5º edição do Fórum 20 de novembro na UFRB

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Muitas datas ficam para a história. Entre elas, 20 de novembro marca o Dia da Consciência Negra. Surgida para relembrar o aniversário de morte de um dos maiores líderes da resistência negra no Brasil, Zumbi dos Palmares, o período comemorativo destaca seus feitos na resistência e combate à escravidão.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia não esquece a data e, já em 2006, ano de seu nascimento, criou o Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo ou Fórum 20 de novembro. Desde a última quinta-feira, 03, as inscrições estão abertas para as atividades acadêmicas voltadas para temática de igualdade e inclusão social, bases para a comemoração. Entre elas, atividades e atrações culturais, mesas-redondas, arenas de debates, conferência, oficinas e mini-cursos.

Cada campus da UFRB tem seu próprio tema acerca da data comemorativa. Amargosa, com Abdias do Nascimento – um protagonista negro no Brasil contemporâneo. Cachoeira apresenta a matéria sobre o ponto de vista da cultura movimentos sociais e resistência: almirante negro, o cinema negro e João Pequeno de Pastinha. Cruz das Almas desenvolve sobre o ano internacional do afrodescendente. Por fim, Santo Antônio de Jesus vem este ano com o tema cultura e diversidade.

Já na próxima quarta-feira, 9 de novembro, o campus de Cruz das Almas dá início as comemorações, tornando os pavilhões de aulas em salas de cinema durante os intervalos das aulas. Os curtas metragens serão exibidos até 14 de novembro. Para completar a exposição de vídeos, em 17 de novembro, o Cine Maniçoba apresenta o filme “Eternidade” no auditório da UFRB, às 18 horas.

Confira a programação completa do evento.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113508 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]