza, a Uefs conta com serviço de segurança prestado por empresa terceirizada vencedora de licitação que disponibiliza 216 agentes treinados – homens e mulheres – trabalhando em esquema de rodízio. O serviço abrange a segurança patrimonial, sem deixar de lado a pessoal. Para isso, são feitas rondas constantes com a utilização de automóveis, cavalos para patrulha montada e motocicletas.

Outra providência adotada nos últimos anos foi a implantação de guaritas e vigilância em pontos estratégicos que dão acesso ao campus. Pessoas de comunidades vizinhas utilizam as entradas em busca de serviços como sistema de ônibus coletivos e de saúde prestados pelas clínicas odontológicas.

A Uefs também está em processo de licitação para o funcionamento de vigilância eletrônica no campus universitário. A Instituição rompeu recentemente contrato com a empresa que executava este serviço porque não apresentou os resultados previstos em contrato.

O reitor da Uefs José Carlos Barreto considerou normal a preocupação demonstrada nos últimos dias por parte da comunidade e da imprensa em relação à segurança no campus. Isto, conforme disse, foi motivado pelo noticiário em nível nacional a respeito de ocorrências dentro do campus de algumas universidades brasileiras. Em relação à Uefs, esta preocupação se deu em função de dois fatos registrados nos últimos dias, envolvendo um homem baleado fora do campus, mas que buscou socorro na Uefs, e um assalto a um professor.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123164 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.